Quinta-feira, 6 de setembro de 2012 - 12h40
As constantes recusas e omissões do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Rondônia (DER-RO) na emissão de documentos sobre laudos de insalubridade das residências da autarquia da capital e interior do Estado levaram o Sindicato dos Motoristas Profissionais Oficiais do Estado de Rondônia (Simporo) a entrar com uma liminar na Justiça para ter acesso à documentação.
Segundo o presidente do Simporo, Clay Milton Alves, desde o mês de fevereiro ele solicitando os laudos, mas a direção da autarquia sempre vem inventando desculpas para não fornecê-los. O dirigente sindical lembra que a elaboração dos laudos é anual e o Estado assinou um TAC no Governo passado se comprometendo em cumprir várias obrigações, dentre elas a elaboração dos referidos laudos.
“O Estado pouco cumpriu essas obrigações, o que levou a Justiça do Trabalho a abrir duas ações civis públicas e na aplicação de multas no valor de quase R$ 1 milhão. Esse dinheiro com certeza vai sair do bolso do contribuinte”, ressaltou Clay Milton. Segundo o sindicalista, ele tem tentado o diálogo com a direção da autarquia, mas vem sendo ignorado porque vem denunciando irregularidades praticadas contra trabalhadores.
ASSEMBLEIA
As irregularidades a que se refere o sindicalista foram denunciadas na Assembleia Legislativa e o diretor-geral da autarquia, Lucio Mosquini, será convidado a prestar esclarecimentos em plenário. Segundo o dirigente sindical, ele tem acompanhado a situação de trabalhadores do trecho do DER-RO nas residências do interior e constatado que a maioria trabalha em desvio de função, sem equipamentos obrigatórios e cumprindo extensas jornadas de trabalho.
“Acredito que seja por isso que ele não permite o acesso aos laudos. Duvido que esses laudos tenham sido elaborados. Muitos trabalhadores têm denunciado diariamente a situação ao sindicato e o que pretendo é apenas saber quantos e quais são esses servidores”, ressaltou. De acordo com Clay Milton, a questão dos laudos de insalubridade é apenas uma das denúncias que chegaram ao conhecimento da Assembleia Legislativa em relação à administração atual do DER-RO.
Fonte: Marcos Santana
Decisão do TJRO pode recolocar Cassol no cenário político e possibilitar sua candidatura ao governo
Veja a reportagem:
Reforçando o compromisso com a inclusão social e a cidadania, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos
Deputado Delegado Lucas anuncia emenda de R$ 6 milhões para Buritis
O município de Buritis vai receber, em 2025, o maior volume de recursos já destinados de uma única vez por um deputado estadual. O anúncio foi feito
Mães compartilham histórias que inspiram
Quem compareceu a roda de conversas realizada no auditório da Uninassau, na noite da última terça-feira (6), teve a oportunidade de conhecer um pouc