Domingo, 11 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Simpósio traz resultados positivos para Rondônia


Debater a realidade econômica e construir alternativas para otimizar os recursos naturais com o uso de novas tecnologias agregando valor ambiental à produção do estado, foram alguns dos objetivos alcançados na etapa estadual do I Simpósio Amazônia e Desenvolvimento Nacional, realizado no último fim de semana em Porto Velho. Na avaliação da deputada Marinha Raupp (PMDB), a união e o compromisso da bancada Federal com o desenvolvimento do estado oportunizou aos diversos segmentos da sociedade, em especial o setor produtivo, dar sua contribuição para um novo ciclo de desenvolvimento de Rondônia.
Durante a realização do Painel Política de Inclusão e Cidadania: Mulheres e Juventude, coordenado por Marinha Raupp, foram discutidos temas como saúde da mulher, educação à distância, regularização fundiária, rodovias, além do fortalecimento do Programa Amazônia Sustentável (PAS) para o desenvolvimento da região Amazônica. “Esse debate em conjunto com a sociedade é fundamental para o fortalecimento da nossa região, pois assim poderemos atender necessidades fundamentais como saneamento básico, educação, saúde, geração de emprego e renda, inclusão social e meio ambiente”, destacou Marinha Raupp.
Segundo Marinha Raupp, o resultado dos debates e painéis de trabalho vai subsidiar os parlamentares na elaboração de projetos ao Plano Plurianual (PPA) 2008-2011, instrumento que irá definir as prioridades do Governo nas mais diversas áreas, como saúde, transporte e educação, pelo período de 4 anos. Ela citou como exemplos da inclusão no PPA a construção da BR 429, a conclusão do alargamento da Ponte sobre o Rio Machado em Ji Paraná, a construção do Anel Viário e a manutenção e ampliação do aeroporto de Ji-Paraná, ações que já vem sendo trabalhadas pela parlamentar, para serem iniciadas e concluídas dentro do cronograma do PPA 2008-2011.
Já o senador Valdir Raupp apresentou o Painel Energia, com os temas Gasoduto e Hidrelétricas. O painel contou com a presença de todos os segmentos do setor produtivo, entre eles a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO). Em relação às Hidrlétricas do Rio Madeira, o presidente da Fiero, Euzébio Guareschi, informou que a entidade já vem trabalhando de forma efetiva na formação da mão-de- obra para ser empregada nas obras de construção das usinas. Ele também parabenizou a bancada Federal pela realização do evento e destacou o trabalho do senador Valdir Raupp na defesa do desenvolvimento econômico do estado de Rondônia.
Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoDomingo, 11 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Janeiro Branco: projetos de Eyder Brasil colocam saúde mental em pauta em Rondônia

Janeiro Branco: projetos de Eyder Brasil colocam saúde mental em pauta em Rondônia

O primeiro mês do ano é marcado pelo Janeiro Branco, campanha nacional de conscientização sobre a saúde mental. Em Rondônia, o tema tem sido debatid

Investimento histórico: deputada federal Cristiane Lopes fortalece cafeicultura de Rondônia

Investimento histórico: deputada federal Cristiane Lopes fortalece cafeicultura de Rondônia

Com olhar atento às necessidades dos produtores rurais e ao crescimento da cafeicultura, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) destino

Deputada Cristiane Lopes faz balanço de 2025, organiza pautas estratégicas e projeta novas entregas para 2026

Deputada Cristiane Lopes faz balanço de 2025, organiza pautas estratégicas e projeta novas entregas para 2026

A deputada federal Cristiane Lopes inicia 2026 com um mandato marcado por pautas estruturantes e posicionamentos claros. Ao longo de 2025, sua atuaç

Deputada Yeda Chaves propõe convênio para modernizar unidade de saúde de Candeias do Jamari

Deputada Yeda Chaves propõe convênio para modernizar unidade de saúde de Candeias do Jamari

Ainda no último ano legislativo, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação nº 15.201/2025, recomendando a celebração de

Gente de Opinião Domingo, 11 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)