Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Senador Raupp diz que marcha dos prefeitos a Brasília obtém êxito


O líder do PMDB no Senado, Valdir  Raupp (RO), disse em Plenário que a marcha dos prefeitos a Brasília - que reuniu mais de  três mil prefeitos -  revestiu-se de pleno  êxito  em sua tentativa de sensibilizar o governo federal e o  Congresso Nacional para os problemas  que atingem os municípios como a maior participação na distribuição do ICMS e  o amento nos  repasses das cotas do Fundo de Participação dos Municípios(FPM).

Segundo o senador, os prefeitos estão sendo atendidos em suas reivindicações, o que reforça o sucesso da marcha que contou com o apoio das principais lideranças partidárias como o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros  e o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia e  demais autoridades governamentais. .

Ele afirmou que na condição de ex-prefeito e ex-presidente da Associação dos Municípios de Rondônia  compreende que é "extremamente importante o apoio das autoridades nas demandas dos municípios brasileiro".

Em seguida, o líder do PMDB informou  que o presidente  da República anunciou hoje para os municípios  três ações: o aumento de 1% por cento das  cotas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) - elevando de 22,5% para 23,55; a redução do percentual  da contrapartida  aos  convênios celebrados entre  a União e os Municípios - que variava de 10% a 20 % e agora ficará em 0,1%.  e a   isenção de Impostos sobre Produtos Industriais(IPI)  na aquisição  transportes escolares e outros equipamentos na área de saúde.

Quanto ao aumento de um por cento do FPM, o senador Raupp disse ser "uma das medidas das mais positivas para os municípios, considerando que esse 1% por cento no FPM significa R$ 1,3 bilhão para os municípios em 2007".

Precatórios: debates no Senado e com a sociedade civil

Ainda da tribuna, o líder do PMDB no Senado anunciou que está promovendo uma série de debates sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC-12) que trata sobre os precatórios dos estados e municípios e que, na condição de relator da matéria, somente colocará a PEC em votação quando a discussão estiver próxima do consenso. (Precatório é o documento expedido por um tribunal que comunica ao prefeito, governador ou presidente o reconhecimento judicial de uma dívida da Fazenda Pública com um cidadão ou entidade).

O senador Valdir Raupp informou que no dia 17 deste mês vai  participar de um debate  sobre  a PEC-12  na Ordem dos Advogados do Brasil(OAB), em Brasília, com a participação de associados da entidades de todo o país. "Também ouviremos outros  segmentos da sociedade civil", adiantou o senador, explicando que os estados e municípios   encontram sérias dificuldades para a quitação dos precatórios.
 
Fonte: José Ribamar

Gente de OpiniãoSexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Nos últimos dias, o vice-governador Sérgio Gonçalves tem concedido uma série de entrevistas a diferentes veículos de comunicação. Nesta terça-feira

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado

O tradicional festival folclórico Duelo na Fronteira, realizado em Guajará-Mirim, distante cerca de 330 km da capital rondoniense, alcançou um novo

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas

Durante a Primeira Discussão e Votação do Projeto de Lei nº 4.958/2025, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) fez uma fala firme cobrando maior participa

Gente de Opinião Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)