Quarta-feira, 7 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Seminário vai discutir reintegração de apenados e implantação do Patronato Acuda, em RO


Seminário vai discutir reintegração de apenados e implantação do Patronato Acuda, em RO  - Gente de Opinião
O “Seminário Patronato - Reintegração Social de Egressos” vai reunir informações sobre caminhos na gestão da política penal, nos dias 23 e 24 de agosto, na sede do Ministério Público de Rondônia (MP-RO), em Porto Velho. O evento é aberto ao público (clique aqui para fazer a inscrição) e tem como principal objetivo alinhar a rede de atenção ao apenado e egresso para implantação do Patronato Acuda.

O seminário é uma iniciativa da Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas (Vepema) e Ministério Público (MP-RO). Durante as palestras serão tratados temas como “Conceitos Atuais e Práticas das Políticas Penais no Brasil”; “Participação e controle social nas políticas penais”. Os magistrados do TJRO, Sérgio William Domingues Teixeira e Bruno Sérgio Menezes Darwich participarão em duas mesas redondas como mediadores.

Para a titular da Vepema, Kerley Alcântara, o seminário é importante porque vai fortalecer o relacionamento da rede de apoio e fiscalização do cumprimento de pena dos apenados, além de oferecer subsídio para a institucionalização do Patronato Acuda.

“O patronato vem para assegurar o direito que a Lei de Execuções Penais (LEP) prevê à reintegração do apenado, principalmente o egresso, que já cumpriu a sua pena. Também pretende ampliar a fiscalização aos apenados do regime aberto e do condicional e será uma grande ferramenta de ampliação dessa fiscalização”, explicou a magistrada.

O “Patronato Acuda” será uma entidade que cuidará da ressocialização e reintegração do apenado na sociedade. A rede fornecerá uma série de cuidados a pessoas em cumprimento de penas nos regimes aberto, condicional e do egresso do sistema penal. Também fiscalizará o efetivo cumprimento das penas desses regimes.

Trata-se de uma parceria entre o município de Porto Velho, do estado, por meio da Secretaria de Estado e Justiça (Sejus) e Acuda.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 7 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano solicita sinalização urgente na RO-459, entre Rio Crespo e BR-364

Deputado Alex Redano solicita sinalização urgente na RO-459, entre Rio Crespo e BR-364

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Governo do Estado de Rondônia, com cópia ao Departamento de Estradas e Rodagen

Deputado Pedro Fernandes propõe criação de Grupo de Trabalho para enfrentar crise na pecuária em Rondônia

Deputado Pedro Fernandes propõe criação de Grupo de Trabalho para enfrentar crise na pecuária em Rondônia

O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) protocolou ofício junto ao gabinete do governador Marcos Rocha, propondo a criação de um Grupo de Trabalho

Em Vista Alegre do Abunã, Cristiane Lopes defende agilidade na regularização fundiária e reafirma apoio aos produtores

Em Vista Alegre do Abunã, Cristiane Lopes defende agilidade na regularização fundiária e reafirma apoio aos produtores

A deputada federal Cristiane Lopes participou de uma audiência pública no distrito de Vista Alegre do Abunã, em Porto Velho, para tratar da regulari

Deputado estadual Alex Redano realiza sessão solene em homenagem a Maçonaria

Deputado estadual Alex Redano realiza sessão solene em homenagem a Maçonaria

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia realizou na tarde desta sexta-feira (02), uma Sessão Solene, que teve como proponente o presidente da

Gente de Opinião Quarta-feira, 7 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)