Quarta-feira, 14 de setembro de 2011 - 04h04
O atendimento na agência Centro do banco Itaú/Unibanco, em Porto Velho,foi paralisado por uma hora por dirigentes do SEEB/RO e trabalhadores namanhã de ontem, terça-feira (13/9). O motivo é a ausência de sistema declimatização dentro da unidade, pois há mais de dez dias que funcionários,clientes e usuários enfrentam um calor escaldante pela falta de arcondicionado no ambiente.
O caso foi denunciado pelo Sindicato neste mesmo dia à SuperintendênciaRegional do Trabalho e Emprego, requerendo uma atuação imediata naquelaagência a fim de dar um fim em mais este descaso do Itaú/Unibanco comseus trabalhadores e clientes.
“Num momento em que damos início à nossa Campanha Nacional, nosdeparamos com situações vergonhosas como essa. Para um banco que, noano passado, lucrou mais de R$ 13 bilhões e, somente nos primeiros seismeses de 2011, já lucrou mais de R$ 7 bilhões, é uma verdadeira obscenidade o que se pratica dentro das agências. Nesta, não temos sequer osistema de ar condicionado para permitir um ambiente satisfatório para o trabalho dos bancários e o atendimento aos clientes e usuários”, denuncia José Pinheiro, presidente do SEEB/RO.
“O Itaú/Unibanco, além de enriquecer cada vez mais, não contrata maisfuncionários para melhorar o atendimento e agora quer abrir suas agências sem a porta giratória com detector de metais, ampliando o sentimento de insegurança de seus trabalhadores e clientes”, acrescenta José Toscano, Secretário Jurídico do SEEB/RO e funcionário do Itaú/Unibanco.
Os dirigentes confirmam que esta manifestação é apenas um sinal de que a campanha nacional de mobilização por melhores condições de trabalho jácomeçou em todo o país, além de uma forma de protesto contra a postura intransigente dos banqueiros nas rodadas de negociações com o ComandoNacional, negando, entre outras reivindicações, a contratação de maisfuncionários, a valorização salarial e a garantia de um emprego decente.
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