Terça-feira, 23 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Servidor da Assembléia é tratado como coisa descartável, denuncia manifesto


Na manhã desta segunda-feira, 12 de setembro, a Secretaria do SINDLERoficializou o registro da primeira chapa a concorrer as eleições da entidade, que vão acontecer no dia 04 de novembro próximo. A Chapa “Direito e Justiça”, encabeçada pelo advogado Raimundo Façanha, recebeu o nº 01.Servidor da Assembléia é tratado como coisa descartável, denuncia manifesto - Gente de Opinião

Nesta mesma data a Chapa “Direito e Justiça”, divulgou um manifesto em que define, alguns pontos que serão defendidos durante a campanha, destacando-se a luta por “direitos garantidos por lei, que não estão sendo cumpridos”, “mais respeito para com os nossos servidores”, acentuando ainda que “não somos coisas, mas seres humanos, que, segundo a Bíblia Sagrada, somos a imagem e semelhança de Deus, e por isso devemos respeitar e ser respeitados”.

No manifesto a Chapa “Direito e Justiça”, também critica a postura recente da Casa, “que colocou vários servidores estatutários à disposição de outros órgãos, sem sequer consultá-los”.

Com isto a chapa nº 01 mostra os rumos que pretende seguir na campanha, procurando defender sob todos os ângulos, e com muito rigor, a integridade dos servidores.

 

MANIFESTO DA CHAPA “DIREITO E JUSTIÇA”

Colegas Servidores,
 

No próximo dia 04 de novembro deste ano, será realizada eleição para Nova Diretoria do nosso Sindicato – SINDLER, biênio 2012/2013.

É de conhecimento de todos que atual Diretoria do SINDLER, vem pagando as dívidas, tanto antiga como as atuais, equilibrando as contas do Sindicato. Entretanto, a função do Sindicato não é a de somente contrair ou pagar dívidas, mas tem como função principal reivindicar os DIREITOS dos servidores.

É chegada a hora da mudança! A nossa Chapa firma o compromisso de lutar pelos nossos DIREITOS, reivindicando-os perante a direção desta Casa, e, se não houver diálogo, ajuizar as ações judiciais perante o Poder Judiciário.

Temos vários DIREITOS garantidos por lei que não está sendo cumprido, como exemplo as PROGRESSÕES, que não estão sendo pagas. E, também, as atualizações das vantagens pessoais; dos anuênios; dos quintos; adequação dos auxílios saúde e de transporte; abono de permanência; reintegração dos 22 servidores contratados por meio do Ato 101.

Somos contrários pela forma como recentemente a direção desta Casa, colocou vários servidores estatutários à disposição de outros Órgãos, sem sequer consultá-los. E o mais grave, logo após foram contratados vários comissionados para desempenhar os serviços, que deveriam ser desempenhados por servidores efetivos.

Esclarecemos que a nomeação de comissionados AD NATUM, de caráter transitório, cargos demissíveis a qualquer momento, para exercer os cargos de direção deste Poder Legislativo, que anteriormente era EXCEÇÃO, hoje é REGRA, vem de encontro ao que determina o art. 37, da Constituição Federal e a Resolução nº 11, desta Casa de Leis.

Não há justificativa para a contratação de tantos cargos comissionados, já que temos vários servidores efetivos capacitados para assumir qualquer cargo de direção nesta Casa de Leis.

Lutaremos por mais respeito para os nossos servidores, principalmente pelos servidores aposentados, pois esse é o caminho de todos nós.

A direção desta Casa precisa reconhecer os relevantes serviços prestados pelos servidores, ativos e inativos, pois foram estes servidores quem construíram este Poder Legislativo.

Fomos nós os servidores efetivos que participamos ativamente para o funcionamento desta Casa de Leis. Enfrentamos tempos difíceis, quando não havia sequer computador, tudo era feito manualmente, inclusive tendo que trabalhar até de madrugada para realizar os serviços vitais para o funcionamento desta Casa.

A direção desta Casa precisa compreender que não somos coisas; não somos móveis – mesas, ou cadeiras “descartáveis”, somos “SERES HUMANOS”!!! Que segundo a Bíblia Sagrada, A IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS. RESPEITAR E SER RESPEITADO é o que queremos.

Todos estão sonhando transpor para o Quadro de Servidores da União, por isso temos que exigir que a direção da Casa, se empenhe, utilize o poder político que detém, para que nós possamos ser enquadrados com melhorais salariais. Aí então a casa poderá abrir “concurso público” para contratar novos servidores.

Contamos com o apoio de vocês colegas servidores. Em troca prometemos honrar os nossos mandatos sindicais, representando ativamente e tratando com igualdade, todos servidores deste Poder Legislativo.

Tenha esperança, dias melhores virão!!!

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Alero recebe a secretária de Estado da Educação, Albaniza Menandro

Presidente da Alero recebe a secretária de Estado da Educação, Albaniza Menandro

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), recebeu em seu gabinete, a visita institucional da secretár

Alero e FGV definem lançamento de edital de concurso para outubro de 2025

Alero e FGV definem lançamento de edital de concurso para outubro de 2025

Na manhã desta terça-feira (23), aconteceu uma reunião entre representantes da comissão de servidores do novo concurso da Assembleia Legislativa de

Deputada Cristiane Lopes e prefeito Léo Moraes entregam 6 voadeiras para reforçar saúde ribeirinha em Porto Velho

Deputada Cristiane Lopes e prefeito Léo Moraes entregam 6 voadeiras para reforçar saúde ribeirinha em Porto Velho

Com o objetivo de garantir acesso rápido e digno aos serviços de saúde nas regiões mais isoladas de Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes

Deputada Cláudia de Jesus pede extensão de direito a cômputo de tempo de serviço na pandemia a todos os servidores do estado

Deputada Cláudia de Jesus pede extensão de direito a cômputo de tempo de serviço na pandemia a todos os servidores do estado

Da assessoria – A deputada Cláudia de Jesus (PT), pede que seja elaborado e enviado um Projeto de Lei Complementar que disponha sobre o cômputo, p

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)