Porto Velho (RO) domingo, 5 de abril de 2020
×
Gente de Opinião

Política

Sindicatos da área da saúde relatam defasagem salarial e cobram novo PCCR em reunião com os deputados estaduais

Também foi pontuado a questão preocupante dos técnicos de enfermagem e dos enfermeiros


Sindicatos da área da saúde relatam defasagem salarial e cobram novo PCCR em reunião com os deputados estaduais - Gente de Opinião

Representantes de cinco sindicatos ligados à área da saúde, participaram nesta terça-feira (03) de reunião especial na Assembleia Legislativa de Rondônia, para tratar da necessidade urgente de um posicionamento do Governo Estadual, sobre a elaboração de um novo PCCR – Plano de Carreira, Cargos e Salários dos servidores da Secretaria Estadual de Saúde. Os sindicalistas e demais servidores fizeram seus relatos, no encontro que contou com a participação de seis parlamentares.

A reunião foi coordenada pelo presidente da Assembleia, Laerte Gomes (PSDB), e contou ainda com as participações dos deputados Doutor Neidson (PMN), Jair Montes (PTC), Cabo Jhony Paixão (PRB), Marcelo Cruz (PTB) e Alex Redano (PRB).

Logo na abertura do encontro, Laerte Gomes destacou que a Assembleia Legislativa, através do conjunto de seus parlamentares, já antecipa o compromisso de garantir tramitação e votação no mesmo dia, em que o Governo encaminhar o novo PCCR. “Tenho um olhar diferenciado para com os trabalhadores da área da saúde”, disse o presidente da Casa de Leis.

Foi relatado no encontro com os parlamentares que o antigo PCCR da Saúde caducou, uma vez que teria necessariamente de ser revisado a cada dois anos, o que acabou não acontecendo desde sua implantação, transcorridos dezesseis anos. Essa situação provocou uma grande defasagem salarial.

Também foi pontuado durante a reunião a questão preocupante dos técnicos de enfermagem que hoje recebem cerca de R$ 1.200 e do quadro de enfermeiros, que apesar de serem detentores de curso superior, tem salário bem baixo.

O presidente Laerte Gomes destacou que a Assembleia Legislativa jamais votará contra os servidores e manifestou esperança de que o Governo Estadual, sensibilizado com esta situação, resolva enviar o PCCR com a máxima urgência.

Já o deputado Alex Redano observou que a situação é extremamente injusta com uma categoria que diuturnamente presta relevantes serviços ao Estado. “Temos que rever urgentemente esta situação, pois estes trabalhadores merecem ganhar o suficiente para manter suas famílias”, concluiu.

Participaram da reunião no gabinete da Presidência as seguintes entidades: Sindicato dos Servidores da Saúde, Sindicato dos Farmacêuticos, Sindicato dos Enfermeiros, Sindicato dos Médicos e Sindicato dos Agentes Administrativos.

Mais Sobre Política

DER informa andamento de processos de pontes e obras ao deputado Adelino Follador

DER informa andamento de processos de pontes e obras ao deputado Adelino Follador

Preocupado com a lentidão em que tramitam os processos de obras por vários órgãos estatais, sejam por conta da burocracia legalmente estabelecida, ou

Cristiane Lopes propõe realização de sessões por videoconferência na Câmara Municipal

Cristiane Lopes propõe realização de sessões por videoconferência na Câmara Municipal

A vereadora Cristiane Lopes (PP) apresentou à mesa diretora da Câmara Municipal, um Anteprojeto para que as sessões ordinárias aconteçam por meio

Deputado Laerte Gomes cobra fiscalização do Procon nos supermercados

Deputado Laerte Gomes cobra fiscalização do Procon nos supermercados

O presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB) cobrou o empenho do Procon (Agência de Defesa e Proteção do Consumidor) para realização

Cristiane Lopes propõe criação de linha de crédito a microempreendedores e agricultores familiares

Cristiane Lopes propõe criação de linha de crédito a microempreendedores e agricultores familiares

A vereadora Cristiane Lopes (PP) protocolou na Câmara Municipal, o Pedido de Providência que sugere o estudo de viabilidade de criação de linha de