Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Sesdec apresenta ações em Ji-Paraná e Vilhena


Marcelo Bessa disse que as visitas aos municípios serão mais freqüentes. “Essa é a oportunidade de conhecer de perto os problemas enfrentados pelos policiais nos quartéis e delegacias. Precisamos informar os municípios das boas ações que a Secretaria desenvolve. Por isso trouxe nossos gerentes para explanar sobre os recursos e projetos que já estão em andamento, bem como esclarecer as dúvidas e aceitar sugestões”, explicou Bessa.

O secretário anunciou ainda os investimentos, destinados pelo Governo da Cooperação, na segurança pública com recursos do (Pidise) na ordem de R$ 133 milhões. “Com esse montante vãos contemplar o Estado com a construção de sete Unidades de Segurança Pública (Unisp) de grande porte, sendo quatro para atender a capital; uma em Ariquemes; uma em Ji-Paraná e uma em Vilhena; construção do edifício sede da Polícia Civil, Instituto de Criminalística e DNA, Construção do 5º Batalhão de Polícia Militar, dentro outros”.

Na oportunidade, o secretário-chefe da Casa Civil, Marco Antônio Faria, esteve representando o governador Confúcio Moura que cumpre agenda em Brasília. Faria parabenizou a iniciativa de levar a informação ao interior de Rondônia, o que, segundo ele, deveria ser feito por outras pastas. “Queremos fazer um governo uno, com a integração e cooperação de todos. E vemos isso na Secretaria de Segurança, com a integração das polícias”, salientou.

O gerente de Convênios (Geconv), delegado Rafael Brito, apresentou os projetos que já estão em execução com recursos da Estratégia Nacional de Fronteiras (Enafron), do governo Federal, para construção de novas unidades da Gerência Especializada em Fronteiras (Gesfron), contemplando os municípios da faixa de fronteira, bem como a compra de novos equipamentos de segurança individual e tecnologias para o auxílio em operações. Brito disse ainda que no ano de 2011 a gerência possuía 15 convênios em execução, e que em 2012 foram prestado contas de oito deles, sendo que hoje trabalha com 13 novos convênios que também estão em execução.

Quanto ao emprego dos recursos nos municípios, o gerente disse que a destinação não depende da Secretaria, contudo é determinado pelo governo Federal que realiza estatísticas das localidades que mais estejam necessitadas. “O convênio já vêm determinando os municípios e os valores a serem empregados em cada localidade, bem que gostaríamos de atender a todos, mas há esta destinação específica”, salientou.

O gerente de Planejamento (Geplan), delegado André Roberto, falou quanto aos recursos do Pidise que já estão sendo executados na capital e interior do Estado. “O maior problema enfrentado hoje na segurança pública são as condições de estrutura das unidades da polícia militar, bombeiros e civil. São problemas que vêem se arrastado há décadas, e que em apenas quatros anos será impossível resolvê-los em sua totalidade, no entanto, estamos convictos que com os recursos do Pidise daremos uma nova cara na estrutura física das unidades de Segurança Pública de Rondônia”.

André lembrou ainda que todos os projetos em execução já passaram pelo crivo do Departamento de Obras e Serviços Públicos (Deosp), não havendo perigo de serem embargados, e que num prazo máximo de oito meses as Unisp`s, que já estão em execução, serão inauguradas.

O gerente de Integração (GGI), Ten Cel PM Vicente, falou da criação e composição do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) e da importância da criação de tais gabinetes nos municípios, para captarem em conjunto com os órgãos de segurança pública e justiça criminal recursos junto ao Programa Nacional de segurança Pública com Cidadania (Pronasci), por meio de elaboração de projetos.

Em suas falas, o comandante Geral da Polícia Militar, coronel Paulo César Figueiredo; comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Ubirajara Caetano, e o diretor Geral da Polícia Civil, Pedro Mancebo, agradeceram o empenho da Secretaria que não mediu esforços para dotar a polícia de meios necessários ao desempenho do serviço operacional. Destacaram ainda, a importância de levar os gerentes aos municípios para exporem os projetos e sanarem as dúvidas dos policiais.

Ao final da reunião, foi anunciado que as corporações já estão trabalhando para que seja lançado, ainda este ano, o edital de concurso público para preenchimento de vagas, assim que o processo de transposição dos servidores seja finalizado.

Fonte:  Sesdec
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)