Porto Velho (RO) terça-feira, 20 de novembro de 2018
×
Gente de Opinião

Política

SESC completa 29 anos de implantação no estado de Rondônia


O SESC foi implantado no Estado de Rondônia no dia 13 de setembro de 1977, quando este ainda era um Território Federal da União. Foi o pioneiro na criação e realização de inúmeros projetos na área de cultura, lazer, assistência, saúde e educação sempre valorizando o comerciário e seus familiares. Hoje uma instituição solidificada, reconhecida como organização promotora do bem estar social e referência para outras empresas.

Ainda como Delegacia Executiva em Rondônia, o SESC teve sua primeira sede situada à Avenida Carlos Gomes com Presidente Dutra, onde foram desenvolvidos seus primeiros projetos e ações de atendimento ao comerciário em Porto Velho.  Em 1982 deu-se inicio a construção do SESC Esplanada que ganhou este nome por ser localizado na Esplanada das Secretarias. Com 17.400 metros quadrados, o SESC Esplanada, abriga a Administração Regional e o Gabinete da Presidência. Possui quadras poliesportivas, piscinas, academia, auditório, central de atendimento, sala de dança, teatro e uma moderna escola.

Instalado no coração de Porto Velho em 28 de setembro de 1998, o SESC Centro é uma unidade estratégica de apoio aos trabalhadores do comércio e seus dependentes, pois nele se encontra o restaurante, a biblioteca, a clínica odontológica e a central de atendimento.

SESC Ji-Paraná instalado em maio de 1998, foi implantado em regime de condomínio com o SENAC e a Federação do Comércio, sendo chamadas internamente de Unidades Mistas. Atualmente possui seu próprio prédio onde são desenvolvidos atividades de Educação Infantil e projetos como Brincando nas Férias, Feiras de Livros e Dia do Desafio.

O SESC Rondônia conta também com a unidade SESC Campestre, um espaço amplo, seguro e agradável com 34 hectares de área verde, situado na BR 364, KM 12,5 sentido Cuiabá. Uma estrutura voltada para recreação e lazer com inúmeras opções de diversão, como: toboágua, piscina infantil e adulta, salão de jogos com sinuca, pebolim, mesas para xadrez, baralho, dominó, salão com tv e telão, campo do futebol de grama e areia, spiribol, Churrasqueiras, trilha, estacionamento interno.

Toda esta estrutura organizacional do SESC RO se divide em cinco programas específicos e distintos: CULTURA, SAÚDE, ASSISTÊNCIA, LAZER e EDUCAÇÃO.

CULTURA
O SESC Rondônia promove e divulga as diferentes manifestações culturais através das atividades Apresentações Artísticas. É importante mencionar que o Teatro I do SESC é o único na cidade e prove grandes eventos como Palco Giratório e Mostra de Música. Eventos este que são esperados pela população rondoniense o ano todo.

Temos também Biblioteca que é um importante instrumento de apoio aos estudantes das redes municipal e estadual de ensino consultas e pesquisas.

ASSISTÊNCIA
No programa Assistências se destacam o MESA Brasil, desenvolvido em parceria com o SESC Nacional, é um programa de segurança alimentar e nutricional, que arrecada alimentos de empresas doadoras e  entrega-os gratuitamente a entidades sociais, uma ponte que busca onde sobra e entrega onde falta.

O OdontoSESC uma unidade móvel de atendimento odontológico que atende as comunidades carentes. Sua infra-estrutura é de um moderno consultório, com a melhor tecnologia para restaurações, fluoretação, polimentos, raspagens e extração, além de realizar campanhas de conscientização e prevenção bucal.

O Grupo da 3ª Idade que já existe a 15 anos hoje conta com a participação 450 idosos. A perspectiva do SESC é de que haja possibilidade de aumentar o número de idosos atendidos para a promoção da qualidade de vida dessa população carente.

LAZER
As atividades físicas e recreativas do Programa Lazer são uma das mais procuradas do SESC Rondônia. 
DFE - Desenvolvimento Físico Esportivo, é a modalidade que realiza as atividades de iniciação esportiva, com crianças entre 4 e 14 anos, oferecendo escolinhas de natação, futebol, vôlei, basquete e futsal.
Na modalidade Exercícios Sistemáticos, são desenvolvidas atividades para adolescentes e adultos como hidroginástica, taekwondo, natação, capoeira, ginástica aeróbica e localizada.

E é dentro da modalidade Cursos, treinos e competições, que destaca-se o JOCOM – Jogos Comerciários, uma mini-olimpíada disputada pelos trabalhadores do comércio
A modalidade Recreação oferece atividades como Jogos de salão, banhos de piscina, sessões de vídeos, reuniões dançantes e confraternizações, com destaque para os projetos Brincando nas Férias e SESC Escola.

EDUCAÇÃO
O grande destaque deste programa é o SESC Escola que desde 1977 vem trabalhando na educação infantil, e só em 2001 implantou o Ensino Fundamental que atende de 1ª a 4ª série. Atualmente com novas instalações o SESC Escola possui 550 alunos.

SESC LER
Realizado em parceria com o SESC Nacional, O SESC Ler, programa de alfabetização de jovens e adultos é desenvolvido em cinco centros educacionais em forma de pólos irradiadores de educação para a comunidade carente.

Além da alfabetização os centros desenvolvem o PHE – Projeto Habilidades de Estudo para crianças de 07 a 14 anos matriculadas na rede pública de ensino.

O SESC Ler atende os municípios de Nova Mamoré, Ariquemes, Jí-paraná, Presidente Médice e Vilhena, permitindo que mais e mais pessoas tenham acesso ao aprendizado básico e à vivência de outras realidades que estimulam a integração social.

São 29 anos de dedicação, três décadas trabalha pelas famílias rondonienses. Sesc que fez história em Rondônia e com certeza, ainda vai ter muito trabalho para mostrar.

Fonte: Keila Alves

Mais Sobre Política

Francisco Hidalgo Farina é eleito presidente da FACER

Francisco Hidalgo Farina é eleito presidente da FACER

O empresário Francisco Hidalgo Farina foi eleito na tarde desta sexta-feira (16) presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais d

Emendas de Follador garantem R$ 358 mil a Instituto de Identificação

O deputado Adelino Follador (DEM) anunciou nesta quarta-feira (14) em Porto Velho, durante reunião com autoridades do Instituto de Identificação da

Técnicos poderão ser aproveitados no futuro governo do coronel Marcos Rocha

Técnicos poderão ser aproveitados no futuro governo do coronel Marcos Rocha

Essa possibilidade não foi descartada pelo governador eleito

Eleita nova Diretoria do Sindafisco para o biênio de 2019/2020

Eleita nova Diretoria do Sindafisco para o biênio de 2019/2020

Pela primeira vez o processo foi realizado on-line, garantindo assim total segurança e agilidade, tanto no processo eleitoral.