Para dar continuidade ao projeto de recapeamento de ruas com grande fluxo de veículos em Porto Velho e promover melhor mobilidade urbana aos moradores da cidade, a Secretaria Municipal de Obras (Semob) iniciou nesta quarta-feira, 11, o recapeamento da avenida Lauro Sodré. A obra, que compreende um trecho de quase dois quilômetros entre a avenida Imigrantes e a rua Dom Pedro II, começou pelo lado direito da via, sentido avenida Imigrantes para o centro, e a previsão é de quatro dias de trabalho para ser concluída a pavimentação. “Estamos fazendo toda a Lauro Sodré até a avenida Calama e também faremos o trecho entre a Calama e a rua Dom Pedro II, onde ela muda de nome para Gonçalves Dias. Esse trecho, que cruza uma parte importante do centro da cidade, tem grande fluxo de veículos e é uma rota muito usada principalmente nos horários de pico. Com seu recapeamento ficará mais seguro e rápido transitar por ela”, explicou Antônio dos Anjos, chefe da equipe de Pavimentação da Semob.
Algumas ruas do bairro Ipase Novo, que cruzam com a avenida Lauro Sodré, como a Suécia e a Sebastião Barbosa, também serão parcialmente recapeadas para aumentar a durabilidade do asfalto. Com a proposta de garantir maior qualidade ao serviço realizado, a secretaria também implantou baias de ônibus em todos os pontos de transporte público da via, e nos cruzamentos entre ruas, construiu as passagens molhadas. “As baias, que são construídas com pedra rachão e concreto proporcionam maior sustentação ao asfalto que recebe maior impacto nesses pontos onde os ônibus param constantemente. E as passagens molhadas, que são construídas nos cruzamentos onde não há caixa coletora de drenagem pluvial, também fortalecem o asfalto nesses pontos para evitar que a água acumulada provoque a abertura de buracos”, explicou Gustavo Veras, engenheiro civil da Semob.
Mário Sérgio Duarte, que tem um escritório localizado na avenida Lauro Sodré, gostou de ver a rua sendo recuperada. “Melhorias são sempre bem-vindas. Os buracos aqui não eram grandes, mas, com esse recapeamento, ela ficará muito melhor para se trafegar. Acredito que o trânsito ficará até mais rápido”, comentou.
Fonte: Malu Calixto

Sábado, 28 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)