Quarta-feira, 3 de novembro de 2010 - 18h26
(Brasília, 03.11.10) O senador reeleito Valdir Raupp (PMDB-RO) disse nesta terça-feira (03/11), em Brasília, que vai luta junto a presidente eleita, Dilma Rousseff pela implantação das Zonas de Processamento de Exportações (ZPEs), no estado de Rondônia. A minha campanha foi fundamentada na linha de industrialização do estado”, disse o senador ao destacar que o Congresso Nacional aprovou quatro projetos de lei de sua autoria criando ZPEs para os municípios de Porto Velho, Guajará-Mirim, Ji-Paraná e Vilhena.
A idéia é transformar Rondônia em um Pólo Industrial para gerar emprego e renda para os trabalhadores que deixarão as Usinas de Jirau e Santo Antônio, nos próximos dois anos. Até 2011 "quero conseguir com a presidente Dilma a implantação da ZPE de Porto Velho" frisou.
As ZPEs , segundo o senador Raupp, são áreas delimitadas, nas quais empresas voltadas às exportações gozam de incentivos fiscais, tributários e cambiais. Os seus objetivos são atrair investimentos, aumentar as exportações, reduzir desequilíbrios regionais, gerar empregos e renda e promover novas tecnologias, acrescentou o senador.
Ele justificou sua luta em prol das ZPEs de Rondônia alegando que nos países vizinhos do MERCOSUL Argentina, Uruguai e Paraguai há cerca de 15 Zonas de Processamento de Exportação instaladas; em outros 130 países da Europa e Ásia, existem 3.500 ZPEs em funcionamento gerando aproximadamente, 66 milhões de empregos.
Raupp lembrou que com as ZPEs, as empresas que se instalarem no estado de Rondônia ganharão vários benefícios fiscais e tributários, como suspensão de tributos na importação ou aquisição no mercado interno de bens e serviços, além da redução de imposto sobre a renda, isenção de IOF na importação, entre outros.
Fonte: Ascom
Sábado, 10 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Janeiro Branco: projetos de Eyder Brasil colocam saúde mental em pauta em Rondônia
O primeiro mês do ano é marcado pelo Janeiro Branco, campanha nacional de conscientização sobre a saúde mental. Em Rondônia, o tema tem sido debatid

Investimento histórico: deputada federal Cristiane Lopes fortalece cafeicultura de Rondônia
Com olhar atento às necessidades dos produtores rurais e ao crescimento da cafeicultura, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) destino

A deputada federal Cristiane Lopes inicia 2026 com um mandato marcado por pautas estruturantes e posicionamentos claros. Ao longo de 2025, sua atuaç

Deputada Yeda Chaves propõe convênio para modernizar unidade de saúde de Candeias do Jamari
Ainda no último ano legislativo, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação nº 15.201/2025, recomendando a celebração de
Sábado, 10 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)