Terça-feira, 5 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Senai RO atende critérios de padrão exigido pelo Departamento Nacional



O Departamento Nacional do Serviço de Aprendizagem Industrial (Senai) divulgou, no começo de abril, os números da Avaliação de cursos técnicos oferecidos pelo Senai em todo o Brasil. No total foram avaliados 40 cursos técnicos, incluindo os cursos Técnico em Administração; Técnico em Automação; Técnico em Edificações; Técnico em Eletromecânica; Técnico em Eletrotécnica; Técnico em Logística; Técnico em Mecânica; Técnico em Vestuário; Técnico em TI – Redes de Computadores; Técnico em TI - Manutenção e Suporte; Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em TI – Informática das unidades de Rondônia, que ficou em 16º lugar no ranking nacional acima do Amazonas, Goiás, Mato Grosso, dentre outros estados.

Especialistas de todo o país se reuniram no Departamento Nacional, em Brasília, para a elaboração de itens do Sistema de Avaliação da Educação Profissional – SAEP e definição de uma matriz de referência, de acordo com as normativas dos cursos. O resultado da avaliação feita em 2015, apresenta os cursos Técnicos do Senai Rondônia acima da média do nível adequado (51,7%) e avançado (7,4%). A avaliação é feita duas vezes por ano a partir do quantitativo de alunos concluintes dos cursos técnicos, para saber seu nível de conhecimento. A avaliação acontece desde 2011 e pela primeira vez, o Senai fez uma avaliação abrangendo 40 cursos técnicos oferecidos pela instituição em todo o país.

As provas aplicadas em 2015, foram respondidas por 44.876 alunos de 361 escolas do Senai em todos os estados e no Distrito Federal. Do total de participantes, 71,5% obtiveram resultados nos níveis adequado e avançado. A Avaliação de Desempenho de Estudantes também ouviu, por meio de questionários, 10.777 docentes e 241 diretores. O objetivo da avaliação, além de estabelecer uma série histórica, é verificar a proficiência dos estudantes, o desempenho dos cursos, das escolas, possibilitando, assim, o aprimoramento da educação profissional oferecida pelo Sistema Indústria. A metodologia possibilita comparar o desempenho de cada curso com resultados de questionários que avaliam a infraestrutura das unidades de ensino, a proposta pedagógica e a atuação dos docentes.

Para o presidente do Sistema Fiero, Marcelo Thomé, os resultados refletem o avanço da qualidade de ensino profissional do Senai em Rondônia. “É fundamental ampliarmos o acesso dos jovens ao ensino técnico no Brasil, a exemplo de outros países desenvolvidos. Só assim será possível corrigir a matriz educacional brasileira, proporcionar aos jovens mais oportunidades de emprego e, ao mesmo tempo, fazer com que a indústria ganhe em produtividade”, finalizou.

Segundo a diretora de Operações, Adir Oliveira, Rondônia se destacou ao apresentar 494 alunos para avaliação, enquanto estados como Roraima, Amapá e outros, apresentaram alunos pesquisados abaixo de cinquenta. O Senai Rondônia está em primeiro lugar na avaliação de todos os diretores de unidades; em terceiro lugar em número de professores (89%), e alcançou a oitava colocação no quantitativo de alunos treinados. Estes números traduzem o crescimento obtido pelo Senai Rondônia nos níveis de qualidade da educação profissional.

“Nestes estágios melhoramos muito na educação e não temos nenhum aluno abaixo do básico. Estamos dentro do adequado e avançado. Em 2013 não tínhamos nenhum aluno no avançado, hoje contamos com 10% nesta categoria. No adequado também tínhamos poucos alunos, média de 13 a 23% e hoje temos mais de 50% dentro do adequado. Conseguimos reverter estas avaliações, que não são feitas localmente, é feita pelo Departamento Nacional. Outro dado interessante é que 72% alunos de cursos técnicos estão empregados. 100% dos jovens aprendizes têm contrato de aprendizagem com empresas. E 33% de alunos da qualificação também estão empregados” afirmou Adir.

Fonte: Humberto Oliveira

Gente de OpiniãoTerça-feira, 5 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia reinicia trabalhos legislativos com presença do governador e destaque para harmonia entre poderes

Assembleia reinicia trabalhos legislativos com presença do governador e destaque para harmonia entre poderes

Nesta terça-feira (5), a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) retomou oficialmente os trabalhos após o recesso parlamentar. A sessão ordinária

Assembleia Legislativa de Rondônia retoma trabalhos parlamentares nesta terça-feira

Assembleia Legislativa de Rondônia retoma trabalhos parlamentares nesta terça-feira

Na tarde desta terça-feira (5), a Assembleia Legislativa retoma suas atividades em Plenário. Após o recesso no mês de julho, os deputados, com a pre

Regularização: deputada Cristiane Lopes propõe Projeto de Lei que transfere terras da União para Rondônia

Regularização: deputada Cristiane Lopes propõe Projeto de Lei que transfere terras da União para Rondônia

A deputada federal Cristiane Lopes (União Progressista/RO) avança com o Projeto de Lei nº 3609/2024, que propõe a transferência de terras da União p

Deputado Alex Redano destina recursos para a Expoari e reforça compromisso com o fortalecimento da cultura e do agronegócio

Deputado Alex Redano destina recursos para a Expoari e reforça compromisso com o fortalecimento da cultura e do agronegócio

O deputado estadual Alex Redano reafirma seu compromisso com o fortalecimento da cultura, do lazer e do agronegócio ao destinar recursos importantes

Gente de Opinião Terça-feira, 5 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)