Segunda-feira, 5 de novembro de 2007 - 14h01
O evento promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, através da Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio foi realizado, no auditório da Ulbra e teve o objetivo de reunir informações para produtores rurais, cooperativas, sindicatos rurais, associações, agro-indústrias e distribuidores sobre os possíveis caminhos para exportar a produção.
A assessora especial para Assuntos Internacionais da Seplan, Janine Bezerra de Menezes foi uma das palestrantes do AgroEx. Ela citou as seis áreas de Apoio ao Desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais que estão sendo desenvolvidos pelo governo do estado que são: a piscicultura, Região Centro Sul, nos municípios de Rolim de Moura, Pimenta Bueno e Vilhena; a Pecuária de leite, em Ji-Paraná; Apicultura, em Vilhena; Madeira-Móveis, em Ariquemes; Fruticultura, em Porto Velho e Sistemas Agroflorestais, em Ouro Preto do Oeste.
A servidora do Seplan explicou aos participantes que a adoção de ações integradas de políticas publicas para APL´s´ estimula processos locais de desenvolvimento, através da promoção da competitividade e da sustentabilidade dos empreendimentos no território, onde o APL´s está inserido. Além de promover o desenvolvimento econômico, o APL`s promove a redução das desigualdades sociais, a inovação tecnológica, a expansão e a modernização da base produtiva, o crescimento do nível de emprego e renda, a redução da taxa de mortalidade de micro e pequenas empresas, o aumento da escolaridade e da capacitação, além da produtividade e competitividade e conseqüentemente o aumento das exportações e geração de divisas para o País.
O secretário do Planejamento, João Carlos Ribeiro, destacou que o governador Ivo Cassol visualizando as oportunidades de mercado externo, solicitou a Seplan trabalhar com diversas ações estratégicas. Dessa forma tem sido possível a estruturação da cadeia produtiva, numa ação conjunta com a Seapes e outras Setoriais na evolução do setor primário, no aumento do volume de produção e no aproveitamento das ofertas competitivas do Estado, em setores como o de energia elétrica que possibilitará a vinda de indústrias do setor agro-alimentário.
Fonte: A/I SEPLAN
Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Projeto sobre inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal tramita na Alero
A Comissão de Constituição, Justiça e de Redação (CCJR) realizou, na manhã desta terça-feira (4), a 48ª reunião ordinária na sede da Assembleia Legi

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (Assdaco) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) vão trabal

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) participou, de forma remota, de uma audiência pública no distrito de Extrema, em Porto Velho, que

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou na manhã desta sexta-feira 31, da assinatura d
Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)