Segunda-feira, 25 de abril de 2011 - 16h05
A prefeitura de Porto Velho através da secretaria municipal de Saúde (Semusa) realiza na próxima quinta e sexta-feira (28 e 29), o programa de atividades “Caps Itinerante” no Distrito de Jacy-Paraná. O programa proporcionará à comunidade local palestras, e atendimento especializado na unidade básica de saúde da região, que sofre com o alto índice de problemas de alcoolismos e consumo de drogas. A ação é fundamentada nas atividades realizadas no Centro de Atenção Psicossocial Álcool Drogas (Caps AD), implantando pelo prefeito Roberto Sobrinho em 2009, em Porto Velho.
Segundo o diretor do Caps AD, Ademir Pereira, a iniciativa servirá para levar o apoio necessário aos dependentes químicos, apresentando-os aos programas que a prefeitura oferece e alertando toda a comunidade do distrito sobre o perigo do uso de drogas e álcool.
Serão realizadas consultas médicas com psiquiatra, prescrição de medicamentos; atendimentos com psicólogo; psicoterapia e orientações; atendimentos para Assistência Social: atendimento com grupos de usuários; atendimento para a família; atividade comunitária desenvolvida em conjunto com a Equipe de Saúde da Família e associações de bairros e outras instituições.
Trabalho
A unidade de saúde do Distrito de Jacy-Paraná, será um pólo de atendimento em saúde mental, que terá um cronograma de atendimento a cada bimestre.
As equipes de saúde da família realizarão triagem dos casos que deverão ser atendidos pela equipe multiprofissional do CAPS AD, ou seja, todos os usuários que apresentem transtornos mentais de natureza severa e persistentes.
Encaminhamento
Os casos atendidos na Unidade de Saúde da Família do Distrito de Jacy-Paraná serão cadastrados para o acompanhamento mensal com o clínico geral na Unidade Jacy, e posterior reavaliação bimestral com a equipe multiprofissional do Caps AD, os casos persistentes e severos que precisem de internação serão avaliados pelo psiquiatra e sendo necessário da intervenção, o usuário será encaminhado para tratamento na cidade de Porto Velho.
O Centro de Atenção Psicossocial- Caps AD encaminhará os medicamentos de controle especial a unidade de Jacy-Paraná conforme prescrições, para serem entregues mensalmente a equipe de saúde da família que acompanha o usuário.
O Caps AD realizará o monitoramento do tratamento proposto em conjunto com a equipe de Saúde da localidade de Jacy-Paraná. A equipe de profissionais realizará a cada bimestre uma avaliação do Distrito realizando um raio X do problema na região.
Fonte: Saulo Bezerra
Terça-feira, 17 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa
Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval
Embora o Carnaval seja sinônimo de liberdade, o risco de violência sexual ainda é uma realidade para muitas mulheres. Com foco na prevenção, a deput

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária
O cenário político de Rondônia ganhou um novo capítulo nesta semana. Em reunião realizada em Porto Velho com a direção nacional da Federação Renovação

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo do estado, com cópia ao Departamento de Estradas de Rodagem e Transpo
Terça-feira, 17 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)