Quarta-feira, 28 de setembro de 2011 - 12h19
A secretária municipal de Educação de Porto Velho, Fátima Ferreira, foi uma das palestrantes nesta terça-feira no IV Encontro dos Fóruns Estaduais de Educação Infantil da região Norte e II Encontro Estadual do Fórum de Educação Infantil de Rondônia, que desde segunda-feira reúne centenas de educadores e trabalhadores em educação no teatro Banzeiros, na Capital.
Na terça-feira, a secretária Fátima dividiu a mesa principal com o promotor Marcelo Lima de Oliveira, representante do Ministério Público, convidado a participar do encontro. Os dois compuseram o painel sobre a implementação das Políticas Municipais de Educação Infantil e seus desafios contemporâneos e cotidianos. Para Fátima, ao sediar esse encontro, Porto Velho fortalece a discussão sobre a educação infantil no Brasil. “Vamos construir aqui uma carta para levar nossas diretrizes ao Fórum Nacional”, salientou. Fátima destacou também a vontade política do prefeito Roberto Sobrinho em enfatizar essa discussão, fortalecendo a proposta pedagógica e o atendimento à faixa etária contemplada pela educação infantil. “Esse encontro também é a oportunidade de apresentarmos para os outros municípios como Porto Velho está atuando nessa área, onde nos mantemos no mesmo patamar das grandes capitais do Norte do País”, completou a secretária.
Justiça
Marcelo Oliveira abordou as dificuldades enfrentadas pelo ensino infantil, relatando também casos de processos com os quais trabalha na Justiça, sempre envolvendo os direitos das crianças.
Pela manhã, os painéis de discussões contaram com a participação de representantes de fóruns constituídos no Amapá, Amazonas, Pará, Tocantins, Roraima e Rondônia. Apenas o Acre não enviou representantes. Sob a coordenação da professora Francisca Serrão, do Fórum de Educação Infantil de Rondônia, a professora Rita Coelho, do Ministério da Educação e Cultura, falou sobre a política nacional de Educação Infantil. À tarde, a educadora Leni da Costa falou sobre os avanços e perspectivas do Plano Nacional de Educação (PNE). Logo após, num painel coordenado pelo Fórum do Amazonas, a doutora Ana Tancredi palestrou sobre a qualidade na Educação Infantil.
No final da tarde, logo após a participação da secretária Fátima, a professora Elza Soares falou sobre a obrigatoriedade da matrícula a partir dos 4 anos na pré-escola. No início da noite, foi aprovada a chamada Carta de Porto Velho, documento que reúne as deliberações definidas durante os três dias.
O encontro encerra nesta quarta-feira, com uma reunião interna dos fóruns para compartilhar planejamentos e ações. O último dia do evento vai contar com a participação de representantes dos estados da região Norte, convidados e demais interessados no tema.
Fonte: Róbinson Gambôa
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho
A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)