Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Siena e Copertino iniciam campanha pela reitoria


Está deflagrado o processo eleitoral da Unir – Universidade Federal de Rondônia – para a eleição que vai escolher o reitor e vice-reitor que vão conduzir a instituição no quadriênio 2007/2010. Os candidatos do movimento "Unir Agora", professores Osmar Siena (reitor) e Osvaldo Copertino (vice-reitor), iniciaram a campanha há pouco mais de uma semana e já percorreram todos os campi do Estado, incluindo uma série de visitas a diversas unidades de Porto Velho. Os candidatos vêm recebendo importantes adesões e apoios dos três segmentos universitários que irão votar paritariamente este ano: professores, servidores e alunos.

Osmar Siena e Osvaldo Copertino são professores doutores (o primeiro de Administração e o segundo de Letras) e têm longa experiência administrativa na Unir. Siena foi reitor entre 1995 e 1998 e é, atualmente, o pró-reitor de Planejamento da instituição. No cargo desde 2003, Osmar redefiniu as estratégias de planejamento da instituição e promoveu a automação da gestão universitária, além de viabilizar diversas obras e aquisição de centenas de equipamentos administrativos e laboratorias. Copertino, por sua vez, se notabilizou pelo trabalho desenvolvido à frente da direção do campus da Unir em Vilhena nos últimos quatro anos, período em que a unidade se modernizou nos aspectos físico, laboratorial, pedagógico e, principalmente, humano.

UNIR AGORA – "Unir Agora" é um movimento que surgiu no início deste ano na Unir e é composto por professores, técnicos e alunos de todos os campi que passaram a se reunir regularmente para pensar a universidade. Dessa movimentação se originou um plano estratégico abrangendo todas as áreas e que deve servir de embasamento para a próxima gestão universitária, e saiu também a definição dos nomes que melhor representam essas idéias, no caso, Osmar e Osvaldo.

Nas visitas que fizeram a Vilhena, Cacoal, Jí-Paraná, Rolim de Moura, Guajará-Mirim e várias unidades da Unir em Porto Velho, como Dirag, Dirca, Biblioteca e Unir-Centro, além de salas de aulas de diversos cursos, Siena e Copertino enfatizam a necessidade de se eliminar a idéia de "várias universidades" dentro da Unir. "Temos de olhar a Unir como um todo. Não podem existir a Unir da Capital e a Unir do interior, a Unir do diurno e a Unir do Noturno", diz Siena.

Os candidatos pregam também a racionalidade e a descentralização orçamentária, promovendo a autononia financeira das diversas unidades da Unir. Esse movimento já foi iniciado em 2004 por iniciativa da Proplan, mas deve ser aprofundado a partir da próxima gestão.

Aos servidores da Unir, os candidatos do movimento "Unir Agora" anunciam a criação da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Humano, um setor dedicado exclusivamente a aspectos profissionais – cursos, treinamentos, políticas salariais e de carreira, plano de saúde, condições de trabalho, etc. 

"Percorremos todo o Estado e desejamos fazê-lo novamente antes da eleição, marcada para 26 de outubro", disse Osmar Siena. "As discussões foram muito boas, pois fomos muito bem recebidos em todos os campi e em todas as unidades. Estamos levando nossas propostas, que foram elaboradas com o pé no chão e sem assumir compromissos mirabolantes que não poderiam ser compridos. E o mais importante, fomos ouvir a comunidade acadêmica e conhecer os seus anseios para enriquecer as nossas propostas e plataforma de trabalho".

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Na última terça-feira (23), a deputada Ieda Chaves (União Brasil) confirmou, durante entrevista coletiva de lançamento do programa “Salvando Vidas”,

Deputado Alex Redano indica mutirão para emissão de documento de identidade em Ariquemes

Deputado Alex Redano indica mutirão para emissão de documento de identidade em Ariquemes

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) tem acompanhado de perto a dificuldade de quem mora no interior para que seja feita a emissão do docu

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)