Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Seminário busca um ensino público de qualidade


 
Porto Velho será sede quinta e sexta-feira, 8 e 9, do Seminário FUNDEF e PDE. O evento acontecerá no Auditório do Ministério Público do Estado (MPE), com a participação de conferencistas de renome nacional, como os professores Francisco das Chagas – secretário Executivo do Ministério da Educação (Mec), Wander Borges, também do MEC, além de João Monlevade, consultor do Senado Federal e do Dr. Emerson Garcia, promotor de Justiça do Ministério Público do Rio de Janeiro.

O encontro da União dos Dirigentes Municipais de Educação no Estado de Rondônia (Undime/RO) será aberto às 20 horas, desta quinta-feira (8), com a palestra do professor João Monlevade, que abordará o tema “Articulação dos Conselhos: Tutelares, de Direitos, de Controle Social, de Educação e de Assistência Social”. O prefeito Roberto Sobrinho e a secretária Fátima Ferreira devem prestigiar a solenidade de abertura do seminário, além da secretária Executiva da Undime/RO, Terezinha Ferreira de Oliveira Padilha.
 
Nesta sexta-feira (9), o secretário Executivo do Mec, às 8 horas, vai enfocar o “Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE)”. Às 11 horas, o professor Wander Borges, do Mec, discorrerá sobre o “Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb)”. À tarde, a partir das 15 horas, encerrando o ciclo de palestras, o promotor de Justiça do MP/RJ, Emerson Garcia, vai falar acerca das “Atribuições do Ministério Público na Fiscalização do Direito à Educação”.

De acordo com a presidente da Undime/RO, Anastácia Rosária da Silva, do município de Cujubim, o objetivo do Seminário FUNDEF e PDE é equalizar informações sobre o PDE e discutir medidas necessárias para o alcance das metas do decreto 6.094/2000, que regula o Programa Compromisso Todos pela Educação em defesa de um ensino público de qualidade na rede oficial de Porto Velho.

Devem participar do encontro promotores públicos do MPE/RO, secretários municipais de Educação – através da Undime/RO; professores e funcionários da Educação – via Sintero; representação de pais; e acadêmicos dos Cursos de Letras e Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e de faculdades privadas. O evento é uma iniciativa da Undime/RO, em parceria com o Mec, Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Porto Velho, Ministério Público do Estado de Rondônia e com o Gabinete da senadora Fátima Cleide (PT/RO).

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero

A Comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, nesta qu

Alero derruba veto e garante alimentação adequada a alunos com restrições alimentares em Rondônia

Alero derruba veto e garante alimentação adequada a alunos com restrições alimentares em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) derrubou na tarde da última terça-feira (20), por unanimidade, o veto total do Poder Executivo ao Proje

Deputado Cirone assegura recursos para construção de um Centro Educacional da APAE em Alvorada

Deputado Cirone assegura recursos para construção de um Centro Educacional da APAE em Alvorada

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município de Alvorada do Oeste será contemplada com um Centro Educacional. O recurso para a

Deputado Alex Redano indica criação de postos do IML e contratação de médicos legistas no interior de Rondônia

Deputado Alex Redano indica criação de postos do IML e contratação de médicos legistas no interior de Rondônia

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Governo do Estado de Rondônia, com cópia à Secretaria de Estado da Segurança,

Gente de Opinião Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)