Sexta-feira, 19 de dezembro de 2014 - 11h40
Por determinação do prefeito, Mauro Nazif, a partir de agora a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), vai assumir a responsabilidade de distribuir de forma gratuita fraldas a pessoas com deficiência ou com alguma limitação que interfira no controle total e parcial das funções fisiológicas.
Segundo explica o secretário da Semusa, Domingos Sávio, até então esta distribuição era realizada somente perante pedido judicial, mas por entender que trata-se de uma redução de custos a famílias que necessitam destes insumos e uma melhora na qualidade de vida das mesmas, a prefeitura vai passar a fornecer o material conforme os pedidos e apresentação de laudos médicos a Divisão de Serviço Social da secretaria. "A responsabilidade por este atendimento não é definida pelo Ministério da Saúde, até então pairava a dúvida se deveria ser atribuída ao município ou ao estado, mas depois de uma série de discussões por iniciativa do prefeito, nós resolvemos adotar esta prática", explicou Domingos, ao justificar que a atitude precisou passar pela a aprovação de várias instâncias fiscalizadoras, como o Conselho Municipal de Saúde, a Comissão Intergestores Bipartite e a Câmara Técnica.
Atualmente, cerca de 200 pessoas fazem parte de um cadastro de distribuição junto a secretaria. Ainda de acordo com o responsável pela pasta, o fornecimento será custeado com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS). "De uma forma geral nós queremos desenvolver assistência a saúde dos cidadãos sem mobilidade funcional, independente da idade", frisou Sávio.
Para maiores informações, a Semusa disponibiliza o telefone (69) 3901-2953. A cada solicitação, comprovada a necessidade in loco e via documento, será entregue uma quantidade suficiente para atender ao período de 3 meses.
Fonte: Renata Beccária
“Tudo Aqui” atende população no Cacoal Shopping
O governador, coronel Marcos Rocha, inaugurou nesta sexta-feira (29), uma unidade do “Tudo Aqui”, no Cacoal Shopping. A instalação da entidade atend
Obras de pavimentação, saneamento e agricultura foram os setores contemplados São Francisco do Guaporé (RO), localizado no Vale do Guaporé, recebeu
Deputada Cristiane Lopes leva inclusão digital à Casa Família Rosetta com entrega de 20 computadores
Fortalecer a inclusão digital e apoiar os projetos sociais têm sido prioridades no mandato da deputada federal Cristiane Lopes (União Progressista).
Mais de 2 mil pessoas participaram projeto “Cidadania no Bairro” promovido por Eyder Brasil
A 3ª edição do projeto “Cidadania no Bairro”, idealizado pelo deputado estadual Eyder Brasil (PL), atendeu mais de 2000 moradores no bairro Nacional,