Terça-feira, 15 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Seminário vai discutir reintegração de apenados e implantação do Patronato Acuda, em RO


Seminário vai discutir reintegração de apenados e implantação do Patronato Acuda, em RO  - Gente de Opinião
O “Seminário Patronato - Reintegração Social de Egressos” vai reunir informações sobre caminhos na gestão da política penal, nos dias 23 e 24 de agosto, na sede do Ministério Público de Rondônia (MP-RO), em Porto Velho. O evento é aberto ao público (clique aqui para fazer a inscrição) e tem como principal objetivo alinhar a rede de atenção ao apenado e egresso para implantação do Patronato Acuda.

O seminário é uma iniciativa da Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas (Vepema) e Ministério Público (MP-RO). Durante as palestras serão tratados temas como “Conceitos Atuais e Práticas das Políticas Penais no Brasil”; “Participação e controle social nas políticas penais”. Os magistrados do TJRO, Sérgio William Domingues Teixeira e Bruno Sérgio Menezes Darwich participarão em duas mesas redondas como mediadores.

Para a titular da Vepema, Kerley Alcântara, o seminário é importante porque vai fortalecer o relacionamento da rede de apoio e fiscalização do cumprimento de pena dos apenados, além de oferecer subsídio para a institucionalização do Patronato Acuda.

“O patronato vem para assegurar o direito que a Lei de Execuções Penais (LEP) prevê à reintegração do apenado, principalmente o egresso, que já cumpriu a sua pena. Também pretende ampliar a fiscalização aos apenados do regime aberto e do condicional e será uma grande ferramenta de ampliação dessa fiscalização”, explicou a magistrada.

O “Patronato Acuda” será uma entidade que cuidará da ressocialização e reintegração do apenado na sociedade. A rede fornecerá uma série de cuidados a pessoas em cumprimento de penas nos regimes aberto, condicional e do egresso do sistema penal. Também fiscalizará o efetivo cumprimento das penas desses regimes.

Trata-se de uma parceria entre o município de Porto Velho, do estado, por meio da Secretaria de Estado e Justiça (Sejus) e Acuda.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 15 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada federal Cristiane Lopes destina 300 mil à marcha para Jesus de Porto Velho

Deputada federal Cristiane Lopes destina 300 mil à marcha para Jesus de Porto Velho

Uma solenidade marcada por fé, unidade e compromisso com a sociedade marcou o lançamento oficial da Marcha para Jesus 2025, nesta segunda-feira (14)

Deputado Alex Redano destina R$ 300 mil para a realização da 44ª Expojipa

Deputado Alex Redano destina R$ 300 mil para a realização da 44ª Expojipa

Com o objetivo de fortalecer a cultura, o agronegócio e a economia regional, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Al

Deputado Alex Redano esclarece fake news sobre pedido de cassação do governador e vice

Deputado Alex Redano esclarece fake news sobre pedido de cassação do governador e vice

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado estadual Alex Redano, veio a público nesta quarta-feira (10) para esclarecer boatos que

Deputada Cristiane Lopes entrega equipamentos e mobílias a 9 UBSs de Nova Mamoré

Deputada Cristiane Lopes entrega equipamentos e mobílias a 9 UBSs de Nova Mamoré

A saúde pública de Nova Mamoré acaba de ser significativamente fortalecida com a entrega de novos equipamentos para nove Unidades Básicas de Saúde (

Gente de Opinião Terça-feira, 15 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)