Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

SERGIO PIRES: A questão dos gays, é hipocrisia que continua vigorando no Brasil



Gente de Opinião

A QUESTÃO DOS GAYS: TEMA DO MOMENTO E
HIPOCRISIA QUE CONTINUA VIGORANDO NO BRASIL

Frase de um general transformou o assunto como se nada de mais importante estivesse acontecendo no país

Do nado, surge mais uma grande confusão. Ela saiu de uma participação do general Raymundo Nonato de Cerqueira Filho, indicado ao Superior Tribunal Militar, numa sabatina comum no Congresso. Bastou que ele afirmasse que nas Forças Armadas os gays não teriam respeito da tropa para que o mundo viesse abaixo. O ex-sargento Fernando de Alcântara Figueiredo, que saiu do Exército depois de ter assumindo publicamente um “casamento homossexual” com outro oficial, protestou com veemência. Grupos gays anunciam mobilização contra o general. A OAB emitiu nota dizendo que a posição do militar de alta patente é absurda e lamentável. Um pronunciamento da senadora Fátima Cleide, do PT de Rondônia, defensora dos gays e outras minorias, está sendo aguardado, se é que ela já não o fez. De uma hora para outra, a indicação do general Raymundo para a corte militar se transformou num claro confronto de forças com ideologias antagônicas. O assunto é dos mais polêmicos e até hoje, por exemplo, causa um racha nas Forças Armadas americanas, onde o ingresso de gays está oficialmente proibido desde 1993 mas a legislação pode ser revista no governo Obama.

Parece que nada é mais importante, hoje, no país, do que a discussão sobre esse assunto, como se fosse o único importante na vida nacional. Enquanto isso, a hipocrisia que cerca a questão dos homossexuais vai continuar por décadas, não importam as leis que existam. Em público, temeroso de ser chamado de preconceituoso, o brasileiro comum cuida com o que fala sobre o tema. Da porta para dentro, em pequenos grupos, nada mudou em relação aos gays, que continuam sendo motivos de achaque e brincadeiras de mau gosto, quando não coisas piores. CLIQUE E LEIA A COLUNA "PRIMEIRA MÃO" DO JORNALISTA DE OPINIÃO SERGIO PIRES.

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple

Alero homenageia profissionais da educação física e reforça apoio à educação e esporte

Alero homenageia profissionais da educação física e reforça apoio à educação e esporte

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na segunda-feira (15), uma sessão solene para homenagear quatro renomados profissionais de

Após pressão, deputada Cristiane Lopes celebra asfaltamento da BR-319

Após pressão, deputada Cristiane Lopes celebra asfaltamento da BR-319

A BR-319, rodovia que conecta Porto Velho a Manaus e símbolo da integração da Região Norte, volta a receber asfalto após quatro décadas de abandono.

Deputada Cristiane Lopes vota a favor de vale-refeição para entregadores de aplicativo

Deputada Cristiane Lopes vota a favor de vale-refeição para entregadores de aplicativo

A Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira (10), a urgência para apreciação do Projeto de Lei 1.579/2025, que garante alimentação digna a

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)