Sexta-feira, 28 de setembro de 2007 - 10h40
Fátima comemora aprovação pelo Senado
da Escola Técnica Federal em Porto velho
O Senado aprovou após pedido de votação de urgência da matéria feito em Plenário pela senadora Fátima Cleide e pelo senador Paulo Paim, ambos do PT, o PLC 70/2007, de autoria do Executivo, que cria a Escola Técnica Federal de Rondônia, com sede em Porto Velho, e escolas similares ou agrotécnicas federais em outros cinco Estados e a capital federal, Brasília.
A votação ocorreu tarde da noite, em sessão negociada pelo governo com a oposição para destravar a pauta de votações, paralisada há pelo menos duas semanas. O projeto vai agora à sanção do presidente Lula.
"Esta é uma grande notícia para Porto Velho. Desde o final de 2004 temos trabalhado para a criação desta escola, que vai representar um espaço importante para a formação de nossos jovens, bastante carentes de capacitação profissional. Com os empreendimentos de energia previstos para nossa cidade, a Escola Federal de Rondônia é vital para o desenvolvimento econômico e social", considera a senadora Fátima.
No Plenário, a senadora manifestou sua preocupação quanto aos prazos para a execução do orçamento, que se não fossem cumpridos, gerariam um grande prejuízo à sociedade com o adiamento da construção das escolas técnicas. "Precisamos cumprir nossa tarefa e demonstrar ao povo brasileiro que esta Casa realmente assumiu compromisso com a educação, conforme Manifesto assinado em 2005", lembrou ela.
A Escola Técnica Federal de Rondônia é parte do Programa de Expansão das Escolas Técnicas e Agrotécnicas Federais, uma iniciativa do governo Lula, que retomou a construção desta modalidade de ensino, deixada de lado pelo governo FHC.
Já existia, no papel, uma escola agrotécnica em Porto Velho, mas como o município sediará as usinas do Madeira, a senadora encaminhou junto ao Ministério da Educação a substituição por uma escola técnica federal, contando, para isso, com o apoio de toda a bancada de Rondônia.
Fonte: Mara Paraguassu
Sábado, 21 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Um destruidor de relacionamentos, empregos, vínculos, famílias e da saúde física e mental. Assim podemos definir o alcoolismo: a vontade incontrol

Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas
Conviver com uma doença crônica significa enfrentar desafios diários, muitos deles invisíveis aos olhos da sociedade. Por isso, campanhas como Fev

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia
O Carnaval em Rondônia, especialmente em Porto Velho, consolidou-se a partir de meados do século XX, influenciado pela construção da Estrada de Fe

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa
Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi
Sábado, 21 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)