Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Senado aprovou Escola Técnica Federal para RO


Fátima comemora aprovação pelo Senado
da Escola Técnica Federal em Porto velho

O Senado aprovou após pedido de votação de  urgência da matéria feito em Plenário pela senadora Fátima Cleide e pelo senador Paulo Paim, ambos do PT, o PLC 70/2007, de autoria do Executivo, que cria a Escola Técnica Federal de Rondônia, com sede em Porto Velho,  e escolas similares ou agrotécnicas federais em outros cinco Estados e a capital federal, Brasília. 

A votação ocorreu tarde da noite, em sessão negociada pelo governo com a oposição para destravar a pauta de votações, paralisada há pelo menos duas semanas. O projeto vai agora à sanção do presidente Lula.  

"Esta é uma grande notícia para Porto Velho. Desde o final de 2004 temos trabalhado para a criação desta escola, que vai representar um espaço importante para a formação de nossos jovens, bastante carentes de capacitação profissional. Com os empreendimentos de energia previstos para nossa cidade, a Escola Federal de  Rondônia é vital para o desenvolvimento econômico e social", considera a senadora Fátima. 

No Plenário, a senadora manifestou  sua preocupação quanto  aos prazos para a execução do orçamento, que se não fossem cumpridos, gerariam um grande prejuízo à sociedade com o adiamento da construção das escolas técnicas. "Precisamos cumprir nossa tarefa e demonstrar ao povo brasileiro que esta Casa realmente assumiu compromisso com a educação, conforme Manifesto assinado em 2005", lembrou ela. 

A Escola Técnica Federal de  Rondônia é parte do Programa de Expansão das Escolas Técnicas e Agrotécnicas Federais, uma iniciativa do governo Lula, que retomou a construção desta modalidade de ensino, deixada de lado pelo governo FHC. 

Já existia, no papel, uma escola agrotécnica em Porto Velho, mas como o município sediará as usinas do Madeira, a senadora  encaminhou junto  ao Ministério da Educação a substituição por uma escola técnica federal, contando, para isso, com o apoio de toda a bancada de Rondônia.   

Fonte: Mara Paraguassu

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

SEMTRAN atende demanda do vereador Everaldo Fogaça e explica próximos passos na Avenida Amazonas

SEMTRAN atende demanda do vereador Everaldo Fogaça e explica próximos passos na Avenida Amazonas

A Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (SEMTRAN) divulgou, por meio do Ofício nº 562/2025/SEMTRAN-GAB, a resposta ao Pedido de P

Deputada Cláudia de Jesus busca garantir psicólogos e assistentes sociais nas escolas estaduais

Deputada Cláudia de Jesus busca garantir psicólogos e assistentes sociais nas escolas estaduais

A necessidade de garantir equipes multiprofissionais nas escolas estaduais motivou a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) a solicitar, por meio d

Cristiane Lopes reage à suspensão de indenizações aéreas pelo STF e defende o PL 539 como solução para crise aérea

Cristiane Lopes reage à suspensão de indenizações aéreas pelo STF e defende o PL 539 como solução para crise aérea

A deputada federal Cristiane Lopes reagiu à decisão do ministro Dias Toffoli, que suspendeu em todo o país os processos de indenização por atraso, a

Deputado Eyder Brasil homenageia Escola Barão do Solimões pelos 100 anos de história

Deputado Eyder Brasil homenageia Escola Barão do Solimões pelos 100 anos de história

O deputado estadual Eyder Brasil (PL) prestou homenagem à Escola Barão do Solimões, que completou 100 anos no dia 25 de agosto. A solenidade reuniu

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)