Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Seminário analisou caminhada de Rondônia em um século


O Seminário "Rondônia da EFMM ao Século XXI", realizado de quarta a sexta-feira passadas pela Escola do Legislativo foi, conforme o diretor geral da Escola professor Gilmar Nascimento, "um sucesso absoluto pelo nível dos temas escolhidos e pela qualidade dos expositores, debatedores e mediadores, mostrando mais uma vez que Rondônia tem técnicos de alto conhecimento da nossa História e das questões de nossos interesses".

Além de funcionários da Escola participaram também representantes de entidades diversas, universitários e técnicos de vários órgãos, além de jornalistas, "dando uma dimensão clara da busca de informações que um ciclo desse nível é capaz de oferecer", disse o professor Gilmar.

Para o ex-governador Assis Canuto, atual vice-prefeito de Ji-Paraná, um dos palestrantes, "é fundamental que outras discussões desse nível aconteçam para que possamos ter uma compreensão maior dos vários momentos que vivenciamos na caminhada do nosso povo e das perspectivas que temos". Canuto falou sobre o tema "O projeto fundiário Rondônia" que ele coordenou entre 1970 e 1976.

O historiador Francisco Matias, que abriu o seminário com a palestra Da EFMM ao PIC Ouro Preto, "eventos como este têm se ser mais repetidos porque é fundamental que, a partir dessa troca de informações e experiências nós possamos conhecer mais e melhor nosso Estado e, assim, contribuir de forma mais firme para seu desenvolvimento".

O advogado Aquilau de Paula, debatedor do tema sobre o projeto de colonização também apoiou a idéia de outros eventos nesse nível. "Temos carência de informações em todos os setores em nosso Estado. O conhecimento histórico e técnico podem ajudar muito na correção de rumos e na busca do melhor para nosso povo", disse.

 

PLANEJAMENTO

Nesta segunda-feira foi aberto o seminário interno de avaliação e planejamento da Escola do Legislativo, visando definir linhas que sejam apresentadas como sugestões para a futura Mesa Diretora no ano que vem com relação ao funcionamento da Escola.

Este seminário interno vai até esta terça-feira e, conforme a professor Roseli Rodrigues, gerente pedagógica, "das idéias que forem tiradas  daí poderemos direcionar propostas que estejam disponibilizadas para serem usadas no ano que vem".

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)