Porto Velho (RO) sexta-feira, 17 de agosto de 2018
×
Gente de Opinião

Política

SEMPRE UM PAPO EM PORTO VELHO


FIMCA lota auditório durante palestra do jornalista de aventura Airton Órtiz

Do Rio Grande do Sul para o mundo, daí para as Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA em Porto Velho, o escritor, jornalista, explorador e fotógrafo Airton Órtiz, foi o convidado do Projeto “Sempre um Papo em Porto Velho”, cuja palestra lotou o auditório da Instituição, quarta-feira, (28) quando realizou um “papo” informal com o público que prestigiou o evento.

Entre os presentes, o diretor da FIMCA, Aparício Carvalho, um dos patrocinadores do evento, a vice-diretora, Maria Silvia Carvalho, coordenadores e professores, Heldelícia Souza (Turismo Ambiental), Ademar Scheidt (Administração), Antônio Hernandes (Ciências Biológicas), Isabel Cristina (NAIA), Mônica Freiberger (coordenadora pedagógica), acadêmicos de vários Cursos, com destaque para os do Curso de Turismo Ambiental da FIMCA, professores, funcionários, estudantes de outras Instituições de Ensino Superior, convidados, José Carlos Gadelha (SEMDES), os poetas e membros da Academia de Letras de Rondônia, Pedro Albino e Abeniel Machado, dos jornalistas, Marcos Souza e Paulo Andreoli, ambos do site rondoniaovivo.com, o jornalista e editor do jornal Folha Jovem, João Albuquerque, a repórter da TV Rondônia, Andréia Fortini, a representante do site Noticianahora.com.br, Eliane Viana, e as equipes do programa Infoco e da agência de publicidade No Ar.

Airton Órtiz falou sobre suas viagens, curiosidades, a experiência como jornalista. Durante a palestra foram exibidas fotos das expedições feitas pelo autor, que são temas de seus livros. Em seguida foram debatidos temas ligados ao Turismo, ao Jornalismo, à Cultura e Esportes Radicais com a participação do público. Entre uma pergunta e outra, o coordenador do evento, Fred Perillo, sorteou cinco livros do palestrante. Entre os premiados, dois acadêmicos de Turismo Ambiental da FIMCA.

Na ocasião, Airton Órtiz promoveu o lançamento do seu novo livro, “Na Trilha da Humanidade”, assim como o relançamento de “Travessia da Amazônia”, obras publicadas pela Editora Record, seguido de sessão de autógrafos e venda dos livros.

O “jornalista de aventura”, como se autodenomina Airton Órtiz, é autor de outros livros , entre eles, Aventura no Topo da África: trekking no Kilimanjaro, Cruzando a Última Fronteira, Egito dos Faraós, Na Estrada do Everest, Pelos Caminhos do Tibete, Travessia da Amazônia e Expresso para a Índia, que lhe rendeu, em 2003, o Prêmio Euclides da Cunha, da União Brasileira de Escritores, como melhor livro de ensaio publicado no Brasil.

O “Sempre um Papo em Porto Velho” é promovido pela AB Comunicação, Fred Perillo Comunicação, Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA, Academia de Letras de Rondônia, com apoio cultural do Departamento de Turismo da Prefeitura de Porto Velho e site Rondoniaovivo.com.

O coordenador o Projeto Sempre um Papo em Porto Velho, Fred Perillo enfatizou que a parceria com a FIMCA foi importante para a realização do evento. “A FIMCA por ser uma Instituição séria e bastante conhecida, dá maior credibilidade ao Projeto. Além disso o Aparício Carvalho tem um diferencial interessante, é um dirigente de uma Instituição Acadêmica e presidente da Academia de Letras de Rondônia. Como o Sempre um Papo é um projeto literário, então o Aparício acolheu o projeto com duplo carinho e simpatia, porque a cada palestra acontece o lançamento de um livro e sua divulgação, somado ainda aos benefícios que as palestras trazem para os acadêmicos, o que favoreceu a parceria FIMCA com o Sempre um Papo”.

O diretor da FIMCA, Aparício Carvalho declarou que “o evento desta noite foi um êxito. Nosso auditório ficou lotado de acadêmicos de vários dos nossos Cursos, convidados da Academia de Letras, professores, amigos e profissionais da Imprensa que vieram cobrir o evento. Estamos felizes com mais esta parceria de sucesso feita pela FIMCA e esperemos que a parceria continue e que possamos trazer personalidades como o escritor Airton Órtiz, que abrilhantou a noite e nos brindou com muitas informações”.

Mais Sobre Política

AROM retira, na Justiça, exigência que paralisa transporte escolar

AROM retira, na Justiça, exigência que paralisa transporte escolar

Em uma atuação inédita do movimento municipalista, a Associação Rondoniense de Municípios – AROM conquistou uma liminar favorável aos 52 municípios do

Dívida do extinto Banco do Estado de Rondônia é prolongada por 240 meses

Dívida do extinto Banco do Estado de Rondônia é prolongada por 240 meses

 Uma nova pactuação entre o governo de Rondônia e a União, tendo como interveniente o Banco do Brasil, foi assinada na tarde desta quarta-feira (15) p

Seminário vai discutir implantação do Patronato Penitenciário em Porto Velho

Seminário vai discutir implantação do Patronato Penitenciário em Porto Velho

O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio do Centro de Apoio Operacional de Políticas Penitenciárias e Execução Penal (CAOP-PPEP), realiza