Sexta-feira, 8 de agosto de 2014 - 09h13
Tem início nesta sexta-feira, 08 de agosto, a programação da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) destinada ao apoio e fomento da amamentação no município de Porto Velho. Com a abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno, a ser realizada no auditório da Faculdade de Ciências Administrativas e Tecnologia de Rondônia (Fatec/RO) às 08h, é esperado que durante este mês cada vez mais mães sejam estimuladas e tenham consciência da importância da amamentação.
Segundo Rosimary Garcia, coordenadora de Saúde da Criança da Semusa, O aleitamento é o principal meio de assegurar ao recém-nascido condições suficientes para seu desenvolvimento pleno, contribuindo para seu crescimento e prevenção de doenças. É recomendado que o leite materno seja a única fonte de alimento durante os primeiros seis meses de vida e posteriormente como complementação da dieta da criança até os dois anos de idade.
A Semana Mundial de Amamentação, criada em 1992, está em sua 22ª edição com o tema “Aleitamento Materno: uma vitória para toda a vida!”. Ela acontece simultaneamente em 120 países, e em Porto Velho terá atividades em Unidades de Saúde da Família (USF), no Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH) e também com minicursos destinados a profissionais da rede de atenção básica.
Nas USF os grupos de gestantes e mães de recém-nascidos serão orientadas com palestras e recomendações que enfatizam os benefícios e vantagens do aleitamento, juntamente do direcionamento necessário ao Posto de Coleta de Leite Humano para as voluntárias que desejem doar leite. No PCLH serão ofertados serviços de saúde às crianças como pesagem, atualização da caderneta de vacina e consultas médicas, incluindo um café da manhã especial para as 10 doadoras regulares que hoje auxiliam o Banco de Leite Santa Ágata. O número é pouco, mas espera-se que com o fomento da prática mais mães possam aderir ao ato de doação de leite.
Os minicursos, ministrados pelo Banco de Leite, serão voltados aos médicos, enfermeiros e odontólogos das Unidades de Saúde da Família e também a acadêmicos da universidade e faculdades de cursos na área da saúde de Porto Velho. Com duração de três dias (12 a 15 de agosto), os presentes serão abordados com os temas: NBCAL – Norma brasileira de comercialização de alimentos para lactantes e crianças na primeira infância; Alimentação Complementar; Manejo Direto e Aconselhamento na Amamentação.
Durante os três dias cerca de trinta profissionais participarão dos minicursos nas salas de aula da Fatec/RO.
Fonte: Collien Rodrigo
Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic
Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)