Porto Velho (RO) quarta-feira, 18 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Seminário sobre controle das políticas públicas é aberto no TCE


 
Autoridades municipais e estaduais, representantes dos três poderes (Executivo, Judiciário e Legislativo) e do Ministério Público, acadêmicos e servidores públicos participaram, na manhã desta quinta-feira (11), da abertura do 1º Seminário “O Tribunal de Contas e o Controle das Políticas Públicas”, realizada pelo TCE-RO, na sua sede.

Mais de 200 pessoas estiveram presentes à solenidade de abertura, que contou com a presença dos sete conselheiros do TCE; da procuradora-geral do Ministério Público de Contas, Érika Saldanha; o deputado Ribamar Araújo, representando a Presidência da Assembleia Legislativa; do promotor de Justiça Rodney Pereira de Paula, representando a Procuradoria-Geral do Ministério Público; e do prefeito de Ji-Paraná, José de Abreu Bianco, representando os chefes de executivos municipais do Estado.

Após a execução do Hino Nacional, o presidente José Gomes fez o discurso de abertura, saudando todos os presentes e convidando-os para os debates, bem como palestras e conferências que serão realizadas durante toda esta quinta-feira e também amanhã.

O conselheiro presidente também falou da importância de se discutir o controle das políticas públicas. “Como responsável por controlar as despesas públicas, o Tribunal de Contas de Rondônia entendeu a necessidade deste evento, que busca compartilhar conhecimentos e incentivar a reflexão quanto à elaboração e à execução das políticas públicas não só no Brasil, mas no nosso Estado.”

Ainda em seu discurso, José Gomes destacou a categoria dos palestrantes convidados para o evento. “Todos são estudiosos renomados que vêm abrilhantar nosso Seminário, repassar suas experiências sobre o eixo temático em questão e nos auxiliar na melhoria da gestão pública em Rondônia.”

O fato de o Seminário enfatizar a educação, dentre as diversas áreas que compõem a execução das políticas públicas, foi destacado pelo presidente: “Nenhum pai coloca seu filho na escola apenas para passar o tempo. Quer o filho como detentor pleno de conhecimentos e, de preferência, inserido no mercado de trabalho. Por isso é preciso lutar por um estado que, de fato, atenda às expectativas dos cidadãos.”

Antes de concluir seu discurso, o presidente do TCE agradeceu a presença dos gestores e representantes dos poderes, além dos acadêmicos. “Tenho certeza que os ensinamentos, estudos e debates que serão realizados durante este evento vão servir para uma reflexão mais profunda sobre a questão do controle das políticas públicas no nosso dia-a-dia.”

SERVIÇO PÚBLICO

A melhoria do serviço que é oferecido ao cidadão, através do aperfeiçoamento das políticas públicas, também foi enfocada pelo conselheiro Wilber Coimbra, presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas Conselheiro José Renato da Frota Uchôa (IEP), responsável pela organização do evento. Em seu discurso, ele também falou sobre a ação do TCE na fiscalização e no controle dos gastos públicos e pediu a participação da coletividade nesse processo.

“O gerenciamento eficiente e a efetivação das políticas públicas só serão possíveis com a participação popular”, disse, ressaltando que o Seminário serve como tribuna para essa participação: “Este evento também é um belo exemplo do esforço do Tribunal de Contas em se aproximar do jurisdicionado e da sociedade.”

Depois dos discursos de abertura do evento, foi realizada a primeira palestra do dia. O juiz federal José Eduardo de Melo Vilar Filho abordou o tema “O controle jurisdicional das políticas públicas no Brasil”. O evento segue durante toda esta quinta-feira, encerrando-se amanhã.

Fonte: Ascom
 

Mais Sobre Política

Deputado Cirone Deiró disse que abertura de CPI para fiscalizar Energisa responde clamor da sociedade

Deputado Cirone Deiró disse que abertura de CPI para fiscalizar Energisa responde clamor da sociedade

“A Energisa submeteu os rondonienses a uma crise energética sem precedentes. Os prejuízos estão sendo contabilizados em todos os segmentos da econom

Deputado Ismael Crispin visita escolas e convida alunos para participar dos concursos de redação e da escolha da Bandeira da Assembleia Legislativa

Deputado Ismael Crispin visita escolas e convida alunos para participar dos concursos de redação e da escolha da Bandeira da Assembleia Legislativa

Com o principal objetivo de divulgar e convidar a comunidade estudantil a participar do concurso de Redação da Assembleia Legislativa e da escolha d

ENERGISA: Projeto cria o Aviso-Prévio de 60 dias e dobra o valor da multa para a empresa

ENERGISA: Projeto cria o Aviso-Prévio de 60 dias e dobra o valor da multa para a empresa

Foi apresentado na Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (17/09) um projeto de lei, idealizado pelo Servidor do TJ/RO, Brunno Oliveira, que ser

Energisa: Comissão do Senado vem a Rondônia apurar denúncias de irregularidades

Energisa: Comissão do Senado vem a Rondônia apurar denúncias de irregularidades

Presidida pelo senador Marcos Rogério (DEM-RO), a Comissão de Infraestrutura aprovou nesta terça-feira (17/09) a realização de diligência no estado de