Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Seminário discute melhorias no ensino na zona rural



Discutir alternativas para melhorar cada vez mais o ensino nas zonas rurais de Porto Velho, propiciando uma maior interação entre professores e alunos. Este é um dos principais objetivos do 2º Seminário de Educação do Campo, a ser realizado entre os dias 24 e 28 de março, nas dependências do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia (Sintero), na Capital. “O que pretendemos, na verdade, é definir um projeto político-pedagógico, envolvendo a grade curricular, a legislação e a estruturação escolar”, explicou a secretária municipal de Educação, Epifânia Barbosa da Silva.

Segundo a chefe da Divisão de Ensino Rural (Dier) da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Porto Velho, Berenice Simão, o seminário terá como palestrante  o professor Antônio Munarim, uma das maiores autoridades brasileiras na área de educação para o campo. Doutor no assunto, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), ele vai mostrar o que é preciso ser feito, em Porto Velho, para tornar a educação do campo um referencial em comparação com o ensino aplicado na zona urbana. É a inclusão social, no setor educacional, insistentemente pregada e cumprida pelo prefeito Roberto Sobrinho.

A expectativa da secretária e do prefeito é reunir, na Capital, os professores e diretores das escolas rurais que, através de várias oficinas, vão discutir alternativas e buscar um modelo pedagógico, de acordo com a realidade da educação do campo em Porto Velho.

Legislação – De acordo com a chefe da Divisão de Inspeção Escolar Municipal (DIEM) da Semed, Luciana Basílio dos Santos, além dos dias 27 e 28 de março, em Porto Velho, o seminário se desdobrará nos dias 3 e 4 de abril, no Núcleo de Ensino da Ponta do Abunã (NEPA), e nos dias 10 e 11 de abril, no Baixo Madeira. Durante a “Oficina na Escola: Legislação e Escrituração em Debate”, segundo a técnica Janayara Dede, vão ser estudadas as questões da legislação, autorização e funcionamento das escolas, além da estruturação escolar – instrumentais da Secretaria Escolar.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Visitando a região do Cone Sul do Estado, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) reforçou o compromisso com as forças de segurança, saúde e parabenizou

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)