Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Senai lança os conceitos da Indústria 4.0 em Rondônia


Senai lança os conceitos da Indústria 4.0 em Rondônia - Gente de Opinião

Aberto ao público, que lotou o salão de convenções da Casa da Indústria, em Porto Velho, o evento Desvendando a Indústria 4.0 realizado pelo Sistema Fiero  e seu braços operacionais Sesi (Serviço Social da Indústria) e Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), nesta quarta-feira, 12, incluiu palestra sobre o tema, ministrado  pelo gerente do Centro de Tecnologia  Sesi-Senai do Distrito Industrial, Gideoni Oliveira,  além de debate com a participação de representantes de empresas locais, dentre elas, Votorantim; Porto Lâminas e Grupo Rovema.

O superintendente do Sesi-IEL e diretor regional do Senai, Alex Santiago, classificou o evento como o primeiro passo para desmistificar a ideia de que a Indústria 4.0 é algo complexo. “A rigor apresentamos conceitos simples e soluções que vão ao encontro da necessidade do empresário para adaptar seu processo produtivo a um modelo mais eficaz. Para fortalecer ainda mais a proposta, o Sistema Fiero vai realizar através do Sesi e Senai, uma série de eventos voltados para o atendimento do setor industrial no diz respeito a Indústria 4.0”, comentou.

O diretor acrescenta ainda que o encontro ultrapassa o conceito de formação e informação, posto que serão ofertadas sistematicamente aos empresários rondonienses o desenvolvimento de soluções tecnológicas para aumento eficiente e eficaz da produtividade industrial.

De acordo com Gideoni Oliveira, a indústria 4.0, como é conhecida a integração do mundo físico e virtual através de tecnologias digitais, vai mudar a forma de produzir, gerar novos negócios e transformar o mercado de trabalho. O uso de recursos como internet das coisas, big data e inteligência artificial também pode aumentar a produtividade das empresas.

Gideoni assegurou que os objetivos foram alcançados. O público interessado e a interação com os debatedores comprovam a necessidade do debate e a relevância do tema Indústria 4.0”, garante o articulador.

O debate mediado pelo gerente mostrou que as tecnologias digitais são acessíveis a empresas de todos os portes, com baixo investimento e podem trazer ganhos relevantes. “Empresas de todo o mundo estão iniciando esse processo. A indústria 4.0 deve ser vista como uma oportunidade para o Brasil dar um salto em produtividade e gerar mais desenvolvimento”, avalia Gideoni Oliveira.

O líder de manutenção mecânica da Votorantim-Porto Velho, Tiago Pereira dos Santos -, formado pelo Senai em 2014, foi um dos participantes do debate. “A Votorantim conta com alguns projetos para incluir a plataforma 4.0 nas fábricas do grupo. E a de Porto Velho também está no mesmo caminho. Viemos contribuir com a nossa experiência. Neste evento sobre a Indústria 4.0, em meu ponto de vista, um movimento que vai contribuir para a melhoria do processo produtivo e diminuição dos custos. Na fábrica da Votorantim em Cuiabá, o Grupo já iniciou o projeto piloto na área da manutenção”, disse.

Com perspectivas e realidades singulares, os debatedores representantes das empresas Porto Lâminas; Grupo Rovema e Votorantim citaram os distintos percursos utilizados pelas respectivas empresas em direção à digitalização promovida pela Indústria 4.0. Eles foram unânimes em destacar a importância da iniciativa do Senai, realçando que todo investimento em tecnologia é fundamental. O mercado está em busca de melhores profissionais e a tecnologia e a inovação da Indústria 4.0 vai ao encontro das novas necessidades das indústrias que estão trabalhando para otimizar a produção.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)