Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Simpi fecha novo acordo empresarial com o Peru



O comércio internacional de Rondônia deve ganhar brevemente um reforço nos negócios com o Peru. Para isso, será firmado um acordo de cooperação comercial entre a Sociedad Nacional de Industrias, de Arequipa (Peru), Simpi Rondônia, Amazon Business Export – Brasil e IICC (Internacional Industrial & Commercial Cooperative.

Por esse tipo de acordo, o Simpi já tem contratos nos setores de indústria, agrícola e agroindustrial entre empresas brasileiras, norte-americanas, canadenses, chinesas e da Oceania (Austrália), além de outras do próprio Peru.

Praticamente fechado, o acordo foi feito depois de uma conversa entre o presidente do Simpi, Leonardo Heuler Calmon Sobral, e Ana Maria Chaquehuanca, de Arequipa, que conheceu o potencial de negócios, principalmente a exportação, do sindicato rondoniense, tendo experimentado contatos através da internet, sistema que deverá ser utilizado nos futuros negócios entre microempresas de Rondônia e do Peru.

O encontro foi viabilizado através de intermediação do Sebrae em Rondônia.

“Atualmente, temos vários negócios entre as empresas de vários países que vão de uma mesa a US$ 1 milhão de dólares, incluindo casas pré-fabricadas, redes, frutas, mel etc.”, explica Leonardo Sobral.

De acordo com ele, “temos uma atuação muito forte no comércio internacional, com agentes e agências em 12 países, fomentando negócios, negociando em português, procurando e negociando diretamente via computador”.

As negociações se processam através dos escritórios e organizações-membros, incluindo oferta de produtos nos países da área de cobertura, envolvendo prospecção de mercado, confecção de catálogos, web-comerce internacional – com a criação de uma página especial para a promoção e intercâmbio em espanhol, inglês, francês e português.

“Assim como os demais acordos, o acertado com a empresária Ana Mara Chaquehuanca, de Arequipa, será igualmente importante para as micro e pequenas empresas de Rondônia”, avalia Leonardo Sobral.

Fonte: SIMPI

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Visitando a região do Cone Sul do Estado, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) reforçou o compromisso com as forças de segurança, saúde e parabenizou

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)