Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Semtran prepara operação de fiscalização de vans escolares


A secretaria municipal de Transportes e Trânsito (Semtran) planeja uma grande operação de fiscalização das vans escolares em atividade no município. O processo será desencadeado com o início do ano letivo, nos primeiros dias do mês de fevereiro. As vans detectadas atuando irregularmente serão apreendidas e recolhidas para o pátio da Semtran. Segundo Everton Kemp, chefe da coordenadoria municipal de Transportes (CMT/ Semtran), as vans escolares devem realizar duas vistorias anuais, uma no início do ano, antes das aulas, e outra no meio do ano, durante as férias dos alunos. “Esperamos que os proprietários realizem as vistorias dos carros ainda neste mês de janeiro, pois com o início das aulas as vans que não estiverem vistoriadas correrão o risco de serem apreendidas”, afirmou Kemp. 

A Semtran destinará dezoito fiscais para aturem em três equipes de ação simultânea. As vans que estiverem prestando serviços sem a concessão e as que possuem concessão, mas estejam sem vistoria serão apreendidas. “Os serviços de fiscalização são previstos para acontecer da seguinte forma, se uma van for parada pelos fiscais, os alunos deverão ser deixados primeiramente na escola ou em suas casas para depois haver a recolha do veículo ao pátio da Semtran. Pedimos aos pais de alunos que verifiquem a situação cadastral das vans antes de contratar seus serviços, isso fará com que muitos problemas sejam evitados. Uma equipe atuará na zona Leste, outra na zona Sul e outra no Centro, assim será muito difícil que alguém escape à fiscalização”, informou Raimundo Júnior, do Departamento de Processos de Veículos Apreendidos.
 
A Semtran tem em seus registros a quantidade de 35 vans cadastradas para o trabalho com o transporte escolar em Porto Velho. “Durante o ano de 2012, tudo esteve de maneira muito solta”, informou Kemp. Em 2013, todo os esforços das equipes da Semtran resultaram na regularização de 19 vans escolares. “Neste ano, vamos iniciar o processo de cassação de vans irregulares. Seremos mais enérgicos que anteriormente. A fiscalização está atenta para pegar as outras que não cumpriram devidamente o processo de habilitação. Elas devem ser retiradas de circulação”, informou o coordenador, explicando também que, ainda neste ano, acontecerá nova abertura de licitação para prestadores de serviços. “Cinquenta vans podem ser habilitadas neste ano. Quem tiver atuando clandestinamente terá a chance de se legalizar e novos prestadores poderão adentrar ao mercado. Dúvidas sobre os assuntos referentes às concessões podem ser dirimidas pelo número 0800 647 5100”, concluiu o coordenador. 
 
Fonte: Renato Menghi

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Visitando a região do Cone Sul do Estado, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) reforçou o compromisso com as forças de segurança, saúde e parabenizou

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)