Terça-feira, 24 de junho de 2008 - 19h55
Cerca de 40 servidores da Coordenação Regional da Funasa de Rondônia (Core-RO) e do Núcleo Estadual do Ministério de Saúde/Datasus participam do curso "(Re)Descobrindo o SUS que temos para construímos o SUS que queremos". O evento faz parte do Programa Multiplicasus, através do qual os trabalhadores do Ministério da Saúde (MS) levam a discussão aos outros servidores sobre o Sistema Único de Saúda (SUS).
A capacitação que começou na última segunda-feira e termina na sexta-feira (27.06), têm como propósito construir um espaço de debate e análise do SUS, identificando como um processo histórico e socialmente construindo.
Segundo a facilitadora Maria do Socorro Lima e Silva (Funasa/RO) esta é a quinta turma que participa do Multiplicasus. "Mais de 70 servidores já passaram por esta experiência", ressaltou.
O curso tem como objetivos resgatar o lugar e a identidade dos participantes no contexto organizacional; situa-los em relação à organização de saúde na qual estão inseridos; conhecer e analisar o processo histórico de construção do sistema de saúde no Brasil; identificar o SUS como modelo legalmente constituído, seu processo de construção, com os avanços e dificuldades; e os desafios contemporâneos do SUS frente as principais políticas e diretrizes propostas pelo Ministério da Saúde.
De acordo com os organizadores, as orientações estão divididas em oito módulos. Os conteúdos são trabalhados de forma participativa, através de dinâmicas e de uma abordagem que permite o reconhecimento do lugar ocupado dentro do SUS, à identificação de suas potencialidades e os limites de sua atuação individual e coletiva.
Os facilitadores do curso são: Maria do Socorro Lima e Silva (Funasa/RO), Antônia Selma Soares Batista de Oliveira (MS), Jair Cesário Luz (DATASUS).
Fonte: Ascom
Sexta-feira, 23 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia
Em outubro de 2025, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) resgatou mais de 40 gatos em Porto Velho, por meio de sua equipe “Patrulha Pet”.

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero
A Comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, nesta qu

Alero derruba veto e garante alimentação adequada a alunos com restrições alimentares em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) derrubou na tarde da última terça-feira (20), por unanimidade, o veto total do Poder Executivo ao Proje

Deputado Cirone assegura recursos para construção de um Centro Educacional da APAE em Alvorada
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município de Alvorada do Oeste será contemplada com um Centro Educacional. O recurso para a
Sexta-feira, 23 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)