Porto Velho (RO) sexta-feira, 10 de abril de 2020
×
Gente de Opinião

Política

Seminário analisou caminhada de Rondônia em um século


O Seminário "Rondônia da EFMM ao Século XXI", realizado de quarta a sexta-feira passadas pela Escola do Legislativo foi, conforme o diretor geral da Escola professor Gilmar Nascimento, "um sucesso absoluto pelo nível dos temas escolhidos e pela qualidade dos expositores, debatedores e mediadores, mostrando mais uma vez que Rondônia tem técnicos de alto conhecimento da nossa História e das questões de nossos interesses".

Além de funcionários da Escola participaram também representantes de entidades diversas, universitários e técnicos de vários órgãos, além de jornalistas, "dando uma dimensão clara da busca de informações que um ciclo desse nível é capaz de oferecer", disse o professor Gilmar.

Para o ex-governador Assis Canuto, atual vice-prefeito de Ji-Paraná, um dos palestrantes, "é fundamental que outras discussões desse nível aconteçam para que possamos ter uma compreensão maior dos vários momentos que vivenciamos na caminhada do nosso povo e das perspectivas que temos". Canuto falou sobre o tema "O projeto fundiário Rondônia" que ele coordenou entre 1970 e 1976.

O historiador Francisco Matias, que abriu o seminário com a palestra Da EFMM ao PIC Ouro Preto, "eventos como este têm se ser mais repetidos porque é fundamental que, a partir dessa troca de informações e experiências nós possamos conhecer mais e melhor nosso Estado e, assim, contribuir de forma mais firme para seu desenvolvimento".

O advogado Aquilau de Paula, debatedor do tema sobre o projeto de colonização também apoiou a idéia de outros eventos nesse nível. "Temos carência de informações em todos os setores em nosso Estado. O conhecimento histórico e técnico podem ajudar muito na correção de rumos e na busca do melhor para nosso povo", disse.

 

PLANEJAMENTO

Nesta segunda-feira foi aberto o seminário interno de avaliação e planejamento da Escola do Legislativo, visando definir linhas que sejam apresentadas como sugestões para a futura Mesa Diretora no ano que vem com relação ao funcionamento da Escola.

Este seminário interno vai até esta terça-feira e, conforme a professor Roseli Rodrigues, gerente pedagógica, "das idéias que forem tiradas  daí poderemos direcionar propostas que estejam disponibilizadas para serem usadas no ano que vem".

Mais Sobre Política

Um corrupto querendo dar lição de moral!

Um corrupto querendo dar lição de moral!

Como costuma acontecer em circunstâncias dessa natureza, sempre que as fontes que ainda restam e vivem em permanente estado de alerta contra a corru

PTB inaugura construção do plano de governo para Porto Velho

PTB inaugura construção do plano de governo para Porto Velho

Presidido pelo vereador Aleks Palitot, o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) de Porto Velho inaugurou na manhã desta quarta-feira os trabalhos inte

DER informa andamento de processos de pontes e obras ao deputado Adelino Follador

DER informa andamento de processos de pontes e obras ao deputado Adelino Follador

Preocupado com a lentidão em que tramitam os processos de obras por vários órgãos estatais, sejam por conta da burocracia legalmente estabelecida, ou

Cristiane Lopes propõe realização de sessões por videoconferência na Câmara Municipal

Cristiane Lopes propõe realização de sessões por videoconferência na Câmara Municipal

A vereadora Cristiane Lopes (PP) apresentou à mesa diretora da Câmara Municipal, um Anteprojeto para que as sessões ordinárias aconteçam por meio