Domingo, 4 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Seminário debate um século da história de Rondônia


Rondônia da Estrada de Ferro ao Século XXI. Este é o tema do Seminário que a Escola do Legislativo inicia nesta quarta-feira a partir das 18 horas, em seu auditório na rua Afonso Pena, e vai até sexta-feira, com uma pauta de temas voltados para a discussão de um século da história de Rondônia.

"A proposta do Seminário é gerar a oportunidade da discussão de temas relativos ao desenvolvimento do Estado, sob a visão de técnicos de reconhecido conhecimento das questões rondonienses em atividades as mais diversas o que, certamente, vai esclarecer dúvidas e oferecer informação privilegiada a respeito dos assuntos que serão tratados", disse o presidente da ALE-RO deputado Carlão de Oliveira.

O seminário Rondônia da EFMM ao Século XXI será aberto às 18 horas, sendo que a palestra desta noite será de responsabilidade do historiador Francisco Matias, que abordará o tema "Da EFMM ao PIC Ouro Preto".

Na quinta-feira o seminário será aberto às 14 horas, com o tema "Questão agro-silvo-pastoril e florestal", abordada pelo agrônomo Tarcisio Batista, seguindo o economista Sílvio Persivo que tratará da Importância dos Governos Guedes e Teixeira para o Estado e, ao final, o agrônomo Rommel Silva que falará sobre a Questão Mineral.

Na sexta-feira também a partir das 14 horas os temas e palestrantes serão os seguintes: O Projeto de Colonização de Rondônia, pelo seu executor agrônomo William Cury; Rondônia e os desafios do século XXI pelo engenheiro Antonio Marrocos; A Prefeitura e as opções de desenvolvimento de Porto Velho, pelo secretário municipal de Planejamento Israel Xavier e o último palestrante o secretário estadual de Planejamento João Carlos Ribeiro que falará sobre O Estado e os desafios do século XXI.

A Escola do Legislativo vai fornecer um certificado de participação aos que estiverem presentes a 75% das palestras.

Fonte: Lúcio Albuquerque

Gente de OpiniãoDomingo, 4 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado estadual Alex Redano realiza sessão solene em homenagem a Maçonaria

Deputado estadual Alex Redano realiza sessão solene em homenagem a Maçonaria

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia realizou na tarde desta sexta-feira (02), uma Sessão Solene, que teve como proponente o presidente da

Lei da deputada Ieda Chaves é aprovada e institui a campanha "Maio Laranja" contra o abuso infantil

Lei da deputada Ieda Chaves é aprovada e institui a campanha "Maio Laranja" contra o abuso infantil

Uma importante ação voltada à proteção da infância e da adolescência foi oficializada em Rondônia com a publicação da Lei nº 6.014, de 25 de abril d

Deputada Federal Cristiane Lopes é homenageada com Medalha Mérito da Comunicação Social da Polícia Militar de Rondônia

Deputada Federal Cristiane Lopes é homenageada com Medalha Mérito da Comunicação Social da Polícia Militar de Rondônia

Em uma noite marcada por emoção, gratidão e reconhecimento mútuo, a deputada federal Cristiane Lopes foi agraciada com a Medalha Mérito da Comunicaç

Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas

Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas

Precisamos cuidar de quem cuida. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), durante a sessão da Assembleia Legislativ

Gente de Opinião Domingo, 4 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)