Segunda-feira, 25 de abril de 2011 - 16h05
A prefeitura de Porto Velho através da secretaria municipal de Saúde (Semusa) realiza na próxima quinta e sexta-feira (28 e 29), o programa de atividades “Caps Itinerante” no Distrito de Jacy-Paraná. O programa proporcionará à comunidade local palestras, e atendimento especializado na unidade básica de saúde da região, que sofre com o alto índice de problemas de alcoolismos e consumo de drogas. A ação é fundamentada nas atividades realizadas no Centro de Atenção Psicossocial Álcool Drogas (Caps AD), implantando pelo prefeito Roberto Sobrinho em 2009, em Porto Velho.
Segundo o diretor do Caps AD, Ademir Pereira, a iniciativa servirá para levar o apoio necessário aos dependentes químicos, apresentando-os aos programas que a prefeitura oferece e alertando toda a comunidade do distrito sobre o perigo do uso de drogas e álcool.
Serão realizadas consultas médicas com psiquiatra, prescrição de medicamentos; atendimentos com psicólogo; psicoterapia e orientações; atendimentos para Assistência Social: atendimento com grupos de usuários; atendimento para a família; atividade comunitária desenvolvida em conjunto com a Equipe de Saúde da Família e associações de bairros e outras instituições.
Trabalho
A unidade de saúde do Distrito de Jacy-Paraná, será um pólo de atendimento em saúde mental, que terá um cronograma de atendimento a cada bimestre.
As equipes de saúde da família realizarão triagem dos casos que deverão ser atendidos pela equipe multiprofissional do CAPS AD, ou seja, todos os usuários que apresentem transtornos mentais de natureza severa e persistentes.
Encaminhamento
Os casos atendidos na Unidade de Saúde da Família do Distrito de Jacy-Paraná serão cadastrados para o acompanhamento mensal com o clínico geral na Unidade Jacy, e posterior reavaliação bimestral com a equipe multiprofissional do Caps AD, os casos persistentes e severos que precisem de internação serão avaliados pelo psiquiatra e sendo necessário da intervenção, o usuário será encaminhado para tratamento na cidade de Porto Velho.
O Centro de Atenção Psicossocial- Caps AD encaminhará os medicamentos de controle especial a unidade de Jacy-Paraná conforme prescrições, para serem entregues mensalmente a equipe de saúde da família que acompanha o usuário.
O Caps AD realizará o monitoramento do tratamento proposto em conjunto com a equipe de Saúde da localidade de Jacy-Paraná. A equipe de profissionais realizará a cada bimestre uma avaliação do Distrito realizando um raio X do problema na região.
Fonte: Saulo Bezerra
Presidente da Alero recebe a secretária de Estado da Educação, Albaniza Menandro
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), recebeu em seu gabinete, a visita institucional da secretár
Alero e FGV definem lançamento de edital de concurso para outubro de 2025
Na manhã desta terça-feira (23), aconteceu uma reunião entre representantes da comissão de servidores do novo concurso da Assembleia Legislativa de
Com o objetivo de garantir acesso rápido e digno aos serviços de saúde nas regiões mais isoladas de Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes
Da assessoria – A deputada Cláudia de Jesus (PT), pede que seja elaborado e enviado um Projeto de Lei Complementar que disponha sobre o cômputo, p