Quinta-feira, 17 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Servidores municipais e estaduais participam de curso sobre tomada de contas especial realizado pela Escon/TCE


Servidores municipais e estaduais participam de curso sobre tomada de contas especial realizado pela Escon/TCE - Gente de Opinião

Com a participação de servidores de diversos órgãos estaduais e municipais de Rondônia, está sendo realizado, na sala II da Escola Superior de Contas do Tribunal de Contas (Escon/TCE-RO), o curso “Tomada de Contas Especial: Teoria e Prática”, sob a coordenação da Escon, unidade de educação corporativa da Corte de Contas.

A abertura da capacitação ocorreu nessa segunda-feira (27) e foi feita pelo diretor geral da Escon, Raimundo Oliveira Filho, que, entre outros pontos, explicou que a atividade busca atender demanda solicitada por diversos órgãos, mas que, em razão da procura, foi disponibilizada a todas as instituições públicas. Trata-se da terceira edição do curso só neste semestre.

O diretor-geral ainda chamou a atenção para a carga horária do curso (16 horas) que será desenvolvida no período da tarde (a partir das 14 horas), até quinta-feira (30). Essa medida, segundo ele, está alinhada ao princípio da continuidade dos serviços prestados pela administração Pública.

“Desse modo o servidor poderá estar no ambiente de trabalho de seus órgãos no período da manhã, participando à tarde da capacitação aqui, no Tribunal”, disse Raimundo Oliveira, que ainda apresentou os instrutores do curso: o conselheiro-substituto do TCE, Francisco Júnior Ferreira da Silva, e o assessor Cláudio José Uchôa de Lima.

FINALIDADE

Em sua fala, o conselheiro-substituto Francisco Júnior explicou a finalidade do trabalho, qual seja, contribuir para a melhor compreensão a respeito da tomada de contas especial, instrumento processual-administrativo que visa quantificar dano e identificar responsáveis por prejuízos causados à administração pública.

Durante a capacitação, estão sendo expostos tópicos relativos à tomada de contas especial, como a previsão legal. Nesse caso, os instrutores expuseram as razões que justificam a instauração da tomada de contas especial para situar os gestores sobre as diferenças existentes entre o procedimento e outras formas de apuração de irregularidades na administração pública, como a sindicância, o processo disciplinar, a ação de improbidade e a ação de reparação de danos.

Ainda foram explicadas as espécies de tomada de contas especial, bem como os princípios e normas aplicáveis ao procedimento. Outro ponto abordado foi a Instrução Normativa nº 21/TCE-RO/2007, que dispõe sobre a instauração, elementos integrantes, processamento e composição de processos de tomada de contas especial no âmbito do TCE.

Fonte: Ascom TCE-RO

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 17 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ribeiro garante prorrogação do concurso da Polícia Civil após atuação junto ao Governo

Deputado Ribeiro garante prorrogação do concurso da Polícia Civil após atuação junto ao Governo

O deputado estadual Ribeiro do Sinpol (PRD) obteve uma importante conquista para a segurança pública de Rondônia. Após requerimento protocolado junt

Deputada Ieda Chaves garante segurança com gerador de energia cirúrgica para o Hospital Santa Marcelina

Deputada Ieda Chaves garante segurança com gerador de energia cirúrgica para o Hospital Santa Marcelina

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) realizou uma visita ao Hospital Santa Marcelina, localizado em Porto Velho, na última sexta-feira (11)

Primavera de Rondônia: governador anuncia pavimentação na RO-494 após solicitação de Jean Mendonça

Primavera de Rondônia: governador anuncia pavimentação na RO-494 após solicitação de Jean Mendonça

Em visita a Primavera de Rondônia no último dia 8 de julho, o governador Coronel Marcos Rocha, acompanhado do deputado Jean Mendonça, anunciou a pav

Deputada federal Cristiane Lopes destina 300 mil à marcha para Jesus de Porto Velho

Deputada federal Cristiane Lopes destina 300 mil à marcha para Jesus de Porto Velho

Uma solenidade marcada por fé, unidade e compromisso com a sociedade marcou o lançamento oficial da Marcha para Jesus 2025, nesta segunda-feira (14)

Gente de Opinião Quinta-feira, 17 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)