Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Semtran debate projeto de terminal de integração


Técnicos da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Semtran) devem apresentar esta semana, o novo projeto para a construção do terminal de integração de passageiros, na Rua Euclides da Cunha, na área central de Porto Velho. Mais de R$ 1,4 milhão estão assegurados para a obra. O projeto foi debatido na segunda-feira, 5, com representantes do Sindicato dos Vendedores Ambulantes, Camelôs, Feirantes e Similares de Porto Velho (Siamcafeis), os vereadores Cabo Anjos e Márcio do Sintetuperon, o secretário Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur), Antônio Geraldo Afonso e o Adjunto Ayres Eduardo, e o secretário Carlos Guttemberg.


Na pauta, o possível retorno de mais de 40 trabalhadores para a área da Euclides da Cunha. Eles foram despejados ano passado. Muitos ainda não estão trabalhando e querem assegurar, dentro do projeto do terminal de integração, espaços para lojas. De acordo com o projeto original, há a previsão de apenas 16 lojas. No entanto, os espaços devem ser ocupados por lanchonetes, banca de revistas, cafeteria, etc. Os comerciantes pleiteiam a inclusão de pelo menos 40 lojas de confecções, calçados, e artigos de bijuterias. A proposta, no entanto, recebe resistência pelo projeto não comportar este tipo de empreendimento.

O secretário municipal de Transporte e Trânsito, Carlos Guttemberg, disse estar solidários aos trabalhadores – muitos estavam no local há 30 anos -, mas não pode decidir pela mudança do projeto sem antes passar por uma avaliação técnica, e sem que haja aprovação do prefeito Mauro Nazif. Guttemberg afirma que o prefeito está sensível à solicitação, mas ainda não há uma definição para o caso.

Shopping Popular

Uma proposta para ampliação, reforma e revitalização do Shopping Popular foi apresentada e debatida durante a reunião. A meta é dotar o shopping de infra-estrutura moderna, climatização, energia segura – hoje há muitas ligações de risco, amplo espaço para praça de alimentação e, o mais importante, uma campanha publicitária para atrair consumidores para o local.

Os trabalhadores afirmam que hoje o Shopping Popular não tem capacidade de suportar as 291 lojas, pois a rede de energia elétrica e o sistema hidráulico estão precários. “Não tem condições de viver trabalhando naquele local. Estamos no prejuízo há mais de um ano e não dá mais para esperar”, disse o comerciante José Alves indignado com a situação atual dos trabalhadores.

Eles gostaram da proposta de transformar o shopping popular em local atrativo, mas a escolha ainda fica pelo retorno para a Rua Euclides da Cunha. Uma nova reunião deve acontecer para debater o assunto e chegar a uma solução definitiva, afirma Carlos Guttemberg.

Fonte: Zacarias Pena Verde
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)