Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Sessão Solene homenageia profissionais do Santa Marcelina, bombeiros e policiais militares

Homenagem partiu do deputado Cabo Jhony Paixão, que fez a entrega de Voto de Louvor durante a solenidade


Sessão Solene homenageia profissionais do Santa Marcelina, bombeiros e policiais militares - Gente de Opinião

A Assembleia Legislativa realizou na manhã desta segunda-feira (02), Sessão Solene para a entrega de Voto de Louvor aos profissionais de saúde do Programa de Hanseníase do Hospital Santa Marcelina e para os bombeiros e policiais militares, proposta pelo deputado estadual Cabo Jhony Paixão (PRB).

Cabo Jhony Paixão presidiu a solenidade, que contou com as presenças da diretora geral do Santa Marcelina, Irmã Lina Ambiel, do subcomandante do Corpo de Bombeiros, coronel Gilvander Gregório, e do comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM), major Carlos Gomes, a coordenadora estadual de Hanseníase da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Albanete Mendonça, entre outras autoridades.

Ao abrir a solenidade, Cabo Jhony Paixão disse que "os policiais militares, os bombeiros e também os profissionais de saúde, muitas vezes dão suas vidas pelas outras pessoas. Onde homens e mulheres de bem se juntam para trabalhar, com certeza vai dar certo. Deus permite e ampara que coisas boas aconteçam", destacou.

O parlamentar ressaltou ainda que "é importante o reconhecimento ao trabalho de todos esses profissionais. E através de minha iniciativa, aprovada aqui na Assembleia Legislativa, estamos fazendo essa entrega do Voto de Louvor. É o mínimo que podemos fazer: reconhecer ações dignas de pessoas de bem".


Pronunciamentos

"É o Senhor quem nos capacita, nos conduz e nos ajuda a criar os meios para ajudar a quem precisa. O Senhor é a luz que brilha em cada caminhada. Quero em nome de todos os nossos servidores, pela homenagem, que significa respeito à nossa instituição. Que Deus nos abençoe a todos", disse a Irmã Lina.

A representante da Agevisa observou que o Santa Marcelina é o hospital de referência no tratamento de Hanseníase, sendo fundamental para o tratamento da doença.

O comandante do 1º BPM disse que "reconhecimento é algo salutar e deve ser feito sempre que possível. São coisas simples, que nos trazem um alimento para a alma e mostram que o trabalho é importante e reconhecido pela sociedade".

O subcomandante dos Bombeiros abriu sua fala ressaltando o trabalho desenvolvido pelo hospital Santa Marcelina. Em seguida, ele enfatizou que a atuação dos policiais militares e bombeiros mostram o comprometimento desses profissionais.

"É no momento de se tomar decisão: agir ou não agir, definir que ação tomar, que se mostra o valor honroso de quem usa a farda. Segurança tá na alma, é uma profissão que nos escolheu. Agradeço por testemunhar essa homenagem tão merecida e ressalto a iniciativa do deputado Cabo Jhony Paixão", afirmou.


Homenageados

Falando em nome dos homenageados do Santa Marcelina, o coordenador do programa de Hanseníase Cleomar Silva, agradeceu ao deputado Cabo Jhony Paixão e estendeu a homenagem a todos os servidores que estão envolvidos com o trabalho.

"Antes, a comunidade em tratamento vivia isolada. Hoje, a situação mudou. É um sentimento extensivo a todos os nossos profissionais. Somos uma entidade filantrópica que precisa do apoio do poder público e da sociedade. Nossos agradecimentos pela homenagem e pelo reconhecimento", destacou.

O cabo Rômulo César Pedro também fez uso da palavra, enaltecendo que "não trabalhamos para buscar o reconhecimento, para atuar em defesa da vida e da nossa população. Mas, quando o deputado, em nome da sociedade, faz esse reconhecimento, nós temos que agradecer, em nome de toda a nossa corporação".

O sargento Cleydson Vidal acrescentou que "nosso serviço é esse. Nossa missão é essa: servir e proteger. Foi isso que fizemos e agradeço ao deputado Cabo Jhony pela homenagem. É por nossa família que trabalhamos e pela sociedade como um todo", afirmou.


Bombeiros

Foram homenageados com Voto de Louvor os Bombeiros Militares, cabo Rômulo César Pedro e soldado Luan Palmeira do Nascimentos, que atuam em Vilhena. Os dois socorreram uma adolescente de 15 anos, que deu à luz uma menina dentro do vaso sanitário. Quando os militares chegaram à residência, o bebê prematuro estava sem os sinais vitais, eles prestaram os primeiros socorros e graças ao profissionalismo, dedicação e agilidade no atendimento, conseguiram reanimar a criança, fazendo-a recuperar os sinais vitais.

A garota ainda estava no vaso sanitário, com o cordão umbilical ligado ao bebê. A criança estava submersa na água há cerca de 10 minutos, segundo a jovem. Os militares retiraram a adolescente do vaso e começaram a aplicar técnicas de reanimação no bebê. A criança foi trazida para a UTI neonatal em Porto Velho e seu estado de saúde é estável.


Policiais Militares

Também foram homenageados com Voto de Louvor os policiais militares, da Força Tática do 1º BPM, sargento Cleydson Vidal de Melo, cabo Halisson Tiago Lima Teixeira e os soldados Daniele Janaína e Jeferson Rafael Lima.

Os policiais salvaram a vida de um idoso e de seu filho, deficiente visual, quando a casa deles foi incendiada, no bairro Jardim Santana, em Porto Velho. Os PM's arrombaram a janela da casa, e perceberam que havia duas pessoas dormindo em uma cama. Com parte da casa em chamas, e coberta de fumaça, eles arrombaram a porta da casa, e retiraram o idoso no colo, já que ele estava com dificuldades para se movimentar. O deficiente visual, também foi carregado no colo pelos policiais.

Os policiais com o apoio de moradores, conseguiram controlar o fogo usando baldes de água até a chegada do Corpo de Bombeiros. Apesar da gravidade do incêndio, ninguém ficou ferido.


Santa Marcelina

Um vídeo com informações acerca do trabalho desenvolvido pelo hospital Santa Marcelina foi exibido durante a Sessão Solene. O Santa Marcelina é uma referência em tratamento da Hanseníase e serviu de modelo para outras unidades de saúde do Brasil, na destinação de recurso do Ministério da Saúde, para prevenção e reabilitação da doença infectocontagiosa que afeta pele e nervos.

O hospital conta com uma equipe de mais de 30 pessoas envolvidas no diagnóstico, tratamento e reabilitação, além de ser referência como o único que opera pacientes com inflamação dos nervos periféricos nos braços e pernas, com cirurgias realizadas por três ortopedistas especialistas na doença.

Pelo trabalho do hospital Santa Marcelina foram contemplados com o Voto de Louvor a Irmã Lina Ambiel, a Irmã Claudia Greco, do programa de Hanseníase, o coordenador do programa de Hanseníase, Cleomar Silva, a gerente administrativa, Carla Gomes; a médica dermatologista e infectologista, Kazue Narahashi, Osmar Moraes Leite, da oficina ortopédica do programa de Hanseníase, e a fisioterapeuta Hosana Lopes.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Visitando a região do Cone Sul do Estado, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) reforçou o compromisso com as forças de segurança, saúde e parabenizou

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)