Porto Velho (RO) quinta-feira, 17 de outubro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

SINE coloca 5.000 pessoas no mercado de trabalho


Levantamento realizado pela Gerência de Trabalho e Renda da Secretaria de Estado da Agricultura, Produção e do Desenvolvimento Econômico e Social (SEAPES), que coordena o SINE em Rondônia, indica que, nos primeiros nove meses do ano, inscreveram-se em busca de uma vaga 16.895 pessoas, contra 26.777 em 2006. Já o número de vagas ofertado pelas empresas saltou de 5.615, nos três primeiros trimestres de 2006, para 6.774 no mesmo período deste ano.

“No ano passado, conseguimos ultrapassar em 140% a meta de colocação fixada pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Com isso, nosso objetivo para 2007 também foi aumentado, e, mesmo assim, devemos atingi-lo novamente, antes do fim do ano”, afirma Silmara Velani, gerente estadual do SINE/RO.

Os números expressam com exatidão o desempenho do sistema: no ano passado, a meta fixada pelo ministério era colocar 3.980 pessoas no mercado. Em vez disso, foram 5.580 os trabalhadores que encontraram ocupação fixa via SINE/RO. Em 2007, o objetivo subiu para 6.268 novas colocações – e 4.951 já haviam sido fechadas até setembro. “Com a média de 550 novas contratações por mês, devemos chegar ao fim do ano com pelo menos 6.600 pessoas com carteira assinada, encaminhadas pelo SINE”, diz Silmara.

O crescimento na oferta de vagas mostra que a População Economicamente Ativa (PEA) de Rondônia, estimada pelo IBGE em 770 000 pessoas entre 16 e 60 anos, tem mais e melhores opções de encontrar uma colocação, inclusive com faixa de renda em torno de R$ 880,00, acima da média da Região Norte e superior à das regiões metropolitanas de capitais do Nordeste como Recife, Salvador e Fortaleza.

Segundo o secretário titular da SEAPES, Marco Antonio Petisco, o investimento do Governo do estado na manutenção dos programas do SINE é um compromisso formal, cumprido mês a mês, junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE): “Administrando recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador, com a contrapartida obrigatória de recursos do orçamento do estado, todos os escritórios do SINE em Rondônia foram informatizados e receberam mobiliário novo ao longo deste ano, permitindo a execução, com dignidade e eficiência, de programas como o seguro-desempego e o Planseq, que está capacitando milhares de pessoas para trabalhar nas obras das usinas hidrelétricas de Jirau e Santo Antonio”.

A lista de máquinas e equipamentos enviados aos escritórios do SINE na capital e no interior inclui um veículo Fiat Mille, uma estação de telemarketing, 43 computadores com no-break, 18 arquivos e armários em aço, 8 impressoras, dois projetores, além de mesas, cadeiras e aparelhos de  ar-condicionado.

Fonte: A/I SEAPES - Secretaria da Agricultura

Mais Sobre Política

Mariana Carvalho apresenta declaração sobre cobertura universal de saúde em assembleia da União Interparlamentar

Mariana Carvalho apresenta declaração sobre cobertura universal de saúde em assembleia da União Interparlamentar

Mais de 1700 parlamentares e parceiros da ONU e da sociedade civil de todo o mundo estão reunidos em Belgrado, na Sérvia, onde acontece a 141ª Assembl

Erro na tabela de vencimentos dos professores volta a ser discutido na Comissão de Educação

Erro na tabela de vencimentos dos professores volta a ser discutido na Comissão de Educação

A Comissão de Educação e Cultura (CEC), da Assembleia Legislativa, se reuniu na manhã desta quarta-feira (16), para deliberar projetos e voltou a di

Liderança na produção do cacau depende da vontade política, aponta debate

Liderança na produção do cacau depende da vontade política, aponta debate

A volta do protagonismo brasileiro na produção de cacau depende de mais investimentos em pesquisa e de ações como o fortalecimento da Comissão Executi

Projeto de Follador cria Passaporte Animal para trânsito em feiras e eventos

Projeto de Follador cria Passaporte Animal para trânsito em feiras e eventos

A exemplo da experiência de sucesso do Rio Grande do Sul, o deputado Adelino Follador apresentou nesta terça-feira (15) ao Plenário da Assembleia Le