Porto Velho (RO) domingo, 24 de junho de 2018
×
Gente de Opinião

Política

SESC completa 29 anos de implantação no estado de Rondônia


O SESC foi implantado no Estado de Rondônia no dia 13 de setembro de 1977, quando este ainda era um Território Federal da União. Foi o pioneiro na criação e realização de inúmeros projetos na área de cultura, lazer, assistência, saúde e educação sempre valorizando o comerciário e seus familiares. Hoje uma instituição solidificada, reconhecida como organização promotora do bem estar social e referência para outras empresas.

Ainda como Delegacia Executiva em Rondônia, o SESC teve sua primeira sede situada à Avenida Carlos Gomes com Presidente Dutra, onde foram desenvolvidos seus primeiros projetos e ações de atendimento ao comerciário em Porto Velho.  Em 1982 deu-se inicio a construção do SESC Esplanada que ganhou este nome por ser localizado na Esplanada das Secretarias. Com 17.400 metros quadrados, o SESC Esplanada, abriga a Administração Regional e o Gabinete da Presidência. Possui quadras poliesportivas, piscinas, academia, auditório, central de atendimento, sala de dança, teatro e uma moderna escola.

Instalado no coração de Porto Velho em 28 de setembro de 1998, o SESC Centro é uma unidade estratégica de apoio aos trabalhadores do comércio e seus dependentes, pois nele se encontra o restaurante, a biblioteca, a clínica odontológica e a central de atendimento.

SESC Ji-Paraná instalado em maio de 1998, foi implantado em regime de condomínio com o SENAC e a Federação do Comércio, sendo chamadas internamente de Unidades Mistas. Atualmente possui seu próprio prédio onde são desenvolvidos atividades de Educação Infantil e projetos como Brincando nas Férias, Feiras de Livros e Dia do Desafio.

O SESC Rondônia conta também com a unidade SESC Campestre, um espaço amplo, seguro e agradável com 34 hectares de área verde, situado na BR 364, KM 12,5 sentido Cuiabá. Uma estrutura voltada para recreação e lazer com inúmeras opções de diversão, como: toboágua, piscina infantil e adulta, salão de jogos com sinuca, pebolim, mesas para xadrez, baralho, dominó, salão com tv e telão, campo do futebol de grama e areia, spiribol, Churrasqueiras, trilha, estacionamento interno.

Toda esta estrutura organizacional do SESC RO se divide em cinco programas específicos e distintos: CULTURA, SAÚDE, ASSISTÊNCIA, LAZER e EDUCAÇÃO.

CULTURA
O SESC Rondônia promove e divulga as diferentes manifestações culturais através das atividades Apresentações Artísticas. É importante mencionar que o Teatro I do SESC é o único na cidade e prove grandes eventos como Palco Giratório e Mostra de Música. Eventos este que são esperados pela população rondoniense o ano todo.

Temos também Biblioteca que é um importante instrumento de apoio aos estudantes das redes municipal e estadual de ensino consultas e pesquisas.

ASSISTÊNCIA
No programa Assistências se destacam o MESA Brasil, desenvolvido em parceria com o SESC Nacional, é um programa de segurança alimentar e nutricional, que arrecada alimentos de empresas doadoras e  entrega-os gratuitamente a entidades sociais, uma ponte que busca onde sobra e entrega onde falta.

O OdontoSESC uma unidade móvel de atendimento odontológico que atende as comunidades carentes. Sua infra-estrutura é de um moderno consultório, com a melhor tecnologia para restaurações, fluoretação, polimentos, raspagens e extração, além de realizar campanhas de conscientização e prevenção bucal.

O Grupo da 3ª Idade que já existe a 15 anos hoje conta com a participação 450 idosos. A perspectiva do SESC é de que haja possibilidade de aumentar o número de idosos atendidos para a promoção da qualidade de vida dessa população carente.

LAZER
As atividades físicas e recreativas do Programa Lazer são uma das mais procuradas do SESC Rondônia. 
DFE - Desenvolvimento Físico Esportivo, é a modalidade que realiza as atividades de iniciação esportiva, com crianças entre 4 e 14 anos, oferecendo escolinhas de natação, futebol, vôlei, basquete e futsal.
Na modalidade Exercícios Sistemáticos, são desenvolvidas atividades para adolescentes e adultos como hidroginástica, taekwondo, natação, capoeira, ginástica aeróbica e localizada.

E é dentro da modalidade Cursos, treinos e competições, que destaca-se o JOCOM – Jogos Comerciários, uma mini-olimpíada disputada pelos trabalhadores do comércio
A modalidade Recreação oferece atividades como Jogos de salão, banhos de piscina, sessões de vídeos, reuniões dançantes e confraternizações, com destaque para os projetos Brincando nas Férias e SESC Escola.

EDUCAÇÃO
O grande destaque deste programa é o SESC Escola que desde 1977 vem trabalhando na educação infantil, e só em 2001 implantou o Ensino Fundamental que atende de 1ª a 4ª série. Atualmente com novas instalações o SESC Escola possui 550 alunos.

SESC LER
Realizado em parceria com o SESC Nacional, O SESC Ler, programa de alfabetização de jovens e adultos é desenvolvido em cinco centros educacionais em forma de pólos irradiadores de educação para a comunidade carente.

Além da alfabetização os centros desenvolvem o PHE – Projeto Habilidades de Estudo para crianças de 07 a 14 anos matriculadas na rede pública de ensino.

O SESC Ler atende os municípios de Nova Mamoré, Ariquemes, Jí-paraná, Presidente Médice e Vilhena, permitindo que mais e mais pessoas tenham acesso ao aprendizado básico e à vivência de outras realidades que estimulam a integração social.

São 29 anos de dedicação, três décadas trabalha pelas famílias rondonienses. Sesc que fez história em Rondônia e com certeza, ainda vai ter muito trabalho para mostrar.

Fonte: Keila Alves

Mais Sobre Política

Ulbra Porto Velho e TJ/RO firmam parceria para implantar ponto de coleta

Ulbra Porto Velho e TJ/RO firmam parceria para implantar ponto de coleta

As embalagens tetra pak são tratadas e viram mantas térmicas que melhoram a qualidade de vida de famílias carentes.

Projeto Mãezinha Rondoniense beneficia gestantes em Cacoal e em mais 25 cidades

Projeto Mãezinha Rondoniense beneficia gestantes em Cacoal e em mais 25 cidades

Ao entregar 281 kits de enxoval para gestantes em situação de vulnerabilidade em Cacoal, nesta quinta (21), o Secretário Adjunto da Seas, Pedro Sanche

Projeto de Follador cria o dia do mestre de cerimônias

Projeto de Follador cria o dia do mestre de cerimônias

PROJETO DE FOLLADOR CRIA O DIA DO MESTRE DE CERIMÔNIAS

Só na Bença entrega Voto de Louvor aos pastores de Rondônia

Dia do Pastor é comemorado sempre no segundo domingo de junho