Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Senai mostra a pequenas empresas como se inserir na indústria 4.0


Senai mostra a pequenas empresas como se inserir na indústria 4.0 - Gente de Opinião

A fim de ajudar pequenos e médios empresários a tirar proveito da quarta revolução industrial, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) realiza em suas unidades, em todo o Brasil, na próxima quarta-feira, 12, o evento ‘Desvendar 4.0’. O objetivo é mostrar que empresas de todos os portes e de todas as regiões podem ser mais produtivas com uso de tecnologias digitais.

De acordo com o gerente da escola Senai do Distrito Industrial e interlocutor estadual do Movimento Desvendar 4.0, Gideoni Macedo, isso significa a integração do mundo físico e virtual através de tecnologias digitais. “A indústria 4.0 vai mudar a forma de produzir, gerar novos negócios e transformar o mercado de trabalho. O uso de recursos como internet das coisas, big data e inteligência artificial também pode aumentar a produtividade das empresas”, disse.

Este movimento visa conectar o que há mais moderno no mundo em relação à indústria avançada, mais conhecida como Indústria 4.0, a quarta revolução industrial. “Ela conecta máquinas, pessoas, produção e coloca a inteligência no negócio, retira a barreira da localização geográfica e globaliza digitalmente o modelo de produção industrial”, explicou.

A indústria 4.0 deve ser vista como uma oportunidade para o Brasil dar um salto em produtividade e gerar mais desenvolvimento”, avalia Macedo. “O mais importante, neste momento, é que o empresário industrial saiba que é possível adotar as novas tecnologias, conheça as opções disponíveis e como podem ser aplicadas à realidade do seu negócio”.

O gerente ressalta que o Senai Rondônia seguindo a plataforma do Senai Nacional, está realizando ações e iniciativas para fazer com que os técnicos locais se conectem com o que há de mais atual na área da indústria 4.0. “Essas ações incluem a realização de eventos nacionais e regionais, dentre eles, a semana pedagógica 2018 que teve como tema âncora o Senai 4.0, assim com cursos, treinamentos, com o objetivo de preparar nossos técnicos para dar esse suporte que a indústria precisa para sua digitalização”, comentou.

Na análise de Gideoni, este é um movimento sem volta e indispensável para a otimização da produtividade.

O Senai também lança ainda um guia com cinco passos que as pequenas e médias empresas devem seguir para se inserir na indústria 4.0. O passo a passo da Indústria 4.0 inclui cinco estágios. A otimização; sensoriamento e conectividade; visibilidade e transparência; capacidade preditiva e flexibilidade e adaptabilidade.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)