Segunda-feira, 5 de novembro de 2007 - 14h01
O evento promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, através da Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio foi realizado, no auditório da Ulbra e teve o objetivo de reunir informações para produtores rurais, cooperativas, sindicatos rurais, associações, agro-indústrias e distribuidores sobre os possíveis caminhos para exportar a produção.
A assessora especial para Assuntos Internacionais da Seplan, Janine Bezerra de Menezes foi uma das palestrantes do AgroEx. Ela citou as seis áreas de Apoio ao Desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais que estão sendo desenvolvidos pelo governo do estado que são: a piscicultura, Região Centro Sul, nos municípios de Rolim de Moura, Pimenta Bueno e Vilhena; a Pecuária de leite, em Ji-Paraná; Apicultura, em Vilhena; Madeira-Móveis, em Ariquemes; Fruticultura, em Porto Velho e Sistemas Agroflorestais, em Ouro Preto do Oeste.
A servidora do Seplan explicou aos participantes que a adoção de ações integradas de políticas publicas para APL´s´ estimula processos locais de desenvolvimento, através da promoção da competitividade e da sustentabilidade dos empreendimentos no território, onde o APL´s está inserido. Além de promover o desenvolvimento econômico, o APL`s promove a redução das desigualdades sociais, a inovação tecnológica, a expansão e a modernização da base produtiva, o crescimento do nível de emprego e renda, a redução da taxa de mortalidade de micro e pequenas empresas, o aumento da escolaridade e da capacitação, além da produtividade e competitividade e conseqüentemente o aumento das exportações e geração de divisas para o País.
O secretário do Planejamento, João Carlos Ribeiro, destacou que o governador Ivo Cassol visualizando as oportunidades de mercado externo, solicitou a Seplan trabalhar com diversas ações estratégicas. Dessa forma tem sido possível a estruturação da cadeia produtiva, numa ação conjunta com a Seapes e outras Setoriais na evolução do setor primário, no aumento do volume de produção e no aproveitamento das ofertas competitivas do Estado, em setores como o de energia elétrica que possibilitará a vinda de indústrias do setor agro-alimentário.
Fonte: A/I SEPLAN
Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu, na segunda-feira, 17 de novembro, o julgamento do último recurso pendente na Ação de Investigação Judi

Alero entrega honrarias a mulheres que impulsionam avanços sociais e econômicos em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) promoveu na última segunda-feira (17), uma cerimônia de entrega de Títulos Honoríficos prevista no Requ

O deputado Jean Mendonça (PL) voltou a cobrar da equipe do governador Coronel Marcos Rocha a indicação feita em 2023, quando solicitou à Casa Civil,

Presidente da Alero entrega voto de louvor à Facer, em Guajará-Mirim
Na noite do último sábado (15/11), a Câmara de Vereadores de Guajará-Mirim foi palco de uma solenidade marcada por reconhecimento e valorização do s
Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)