Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Seminário analisou caminhada de Rondônia em um século


O Seminário "Rondônia da EFMM ao Século XXI", realizado de quarta a sexta-feira passadas pela Escola do Legislativo foi, conforme o diretor geral da Escola professor Gilmar Nascimento, "um sucesso absoluto pelo nível dos temas escolhidos e pela qualidade dos expositores, debatedores e mediadores, mostrando mais uma vez que Rondônia tem técnicos de alto conhecimento da nossa História e das questões de nossos interesses".

Além de funcionários da Escola participaram também representantes de entidades diversas, universitários e técnicos de vários órgãos, além de jornalistas, "dando uma dimensão clara da busca de informações que um ciclo desse nível é capaz de oferecer", disse o professor Gilmar.

Para o ex-governador Assis Canuto, atual vice-prefeito de Ji-Paraná, um dos palestrantes, "é fundamental que outras discussões desse nível aconteçam para que possamos ter uma compreensão maior dos vários momentos que vivenciamos na caminhada do nosso povo e das perspectivas que temos". Canuto falou sobre o tema "O projeto fundiário Rondônia" que ele coordenou entre 1970 e 1976.

O historiador Francisco Matias, que abriu o seminário com a palestra Da EFMM ao PIC Ouro Preto, "eventos como este têm se ser mais repetidos porque é fundamental que, a partir dessa troca de informações e experiências nós possamos conhecer mais e melhor nosso Estado e, assim, contribuir de forma mais firme para seu desenvolvimento".

O advogado Aquilau de Paula, debatedor do tema sobre o projeto de colonização também apoiou a idéia de outros eventos nesse nível. "Temos carência de informações em todos os setores em nosso Estado. O conhecimento histórico e técnico podem ajudar muito na correção de rumos e na busca do melhor para nosso povo", disse.

 

PLANEJAMENTO

Nesta segunda-feira foi aberto o seminário interno de avaliação e planejamento da Escola do Legislativo, visando definir linhas que sejam apresentadas como sugestões para a futura Mesa Diretora no ano que vem com relação ao funcionamento da Escola.

Este seminário interno vai até esta terça-feira e, conforme a professor Roseli Rodrigues, gerente pedagógica, "das idéias que forem tiradas  daí poderemos direcionar propostas que estejam disponibilizadas para serem usadas no ano que vem".

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)