Quarta-feira, 25 de janeiro de 2012 - 18h10
O secretário de regularização fundiária e habitação, Ian Kleber, foi o entrevistado do programa Hora do Povo da radio Rondônia, nesta quarta-feira, 25. O radialista Mário Calixto iniciou a entrevista ressaltando o grande número de ligações de ouvintes do programa que questionam a respeito da regularização fundiária.
Ian Kleber falou durante a entrevista que, 2011 foi um ano bastante produtivo para Semur, pois foram entregues mais de 4.200 escrituras definitivas à moradores de 17 bairros da capital. Ele ressaltou a ação efetuada no bairro Ulisses Guimarães que hoje se encontra totalmente regularizado. “Devolvemos a estas pessoas a dignidade, pois eles agora são de fato e de direito proprietários de seus imóveis”, concluiu ele.
O secretário explicou que para a realização da regularização depende de uma série de fatores e que por muitas vezes é necessário um longo processo em que os terrenos têm de ser passados de um proprietário particular para o poder do município.
Habitação
Na área de habitação o secretário da Semur destacou a entrega de 120 unidades habitacionais do Projeto Candelária II, III e IV, localizado no bairro Marcos Freire, em maio do ano passado e outras 98 casas do Projeto Candelária I, que foram entregues em outubro. Para 2012 serão entregues 716 moradias do Programa Minha Casa Minha Vida.
UsoCampeão
O projeto de regularização fundiária foi criado na gestão do prefeito Roberto Sobrinho, dele surgiu o Programa Usocampeão, que tem o objetivo de garantir o direito à moradia digna também às famílias que ocupam áreas particulares há mais de cinco anos, como determina a Lei do Usucapeão. Para viabilização do projeto Usocampeão a Semur realiza o cadastramento das famílias e recolhe documentos para análise. Em seguida, aciona a Defensoria Pública do Estado, parceira do município, que entra com ações na justiça requerendo a posse para quem está morando no lote. “O ano passado foi muito bom, fechamos 2011 com mais de 20 mil escrituras entregues durante a administração do prefeito Roberto sobrinho”, finalizou Ian Kleber.
Fonte: Edina Silva
Foto Medeiros
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1094/2025, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional suplementar no valor de R$ 3.
Parlamento estadual aprova mudanças na lei de alfabetização em Rondônia
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1073/2025, que altera pontos da Lei 5.735/2024, responsável por orientar as ações de alfabetizaçã
Assembleia aprova R$ 2,9 milhões para ampliar Programa Crescendo Bem
Nesta semana, os parlamentares da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei 1076/2025, que autoriza a a
Na tarde desta quarta-feira, 24 de setembro, a Câmara Municipal de Porto Velho prestou uma homenagem ao diretor-presidente do Grupo Educacional Apar