Terça-feira, 23 de agosto de 2011 - 21h12
Encerra-se nesta quarta feira (24) a 3ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres de Porto Velho. Com o tema: Fortalecer a autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres, o evento é a 1ª etapa da Conferência Nacional, que será realizada em Brasília, no mês de dezembro. Participaram da mesa a 1ª Dama do município Lucilene Peixoto, a Deputada Estadual Epifânia Barbosa (PT), a Ex Senadora Fátima Cleide, diversas secretárias municipais e representando não só a Câmara Municipal, mas também os homens, o vereador Sid Orleans (PT). 
A conferência é um instrumento de articulação conjunta. O objetivo é discutir e elaborar políticas voltadas à construção da igualdade, tendo como perspectiva o fortalecimento das mulheres em diferentes segmentos da sociedade, contribuindo ainda para a erradicação da pobreza e para o exercício pleno da cidadania das mulheres do município de Porto Velho.
Em sua fala, Lucilene Peixoto elogiou a atuação de Sid Orleans na casa de leis municipal. “Parabéns ao vereador pelo seu trabalho na Câmara, sempre em defesa das mulheres” destacou a 1ª Dama.
Quando atuou como secretário municipal de saúde, (2006-2008) Orleans sempre buscou oferecer suporte a saúde das portovelhenses, o destaque foi a inauguração da maternidade municipal Mãe Esperança, instituição preocupada com a humanização e com o bem estar das mães. Como vereador, Sid busca promover cursos profissionalizantes voltados a mulheres carentes em diversas áreas, incentivando assim a geração de renda. O mais recente, é um curso de cabeleireiras, que será iniciado nos próximos dias, ofertado gratuitamente a 20 mulheres do bairro Três Marias, através da Associação Jardim de Deus, instalada no bairro São Francisco.
Em seu pronunciamento na mesa de abertura, Sid parabenizou o trabalho da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, coordenado por Mara Regina e disse se sentir honrado em ser o único homem da mesa. “Tenho orgulho de ter participado do executivo dessa municipalidade, porque nunca na história as mulheres foram tão valorizadas. Essa é a oportunidade das mulheres abrirem a boca e soltarem a voz. O mundo precisa ser justo para todos e para todos” disse o vereador.
Orleans anunciou ainda a realização de uma moção de aplausos aprovada por unanimidade, alusiva a comemoração dos 5 anos de efetivação da Lei 11.340 de 7 de agosto de 2006, Lei Maria da Penha, às instituições que compõem a rede de atendimento e proteção as mulheres vítimas de violência. A entrega das moções será realizada no dia 13 de setembro em sessão ordinária na Câmara Municipal de Porto Velho.
Fonte: Renata Beccária
Domingo, 22 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Um destruidor de relacionamentos, empregos, vínculos, famílias e da saúde física e mental. Assim podemos definir o alcoolismo: a vontade incontrol

Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas
Conviver com uma doença crônica significa enfrentar desafios diários, muitos deles invisíveis aos olhos da sociedade. Por isso, campanhas como Fev

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia
O Carnaval em Rondônia, especialmente em Porto Velho, consolidou-se a partir de meados do século XX, influenciado pela construção da Estrada de Fe

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa
Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi
Domingo, 22 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)