Sexta-feira, 18 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Servidores do MP em Ariquemes participam de curso para atendimento de crianças vítimas de violência


Gente de Opinião

Servidores do Ministério Público do Estado de Rondônia, da Comarca de Ariquemes, estão participando ontem, segunda-feira, 11 de setembro, e hoje, terça-feira, 12 de setembro, do curso “Metodologia Alternativa para Ouvir Crianças e Adolescentes em Processos Judiciais”, promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia.

O curso está sendo ministrado no auditório da Promotoria de Justiça de Ariquemes e tem como público-alvo, além de integrantes do Ministério Público, psicólogos, assistentes sociais, técnicos judiciários, policiais civis, conselheiros tutelares e equipes do município que atendam crianças e adolescentes vítimas de violência familiar e sexual.

Com carga horária de 16 horas, por turma, o curso objetiva que o participante possa estar apto para atuar no atendimento, acolhimento e escuta de crianças e adolescentes que vivenciaram processos de violência física, emocional e sexual.

O curso envolve conteúdos como o desenvolvimento psicossexual na infância e adolescência; família e violência; desafios do testemunho infanto/juvenil; capacidades exigidas para um testemunho; falsas memórias; suscetibilidade da criança às sugestões de falsas informações e efetivo da emoção negativa da memória, técnicas de entrevistas; técnica de escuta sensível, entre outros.

O curso, que já foi realizado nas Comarcas de Jaru e Buritis, tem como ministrantes as psicólogas Cristina Tiengo Silva, Danielle de Oliveira Paulon e Marta Priscila Cambuí Milani.

Fonte: Ascom MPRO

Gente de OpiniãoSexta-feira, 18 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Ieda Chaves destina R$ 300 mil para investimentos na proteção de cães e gatos em Porto Velho

Deputada Ieda Chaves destina R$ 300 mil para investimentos na proteção de cães e gatos em Porto Velho

Durante um evento promovido pela ONG Peludinhos, que reuniu protetoras independentes de cães e gatos em Porto Velho, na última sexta-feira (11), foi

Deputado Ribeiro garante prorrogação do concurso da Polícia Civil após atuação junto ao Governo

Deputado Ribeiro garante prorrogação do concurso da Polícia Civil após atuação junto ao Governo

O deputado estadual Ribeiro do Sinpol (PRD) obteve uma importante conquista para a segurança pública de Rondônia. Após requerimento protocolado junt

Deputada Ieda Chaves garante segurança com gerador de energia cirúrgica para o Hospital Santa Marcelina

Deputada Ieda Chaves garante segurança com gerador de energia cirúrgica para o Hospital Santa Marcelina

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) realizou uma visita ao Hospital Santa Marcelina, localizado em Porto Velho, na última sexta-feira (11)

Primavera de Rondônia: governador anuncia pavimentação na RO-494 após solicitação de Jean Mendonça

Primavera de Rondônia: governador anuncia pavimentação na RO-494 após solicitação de Jean Mendonça

Em visita a Primavera de Rondônia no último dia 8 de julho, o governador Coronel Marcos Rocha, acompanhado do deputado Jean Mendonça, anunciou a pav

Gente de Opinião Sexta-feira, 18 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)