Terça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Senado aprovou Escola Técnica Federal para RO


Fátima comemora aprovação pelo Senado
da Escola Técnica Federal em Porto velho

O Senado aprovou após pedido de votação de  urgência da matéria feito em Plenário pela senadora Fátima Cleide e pelo senador Paulo Paim, ambos do PT, o PLC 70/2007, de autoria do Executivo, que cria a Escola Técnica Federal de Rondônia, com sede em Porto Velho,  e escolas similares ou agrotécnicas federais em outros cinco Estados e a capital federal, Brasília. 

A votação ocorreu tarde da noite, em sessão negociada pelo governo com a oposição para destravar a pauta de votações, paralisada há pelo menos duas semanas. O projeto vai agora à sanção do presidente Lula.  

"Esta é uma grande notícia para Porto Velho. Desde o final de 2004 temos trabalhado para a criação desta escola, que vai representar um espaço importante para a formação de nossos jovens, bastante carentes de capacitação profissional. Com os empreendimentos de energia previstos para nossa cidade, a Escola Federal de  Rondônia é vital para o desenvolvimento econômico e social", considera a senadora Fátima. 

No Plenário, a senadora manifestou  sua preocupação quanto  aos prazos para a execução do orçamento, que se não fossem cumpridos, gerariam um grande prejuízo à sociedade com o adiamento da construção das escolas técnicas. "Precisamos cumprir nossa tarefa e demonstrar ao povo brasileiro que esta Casa realmente assumiu compromisso com a educação, conforme Manifesto assinado em 2005", lembrou ela. 

A Escola Técnica Federal de  Rondônia é parte do Programa de Expansão das Escolas Técnicas e Agrotécnicas Federais, uma iniciativa do governo Lula, que retomou a construção desta modalidade de ensino, deixada de lado pelo governo FHC. 

Já existia, no papel, uma escola agrotécnica em Porto Velho, mas como o município sediará as usinas do Madeira, a senadora  encaminhou junto  ao Ministério da Educação a substituição por uma escola técnica federal, contando, para isso, com o apoio de toda a bancada de Rondônia.   

Fonte: Mara Paraguassu

Gente de OpiniãoTerça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alex Redano solicita operação tapa-buracos em rodovias na região central de RO

Alex Redano solicita operação tapa-buracos em rodovias na região central de RO

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo de Rondônia solicitando, em caráter de urgência, a realização de oper

Deputada federal Cristiane Lopes amplia políticas públicas para mães atípicas e muda realidades em Porto Velho

Deputada federal Cristiane Lopes amplia políticas públicas para mães atípicas e muda realidades em Porto Velho

Em uma cerimônia marcada por emoção, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou da certificação das alunas do projeto PCD+ Mães

Alta do diesel pressiona campo e Ismael Crispin cobra medidas para proteger setor produtivo em RO

Alta do diesel pressiona campo e Ismael Crispin cobra medidas para proteger setor produtivo em RO

O aumento do preço do diesel tem agravado a situação do setor produtivo em Rondônia e levado o deputado estadual Ismael Crispin (PP) a intensificar

Ieda Chaves defende mais mulheres nos espaços de poder em encontro na DPE-RO

Ieda Chaves defende mais mulheres nos espaços de poder em encontro na DPE-RO

Em alusão ao mês dedicado às mulheres, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) foi a convidada especial, na última quinta-feira (19), em uma

Gente de Opinião Terça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)