Quinta-feira, 22 de janeiro de 2015 - 16h37
A obra de recuperação da galeria que desabou na Estrada do Belmont, entrada do bairro Nacional, já foi iniciada pela Secretaria Municipal de Obras. Semana passada, uma equipe de técnicos da secretaria fez o estudo topográfico para definir como seria o procedimento de recuperação da via e, essa semana, servidores da equipe de drenagem pluvial estão trabalhando na abertura da rua no trecho onde serão instalados três tubos ármicos.
Segundo o chefe da equipe, João Nogueira, o fluxo do córrego que cruza a estrada do Belmont está sendo desviado para que o trecho onde a galeria desabou possa ser recuperado. No local serão instalados três tubos ármicos de três metros de diâmetro cada, um em um total de 33 metros de cumprimento. “Estamos abrindo uma enorme vala na via e até quinta-feira instalaremos os tubos ármicos para aterrar o local e abrir a passagem para pedestres e carros pequenos. Se nada atrapalhar essa primeira etapa do trabalho será concluída até a próxima segunda-feira e os moradores já poderão utilizar novamente a estrada”, disse João Nogueira.
Nogueira informou também que após a conclusão dessa primeira etapa da obra, uma outra equipe de técnicos da Semob fará um estudo sobre a viabilidade de se iniciar ainda esse mês a recuperação da galeria para concluir, em definitivo, a obra no local. “Estamos no período de chuvas e o rio Madeira está enchendo muito rápido. Se o fluxo das águas que passam por esse córrego continuar intenso ou aumentar será preciso esperar as águas baixarem para concluir a obra durante o verão.
Mesmo assim, com a mudança do canal e o aterramento desse trecho, já será possível aos moradores utilizarem a via para o fluxo de motos, pedestres e carros pequenos”, explicou Nogueira.
“Tomara que realmente os trabalhadores consigam concluir esse serviço no prazo programado, pois está sendo muito complicado para os moradores entrarem e saírem do bairro sem esse acesso pela Estrada do Belmont, que é o principal e melhor caminho pra gente”, contou Moisés Almeida, morador do bairro há quase 30 anos. “Com certeza com o trabalho que está sendo feito aqui esse trecho da estrada ficará mais seguro para trefegarmos, mas o asfalto ao longo da via foi feito há muitos anos e já está muito velho. Pedimos que, além de recuperar a galeria que desabou, a Prefeitura também recupere o asfalto da via”, comentou o morador Antônio Carlos Serafim.
Fonte: Malu Calixto | Fotos Frank Néry
“Tudo Aqui” atende população no Cacoal Shopping
O governador, coronel Marcos Rocha, inaugurou nesta sexta-feira (29), uma unidade do “Tudo Aqui”, no Cacoal Shopping. A instalação da entidade atend
Obras de pavimentação, saneamento e agricultura foram os setores contemplados São Francisco do Guaporé (RO), localizado no Vale do Guaporé, recebeu
Deputada Cristiane Lopes leva inclusão digital à Casa Família Rosetta com entrega de 20 computadores
Fortalecer a inclusão digital e apoiar os projetos sociais têm sido prioridades no mandato da deputada federal Cristiane Lopes (União Progressista).
Mais de 2 mil pessoas participaram projeto “Cidadania no Bairro” promovido por Eyder Brasil
A 3ª edição do projeto “Cidadania no Bairro”, idealizado pelo deputado estadual Eyder Brasil (PL), atendeu mais de 2000 moradores no bairro Nacional,