Sábado, 28 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Servidores da Funasa participam de curso sobre o SUS



Cerca de 40 servidores da Coordenação Regional da Funasa de Rondônia (Core-RO) e do Núcleo Estadual do Ministério de Saúde/Datasus participam do curso "(Re)Descobrindo o SUS que temos para construímos o SUS que queremos". O evento faz parte do Programa Multiplicasus, através do qual os trabalhadores do Ministério da Saúde (MS) levam a discussão aos outros servidores sobre o Sistema Único de Saúda (SUS).

A capacitação que começou na última segunda-feira e termina na sexta-feira (27.06), têm como propósito construir um espaço de debate e análise do SUS, identificando como um processo histórico e socialmente construindo.

Segundo a facilitadora Maria do Socorro Lima e Silva (Funasa/RO) esta é a quinta turma que participa do Multiplicasus. "Mais de 70 servidores já passaram por esta experiência", ressaltou.

O curso tem como objetivos resgatar o lugar e a identidade dos participantes no contexto organizacional; situa-los em relação à organização de saúde na qual estão inseridos; conhecer e analisar o processo histórico de construção do sistema de saúde no Brasil; identificar o SUS como modelo legalmente constituído, seu processo de construção, com os avanços e dificuldades; e os desafios contemporâneos do SUS frente as principais políticas e diretrizes propostas pelo Ministério da Saúde.

De acordo com os organizadores, as orientações estão divididas em oito módulos. Os conteúdos são trabalhados de forma participativa, através de dinâmicas e de uma abordagem que permite o reconhecimento do lugar ocupado dentro do SUS, à identificação de suas potencialidades e os limites de sua atuação individual e coletiva.

Os facilitadores do curso são: Maria do Socorro Lima e Silva (Funasa/RO), Antônia Selma Soares Batista de Oliveira (MS), Jair Cesário Luz (DATASUS).

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSábado, 28 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia

Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia

O pastor Valadares anunciou sua filiação ao partido Podemos, liderado em Rondônia pelo prefeito de Porto Velho, Léo Moraes. O movimento marca uma no

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO

Os deputados estaduais estiveram reunidos na tarde da última terça-feira (24), no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia,m (Alero), onde apr

Agrotec 2026: Cristiane Lopes destaca mais de R$ 77 milhões em investimentos na agricultura familiar e no agro

Agrotec 2026: Cristiane Lopes destaca mais de R$ 77 milhões em investimentos na agricultura familiar e no agro

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos-RO) participou do lançamento oficial da Feira Agrotec 2026, realizado no Instituto Federal de Rondônia (

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa aprovou, em sessão extraordinária na terça-feira (24), três Projetos de Leis (PLs) que viabilizam a reestruturação da carre

Gente de Opinião Sábado, 28 de março de 2026 | Porto Velho (RO)