Sexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Sete nomes disputam indicação para candidatura a presidência da OAB-RO


Sete nomes disputam indicação para candidatura a presidência da OAB-RO - Gente de Opinião

Sete nomes disputam indicação para candidatura a presidência da OAB-RO:

1- Ivan Machiavelli, atual vice-presidente, com forte militância no interior

2– Laércio Lima, atual tesoureiro da OAB Rondônia

3– Zênia Cernov, conselheira estadual

4– Celso Ceccatto, conselheiro federal

5– José Bandeira Filho, presidente da Caixa de Assistência

6– Gilberto Piselo, conselheiro federal

7– Juraci Jorge da Silva, secretário-geral

Coma proximidade do 11 de agosto, a data em que os integrantes das carreiras jurídicas no Brasil celebram a instalação dos primeiros cursos jurídicos há mais de 100 anos, esquenta a movimentação da advocacia rondoniense em torno do debate sobre a sucessão no comando da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, a OAB Rondônia. Por parte daquele segmento de advogados que se opõe ao atual comando da OAB, já está lançado o nome do advogado Andrey Cavalcante, que há pelo menos dois meses está em franca campanha eleitoral.

Já entre os integrantes da equipe que atualmente dirige a Ordem, pelo menos sete nomes se apresentam como pretendentes a disputam pela presidência. De Porto Velho, manifestaram desejo de entrar na disputa pelo comando da OAB Rondônia os advogados Juraci Jorge da Silva, atual secretário-geral da entidade; o advogado José Bandeira Gomes Filho, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia; o atual tesoureiro Laércio Batista de Lima; o conselheiro federal Celso Ceccatto; e a conselheira estadual Zênia Cernov.

Dos advogados que militam no interior do estado, postulam a candidatura à presidência o atual vice-presidente Ivan Francisco Machiavelli e o conselheiro federal Gilberto Piselo. Com o início dos debates para a definição do candidato a sucessão na OAB, o atual presidente Hélio Vieira acredita que ainda podem surgir outros nomes. “Considero legítima cada uma das postulações, afinal são colegas que integram nossa equipe de trabalho e todos têm relevantes serviços prestados à advocacia rondoniense, que vem se expandindo em todos os sentidos”, pondera Hélio Vieira.

Bem à vontade para conduzir a escolha do nome que vai representar a equipe que resgatou a OAB Rondônia para o patamar atual, com forte presença nos debates de interesse da advocacia e participando ativamente do encaminhamento de soluções para os problemas que afligem a sociedade como um todo, Hélio Vieira, adianta que não é candidato. “Como presidente da Seccional, estou consciente de que fiz a minha parte, lutando pela resolução daqueles problemas que afetam o exercício profissional e colocando a advocacia rondoniense em lugar de destaque tanto na sociedade local, como em nível nacional, já que a OAB Rondônia é uma referência entre as 27 seccionais”, aponta Vieira.

Todos os nomes que postulam disputar a eleição pela presidência da OAB, na opinião do atual presidente Hélio Vieira, são nomes bastante conhecidos da advocacia e têm serviços prestados. Considero legítima todas essas postulações. Caberá agora aos colegas que compartilham com as conquistas que a nossa equipe trouxe a advocacia rondoniense, sentar e, com muita serenidade, definir o nome que melhor representa os anseios da advocacia e que dará continuidade ao trabalho que estamos realizando desde 2004, quando o colega Orestes Muniz assumiu a presidência”, observa Hélio.

Entre as realizações e conquistas para a advocacia a partir o ano de 2004, Hélio Vieira lembra que desde então foram construídas as subseções de Vilhena, Jaru, Alvorada do Oeste, Ouro Preto e agora, em fase de conclusão, a de Ariquemes.Construiu também o novo Clube do Advogado, em área nobre da cidade,proporcionando aos advogados e seus familiares espaço confortável e seguro para o lazer e o encontro como os amigos. E ainda construiu um hotel de trânsito em Porto Velho para os advogados do interior em trânsito pela capital, onde dispõe também de transporte gratuito para os fóruns e órgãos públicos onde tenha que resolver algum problema.

Nesse período também foram reformadas as subseções de Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura e Pimenta Bueno. Foram criadas e instaladas cinco novas subseções;Buritis, Espigão do Oeste, Machadinho e Cerejeiras e está em construção o Clube do Advogado em Ji-Paraná, com salão de eventos, pista de caminhada e campo de futebol.

Além das obras, o presidente da OAB Rondônia relaciona outras ações que elevaram o nome da advocacia, como a instalação do Tribunal de Defesa das Prerrogativas e o trabalho junto às autoridades para prevenir incidentes; o projeto OAB Cidadania, levando noções básicas de Direito à classe estudantil e a luta pela aprovação da Lei da Ficha Limpa; a implantação do escritório corporativo e o fortalecimento da Escola Superior de Advocacia (ESA), que está com um amplo programa de atualização jurídica em Porto Velho e em todas as subseções, em sistema via satélite, e já está trabalhando para celebrar convênio com a USP, objetivando trazer pós-graduação a preços subsidiados aos advogados de Rondônia.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Federal Cristiane Lopes é homenageada com Medalha Mérito da Comunicação Social da Polícia Militar de Rondônia

Deputada Federal Cristiane Lopes é homenageada com Medalha Mérito da Comunicação Social da Polícia Militar de Rondônia

Em uma noite marcada por emoção, gratidão e reconhecimento mútuo, a deputada federal Cristiane Lopes foi agraciada com a Medalha Mérito da Comunicaç

Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas

Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas

Precisamos cuidar de quem cuida. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), durante a sessão da Assembleia Legislativ

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr

Gente de Opinião Sexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)