Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Seminário Execução Penal discute melhorias para presídios


Gente de Opinião

 

Com o objetivo de discutir e promover a troca de experiências para implementação de políticas públicas voltadas ao Sistema Penitenciário em Rondônia, o Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio do Centro de Apoio Operacional de Políticas Penitenciárias e Execução Penal (CAOP-PPEP), realizou nesta segunda-feira, dia 11 de abril, o II Seminário Estadual de Execução Penal.

O evento foi aberto pelo Procurador-Geral de Justiça, Airton Pedro Marin Filho, que ressaltou a importância do seminário para evoluir a discussão sobre a forma de abordagem da problemática do sistema penitenciário, considerado hoje um grande desafio para os órgãos que atuam na área da execução penal.

A diretora do Centro de Apoio Operacional da Execução Penal (CAOP-PPEP), Promotora de Justiça Andréa Waleska Nucini Bogo, destacou a necessidade de união de forças de todos que lidam com a questão penitenciária para buscar soluções para os problemas enfrentados. Nesse sentido, ela ressaltou experiências exitosas como as Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), que vêm apresentando bons resultados na administração dos presídios e reinserção de apenados em Minas Gerais.

Também integraram a mesa de abertura do Seminário o vice-governador do Estado de Rondônia, Daniel Pereira; o Secretário de Estado da Justiça, coronel Marcos Rocha; o Juiz Auxiliar da Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, Cristiano Mazzini; o Procurador-Geral do Estado Adjunto, Leri Antônio Souza e Silva; o Defensor Público Diego Azevedo Simão e o deputado estadual Léo Moraes.

APAC

Após a abertura oficial do Seminário, foi proferida uma palestra sobre “Captação de Recursos Externos - APAC e o envolvimento da Associação Voluntários para o Serviço Internacional (AVSI) na capacitação de gestores”, tendo como palestrantes o gerente-geral da AVSI em Minas Gerais, Jacopo Sabatiello; a gerente de projetos da entidade, Débora Amaral, e o representante da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), Alexandre Antônio Oliveira. A mesa de debate foi mediada pela Promotora de Justiça da Execução Penal, Eiko Danieli Vieira Araki, e o Juiz das Execuções Penais em Ji-Paraná, Edwaldo Fantini Júnior.

O segundo tema debatido pela manhã foi o “Sistema Penitenciário e a crise na Execução Penal”, com o Promotor de Justiça do Ministério Público de São Paulo, Renato Marcão.

À tarde, o Promotor de Justiça Haroldo Caetano, do Ministério Público de Goiás, proferiu palestra sobre “Direitos Humanos e Saúde Mental (Paili). Logo em seguida, a diretora do CAOP-PPEP, Promotora de Justiça Andréa Waleska Nucini Bogo, e a psicóloga da Secretaria de Estado da Saúde, Carolina Rodrigues, apresentaram o Relatório de Implantação das Unidades de Atenção Psicossocial da Pessoa com Transtorno Mental em Conflito com a Lei.


Fonte: Ascom MPRO

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)