Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Seplan quer cooperação técnica do TCE na LDO/2013


A Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan) quer contar com a cooperação do Tribunal de Contas (TCE), por meio do seu conhecimento técnico e de ferramentas tecnológicas utilizadas pela Corte, na construção da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), iniciando-se já neste ano para a peça do exercício 2013.

A solicitação foi oficializada nessa quinta-feira (8), em audiência realizada na sede do TCE, entre o titular da Seplan, secretário George Braga, e o presidente da Corte, conselheiro José Euler Potyguara Pereira de Mello. A reunião contou ainda com a presença do conselheiro Valdivino Crispim de Souza, estudioso do assunto, especialmente em relação a planejamento e gestão estratégica.

De acordo com o secretário de Planejamento, a ideia é contar com a cooperação do Tribunal, através do conhecimento e expertise de seu corpo diretivo (conselheiros, auditores e procuradores do Ministério Público de Contas), bem como do quadro técnico, em questões da LDO afetas à área de atuação do TCE.

Outra contribuição, ainda segundo George Braga, envolve a área de tecnologia da informação, com a disponibilização pela Corte de Contas do programa que é utilizado para estimativas de receitas. “Esse apoio do Tribunal será fundamental para podermos construir uma LDO robusta, que oriente o Estado na elaboração e execução do seu orçamento”, disse.

Na oportunidade, o conselheiro Euler citou o acompanhamento que o Tribunal faz relativamente à arrecadação e à previsão orçamentária do Estado. “Nesses apontamentos, o Tribunal tem conseguido acertar suas previsões com grande precisão”, acentuou.

Já o conselheiro Crispim lembrou que Rondônia, no aspecto orçamentário-fiscal, é um dos estados mais equilibrados do país. Segundo ele, é necessário que o Estado caminhe para um modelo orçamentário diferenciado, que não engesse a administração e possibilite a tomada de decisões pró-ativas com a devida antecipação aos diversos cenários, incluindo crises de ordem externa, como foi o caso de 2009.

Durante a reunião, foram abordadas e sugeridas ações estratégicas para o Estado aumentar sua arrecadação. Uma delas é a criação de uma unidade administrativa para alavancar o comércio exterior, focando em mercados emergentes, como China, Índia e Rússia, além dos países andinos, devido à proximidade geográfica.

Por fim, o secretário George Braga informou aos conselheiros que a Seplan promoverá, no próximo dia 28, o Fórum de Planejamento do Estado, voltado aos gestores e técnicos das Secretarias de Planejamento dos 52 municípios do Estado.

Fonte: TCE
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr

Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026

Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026

Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).

Comissão de Defesa do Consumidor aprova projeto que veda cobrança de taxas em caso de perda de comanda em Rondônia

Comissão de Defesa do Consumidor aprova projeto que veda cobrança de taxas em caso de perda de comanda em Rondônia

Dois importantes projetos foram aprovados pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (29),

Motocross em Rondônia: Cacoal recebe primeira etapa do Campeonato Estadual

Motocross em Rondônia: Cacoal recebe primeira etapa do Campeonato Estadual

O motocross em Rondônia vive um momento de destaque e evolução, impulsionado pelo apoio de figuras políticas que acreditam no potencial do esporte p

Gente de Opinião Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)