Sexta-feira, 20 de abril de 2012 - 16h13
Com o objetivo de capacitar professores de educação física da rede pública municipal, o departamento de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino (Dade) da secretaria municipal de Educação (Semed), promoveu o curso de natação “Do pré-treinamento ao Alto Rendimento”, com a participação do professor e mestre Denis Dinis, Professor da Universidade Evangélica. “São conhecimentos valiosos deste profissional nas cadeiras de Natação, Treinamento Esportivo, Avaliação e Prescrição de exercício, e fisiologia Humana”, disse.
O curso contou com mais de 20 professores da rede municipal, que por sua vez serão multiplicadores e vão poder prestar um atendimento de melhor qualidade para os seus alunos, principalmente aos participantes do Programa Natação para Todos.
O evento foi realizado nos dias 14 e 15 de abril, nas dependências do Sesi Clube. Foram quase 20 horas de aulas teóricas e práticas, com a realização de vários testes, inclusive o teste de lactato que tem por objetivo a verificação dos níveis de lactato na corrente sangüínea do atleta durante os diferentes níveis de esforço durante o treinamento.
O Professor Paulo Siqueira coordenador do Projeto Natação Para Todos, comenta que eventos como este é que farão a natação de Porto Velho e do estado de Rondônia crescer e se tornar uma das mais fortes da região norte. Ele agradecer ainda a secretaria municipal de Educação (Semed) através do Dade que nestes três anos não tem medido esforços para apoiar o Projeto que hoje é uma realidade no município, atendendo aproximadamente 300 alunos de 9 escolas da rede Municipal de ensino. “Quero agradecer também ao professor Denis Diniz por orquestrar este grande evento”, disse Paulo.
Natação para Todos
O projeto Natação para todos, que faz parte do programa de Educação Integral realizado pela secretaria municipal de Educação (Semed), está em sua terceira edição e já atendeu mais de 700 crianças. Todos os alunos recebem um Kit composto por camiseta, mochila, garrafa para água, touca de banho e sunga para os meninos e maiô para as meninas.
Para a diretora do Dade, Gláucia Negreiros, a educação integral permite que, ao desenvolver outra atividade fora da sala de aula e no turno inverso, o aluno se sinta mais satisfeito com sua escola. “Isso melhora no rendimento escolar nas crianças”, observou.
Além das boias, raias, pranchas, mochilas e vestimentas, equipamentos que foram adquiridos pela prefeitura e distribuídos às crianças no Natação para Todos, a novidade no ano que vem serão os óculos para água, que já estão sendo providenciados. “Os recursos do Mais Educação estão sendo ampliados, para se criar mais vagas, contratar mais professores e dar maior sustentação à ideia”, lembra Gláucia.
As crianças que participam da Natação estudam nas quatro escolas situadas no entorno do Parque Aquático, que são a Engenheiro Erse, João Ribeiro, Flor do Piquiá e Darcy Ribeiro. Este ano foram integradas as escolas Nossa Senhora do Amparo e Padre Geovane, também situadas no mesmo bairro.
Fonte: Meiry Santos
Porto Velho: dos trilhos da EFMM aos 111 anos como capital estratégica da Amazônia
Porto Velho, capital de Rondônia, completa 111 anos nesta quinta-feira (2), celebrando uma história diretamente ligada à construção da Estrada de
Cristiane Lopes vota a favor de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) votou favoravelmente ao Projeto de Lei 1087/25, aprovado nesta semana na Câmara dos Deputados,
Deputados aprovam projeto de lei que fortalece cultura e esporte em Rondônia
O Projeto de Lei 1095/2025, apresentado pelo Poder Executivo, foi aprovado pelos deputados estaduais e garantiu à Superintendência da Juventude, C
Deputada Ieda Chaves solicita esclarecimentos sobre segurança nas escolas estaduais de Rondônia
A segurança das crianças nas escolas estaduais se tornou foco do Requerimento nº 2720/2025, apresentado na Assembleia Legislativa pela deputada esta