Quarta-feira, 11 de abril de 2007 - 05h44
O líder do PMDB no Senado, Valdir Raupp (RO), disse em Plenário que a marcha dos prefeitos a Brasília - que reuniu mais de três mil prefeitos - revestiu-se de pleno êxito em sua tentativa de sensibilizar o governo federal e o Congresso Nacional para os problemas que atingem os municípios como a maior participação na distribuição do ICMS e o amento nos repasses das cotas do Fundo de Participação dos Municípios(FPM).
Segundo o senador, os prefeitos estão sendo atendidos em suas reivindicações, o que reforça o sucesso da marcha que contou com o apoio das principais lideranças partidárias como o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros e o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia e demais autoridades governamentais. .
Ele afirmou que na condição de ex-prefeito e ex-presidente da Associação dos Municípios de Rondônia compreende que é "extremamente importante o apoio das autoridades nas demandas dos municípios brasileiro".
Em seguida, o líder do PMDB informou que o presidente da República anunciou hoje para os municípios três ações: o aumento de 1% por cento das cotas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) - elevando de 22,5% para 23,55; a redução do percentual da contrapartida aos convênios celebrados entre a União e os Municípios - que variava de 10% a 20 % e agora ficará em 0,1%. e a isenção de Impostos sobre Produtos Industriais(IPI) na aquisição transportes escolares e outros equipamentos na área de saúde.
Quanto ao aumento de um por cento do FPM, o senador Raupp disse ser "uma das medidas das mais positivas para os municípios, considerando que esse 1% por cento no FPM significa R$ 1,3 bilhão para os municípios em 2007".
Precatórios: debates no Senado e com a sociedade civil
Ainda da tribuna, o líder do PMDB no Senado anunciou que está promovendo uma série de debates sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC-12) que trata sobre os precatórios dos estados e municípios e que, na condição de relator da matéria, somente colocará a PEC em votação quando a discussão estiver próxima do consenso. (Precatório é o documento expedido por um tribunal que comunica ao prefeito, governador ou presidente o reconhecimento judicial de uma dívida da Fazenda Pública com um cidadão ou entidade).
O senador Valdir Raupp informou que no dia 17 deste mês vai participar de um debate sobre a PEC-12 na Ordem dos Advogados do Brasil(OAB), em Brasília, com a participação de associados da entidades de todo o país. "Também ouviremos outros segmentos da sociedade civil", adiantou o senador, explicando que os estados e municípios encontram sérias dificuldades para a quitação dos precatórios.
Fonte: José Ribamar
Quinta-feira, 13 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (12) o requerimento de audiência pública apresentado pela deputada fede

Alero aprova crédito de R$ 2,5 milhões para o sistema prisional de Rondônia
Durante sessão ordinária realizada nesta semana, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 1173/2025, qu

A Câmara dos Deputados aprovou, de forma simbólica, nesta terça-feira (11), o Projeto de Lei nº 4028/2025, que altera a Lei nº 14.811/2024 para gara

Trabalho do deputado Ribeiro do Sinpol servirá de modelo para outros estados
O trabalho do deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) na Assembleia Legislativa de Rondônia, em defesa dos policiais civis, servirá de modelo para outros e
Quinta-feira, 13 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)