Porto Velho (RO) sexta-feira, 13 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Senado aprova nome de Miguel de Souza para o DNIT


O presidente interino, Tião Viana, deu início à Ordem do Dia desta terça-feira (16) no horário regimental, 16h. Ele anunciou as votações nomes de autoridades, de embaixadores e de medidas provisórias que estavam trancando a pauta. O senador Gerson Camata (PMDB-ES) elogiou a pontualidade do início da ordem do dia, ressaltando que o Senado tem marcado suas sessões apenas "pelos discursos e não por votações das matérias". Fátima Cleide (PT-RO), Osmar Dias (PDT-PR) e Renato Casagrande (PSB-ES) se associaram às manifestações em favor de Tião Viana.
Senado aprova nome de Miguel de Souza para o DNIT - Gente de OpiniãoA primeira matéria votada foi a indicação de Miguel de Souza para a diretoria de Planejamento do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), que acabou aprovada. O líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM) pediu, no entanto, o adiamento da votação.
- De repente, vejo a votação do DNIT já em curso - protestou, reclamando do líder do governo Romero Jucá (PMDB-RR), que, por sua vez, pediu desculpas, observando não estar ciente da rejeição à indicação de Miguel de Souza.
Outros senadores saudaram a estréia de Tião Viana na presidência da Mesa, entre eles Romeu Tuma (PTB-SP), que conclamou seus pares a não deflagrar o assunto "sucessão" na Casa, enfatizando tratar-se de uma questão que pode atrasar o bom andamento dos trabalhos depois do afastamento do senador Renan Calheiros.
César Borges (PR-BA), Heráclito Fortes (DEM-PI), José Nery (PSol-PA) , Aloizio Mercadante (PT-SP) e José Agripino (DEM-RN), também enalteceram a ascensão de Tião Viana à presidência. José Nery, porém, afirmou que a crise deflagrada pelas denúncias contra Renan Calheiros não acabou. Segundo sustentou, é necessário que o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar primeiro julgue os processos pendentes contra o presidente licenciado e que o Plenário vote as propostas sobre o fim do voto secreto para atenuar a crise. Ele sugeriu, ainda, que Tião discipline melhor o tempo dos oradores.
Já Mercadante destacou a importância do debate sobre a reforma tributária e a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), enaltecendo a tentativa de Tião Viana de firmar acordo suprapartidário para votações importantes. José Agripino lembrou que há meses os senadores da oposição "têm tentando segurar a imagem do Senado". Ele sugeriu que presidente interino acompanhe os processos que tramitam no Conselho de Ética .
- Vossa Excelência tem 45 dias para superar os desafios que terá pela frente. Mas creio que iniciamos uma volta à paz e ao diálogo - concluiu.
Fonte: Domingos Mourão Neto / Agência Senado

Mais Sobre Política

Importante conquista para Rondônia: Presidente Bolsonaro assina MP da Regularização Fundiária.

Importante conquista para Rondônia: Presidente Bolsonaro assina MP da Regularização Fundiária.

Para o presidente Jair Bolsonaro e o governador Marcos Rocha o objetivo da Medida Provisória é a de simplificar e modernizar o processo. Ao todo, ma

Assembleia Legislativa limpa a pauta antes de aprovar o Orçamento 2020

Assembleia Legislativa limpa a pauta antes de aprovar o Orçamento 2020

Na sessão ordinária e nas extraordinárias realizadas na tarde desta terça-feira (10), além de aprovar o Orçamento 2020 e apreciar os vetos do Execut

 Vereadora Cristiane Lopes e SINJOR realizam evento sobre medida que extingue registro profissional

Vereadora Cristiane Lopes e SINJOR realizam evento sobre medida que extingue registro profissional

Jornalistas de Porto Velho reuniram-se na Câmara Municipal de Porto Velho, para discutir os efeitos da Medida Provisória 905/2019, que extingue a

Governo atende pedido do deputado Adelino Follador e abre processo seletivo na Idaron

Governo atende pedido do deputado Adelino Follador e abre processo seletivo na Idaron

O pedido foi apresentado ao governador Marcos Rocha (PSL) pelo deputado Adelino Follador (DEM), após visitas nas sedes das Agências de Defesa Sanitári