Porto Velho (RO) quarta-feira, 14 de novembro de 2018
×
Gente de Opinião

Política

Siena e Copertino iniciam campanha pela reitoria


Está deflagrado o processo eleitoral da Unir – Universidade Federal de Rondônia – para a eleição que vai escolher o reitor e vice-reitor que vão conduzir a instituição no quadriênio 2007/2010. Os candidatos do movimento "Unir Agora", professores Osmar Siena (reitor) e Osvaldo Copertino (vice-reitor), iniciaram a campanha há pouco mais de uma semana e já percorreram todos os campi do Estado, incluindo uma série de visitas a diversas unidades de Porto Velho. Os candidatos vêm recebendo importantes adesões e apoios dos três segmentos universitários que irão votar paritariamente este ano: professores, servidores e alunos.

Osmar Siena e Osvaldo Copertino são professores doutores (o primeiro de Administração e o segundo de Letras) e têm longa experiência administrativa na Unir. Siena foi reitor entre 1995 e 1998 e é, atualmente, o pró-reitor de Planejamento da instituição. No cargo desde 2003, Osmar redefiniu as estratégias de planejamento da instituição e promoveu a automação da gestão universitária, além de viabilizar diversas obras e aquisição de centenas de equipamentos administrativos e laboratorias. Copertino, por sua vez, se notabilizou pelo trabalho desenvolvido à frente da direção do campus da Unir em Vilhena nos últimos quatro anos, período em que a unidade se modernizou nos aspectos físico, laboratorial, pedagógico e, principalmente, humano.

UNIR AGORA – "Unir Agora" é um movimento que surgiu no início deste ano na Unir e é composto por professores, técnicos e alunos de todos os campi que passaram a se reunir regularmente para pensar a universidade. Dessa movimentação se originou um plano estratégico abrangendo todas as áreas e que deve servir de embasamento para a próxima gestão universitária, e saiu também a definição dos nomes que melhor representam essas idéias, no caso, Osmar e Osvaldo.

Nas visitas que fizeram a Vilhena, Cacoal, Jí-Paraná, Rolim de Moura, Guajará-Mirim e várias unidades da Unir em Porto Velho, como Dirag, Dirca, Biblioteca e Unir-Centro, além de salas de aulas de diversos cursos, Siena e Copertino enfatizam a necessidade de se eliminar a idéia de "várias universidades" dentro da Unir. "Temos de olhar a Unir como um todo. Não podem existir a Unir da Capital e a Unir do interior, a Unir do diurno e a Unir do Noturno", diz Siena.

Os candidatos pregam também a racionalidade e a descentralização orçamentária, promovendo a autononia financeira das diversas unidades da Unir. Esse movimento já foi iniciado em 2004 por iniciativa da Proplan, mas deve ser aprofundado a partir da próxima gestão.

Aos servidores da Unir, os candidatos do movimento "Unir Agora" anunciam a criação da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Humano, um setor dedicado exclusivamente a aspectos profissionais – cursos, treinamentos, políticas salariais e de carreira, plano de saúde, condições de trabalho, etc. 

"Percorremos todo o Estado e desejamos fazê-lo novamente antes da eleição, marcada para 26 de outubro", disse Osmar Siena. "As discussões foram muito boas, pois fomos muito bem recebidos em todos os campi e em todas as unidades. Estamos levando nossas propostas, que foram elaboradas com o pé no chão e sem assumir compromissos mirabolantes que não poderiam ser compridos. E o mais importante, fomos ouvir a comunidade acadêmica e conhecer os seus anseios para enriquecer as nossas propostas e plataforma de trabalho".

Mais Sobre Política

Técnicos poderão ser aproveitados no futuro governo do coronel Marcos Rocha

Técnicos poderão ser aproveitados no futuro governo do coronel Marcos Rocha

Essa possibilidade não foi descartada pelo governador eleito

Eleita nova Diretoria do Sindafisco para o biênio de 2019/2020

Eleita nova Diretoria do Sindafisco para o biênio de 2019/2020

Pela primeira vez o processo foi realizado on-line, garantindo assim total segurança e agilidade, tanto no processo eleitoral.

Mariana Carvalho recebe demandas de Porto Velho

Mariana Carvalho recebe demandas de Porto Velho

A deputada federal Mariana Carvalho (PSDB – RO) recebeu em seu gabinete os vereadores de Porto Velho Márcio Miranda e Márcio Pacele, além do deputad

Comissão aprova redefinição dos limites de duas reservas extrativistas em Rondônia

Comissão aprova redefinição dos limites de duas reservas extrativistas em Rondônia

Projeto reduz limites de uma reserva extrativista e amplia a área de outraA Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia a