Sábado, 30 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Simpi fecha novo acordo empresarial com o Peru



O comércio internacional de Rondônia deve ganhar brevemente um reforço nos negócios com o Peru. Para isso, será firmado um acordo de cooperação comercial entre a Sociedad Nacional de Industrias, de Arequipa (Peru), Simpi Rondônia, Amazon Business Export – Brasil e IICC (Internacional Industrial & Commercial Cooperative.

Por esse tipo de acordo, o Simpi já tem contratos nos setores de indústria, agrícola e agroindustrial entre empresas brasileiras, norte-americanas, canadenses, chinesas e da Oceania (Austrália), além de outras do próprio Peru.

Praticamente fechado, o acordo foi feito depois de uma conversa entre o presidente do Simpi, Leonardo Heuler Calmon Sobral, e Ana Maria Chaquehuanca, de Arequipa, que conheceu o potencial de negócios, principalmente a exportação, do sindicato rondoniense, tendo experimentado contatos através da internet, sistema que deverá ser utilizado nos futuros negócios entre microempresas de Rondônia e do Peru.

O encontro foi viabilizado através de intermediação do Sebrae em Rondônia.

“Atualmente, temos vários negócios entre as empresas de vários países que vão de uma mesa a US$ 1 milhão de dólares, incluindo casas pré-fabricadas, redes, frutas, mel etc.”, explica Leonardo Sobral.

De acordo com ele, “temos uma atuação muito forte no comércio internacional, com agentes e agências em 12 países, fomentando negócios, negociando em português, procurando e negociando diretamente via computador”.

As negociações se processam através dos escritórios e organizações-membros, incluindo oferta de produtos nos países da área de cobertura, envolvendo prospecção de mercado, confecção de catálogos, web-comerce internacional – com a criação de uma página especial para a promoção e intercâmbio em espanhol, inglês, francês e português.

“Assim como os demais acordos, o acertado com a empresária Ana Mara Chaquehuanca, de Arequipa, será igualmente importante para as micro e pequenas empresas de Rondônia”, avalia Leonardo Sobral.

Fonte: SIMPI

Gente de OpiniãoSábado, 30 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Luizinho Goebel homenageia Ciclo Cairu pelos 40 anos de contribuição ao desenvolvimento de Rondônia

Luizinho Goebel homenageia Ciclo Cairu pelos 40 anos de contribuição ao desenvolvimento de Rondônia

O deputado estadual Luizinho Goebel (Podemos) concedeu voto de louvor à empresa Ciclo Cairu, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao

Ieda Chaves pede concurso para reforçar DEAMs e garantir atendimento 24h às mulheres

Ieda Chaves pede concurso para reforçar DEAMs e garantir atendimento 24h às mulheres

Para solucionar uma lacuna existente há anos no atendimento 24 horas pelas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs), a deputada est

Cabotagem aérea pode ampliar voos e beneficiar Rondônia

Cabotagem aérea pode ampliar voos e beneficiar Rondônia

Atendendo a um pedido do presidente da Fecomércio-RO e vice-presidente da CNC, Raniery Araújo Coêlho, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Cost

Governador Cel. Marcos Rocha assume presidência da Federação União Progressistas e União Brasil em Rondônia

Governador Cel. Marcos Rocha assume presidência da Federação União Progressistas e União Brasil em Rondônia

O governador de Rondônia, Cel. Marcos Rocha, assumiu a presidência estadual da Federação União Progressistas e União Brasil nesta quinta-feira (28),

Gente de Opinião Sábado, 30 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)