Quinta-feira, 20 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Senado aprovou Escola Técnica Federal para RO


Fátima comemora aprovação pelo Senado
da Escola Técnica Federal em Porto velho

O Senado aprovou após pedido de votação de  urgência da matéria feito em Plenário pela senadora Fátima Cleide e pelo senador Paulo Paim, ambos do PT, o PLC 70/2007, de autoria do Executivo, que cria a Escola Técnica Federal de Rondônia, com sede em Porto Velho,  e escolas similares ou agrotécnicas federais em outros cinco Estados e a capital federal, Brasília. 

A votação ocorreu tarde da noite, em sessão negociada pelo governo com a oposição para destravar a pauta de votações, paralisada há pelo menos duas semanas. O projeto vai agora à sanção do presidente Lula.  

"Esta é uma grande notícia para Porto Velho. Desde o final de 2004 temos trabalhado para a criação desta escola, que vai representar um espaço importante para a formação de nossos jovens, bastante carentes de capacitação profissional. Com os empreendimentos de energia previstos para nossa cidade, a Escola Federal de  Rondônia é vital para o desenvolvimento econômico e social", considera a senadora Fátima. 

No Plenário, a senadora manifestou  sua preocupação quanto  aos prazos para a execução do orçamento, que se não fossem cumpridos, gerariam um grande prejuízo à sociedade com o adiamento da construção das escolas técnicas. "Precisamos cumprir nossa tarefa e demonstrar ao povo brasileiro que esta Casa realmente assumiu compromisso com a educação, conforme Manifesto assinado em 2005", lembrou ela. 

A Escola Técnica Federal de  Rondônia é parte do Programa de Expansão das Escolas Técnicas e Agrotécnicas Federais, uma iniciativa do governo Lula, que retomou a construção desta modalidade de ensino, deixada de lado pelo governo FHC. 

Já existia, no papel, uma escola agrotécnica em Porto Velho, mas como o município sediará as usinas do Madeira, a senadora  encaminhou junto  ao Ministério da Educação a substituição por uma escola técnica federal, contando, para isso, com o apoio de toda a bancada de Rondônia.   

Fonte: Mara Paraguassu

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 20 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano busca junto ao DER recurso para Guajará-Mirim

Deputado Alex Redano busca junto ao DER recurso para Guajará-Mirim

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) recebeu no último dia 12 de junho (quarta-feira) uma demanda para solucionar a drenagem pluvial na a

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia investimentos em Visitas a Vilhena, Espigão D'Oeste e Cacoal

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia investimentos em Visitas a Vilhena, Espigão D'Oeste e Cacoal

Cumprindo uma intensa agenda pelo interior de Rondônia, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) visitou na última semana os municípios de

Assembleia Legislativa assegura apoio a 3ª Feira Científica, em Rolim de Moura

Assembleia Legislativa assegura apoio a 3ª Feira Científica, em Rolim de Moura

A cidade de Rolim de Moura receberá nos dias 8 e 9 de agosto a 3ª Feira Científica. O fórum, organizado pelo Instituto Mocam - Movimento Científico

Presidente Laerte Gomes destaca sucesso do 1º Fórum do Parlamento Amazônico em Brasília

Presidente Laerte Gomes destaca sucesso do 1º Fórum do Parlamento Amazônico em Brasília

Sob a presidência do deputado estadual Laerte Gomes (PSD), o Parlamento Amazônico se reuniu na tarde da última terça-feira (19), na Câmara dos Deput

Gente de Opinião Quinta-feira, 20 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)