Terça-feira, 22 de maio de 2012 - 11h45
Em março deste ano foi aprovada pela Câmara Municipal, a lei que organiza e regulamenta as feiras livres da capital. Para dar viabilidade e pôr em prática a Lei 445/03 de 2012, a prefeitura, através da secretaria municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur), em parceria com a Associação de Feirantes de Porto Velho, está elaborando uma minuta do decreto que irá auxiliar no melhor desenvolvimento do trabalho de organização junto aos feirantes.
Na tarde desta segunda-feira, 21, Agnaldo Nepomuceno, secretário da Semdestur, esteve reunido com a Associação dos Feirantes de Porto Velho e representantes dos feirantes para a elaboração de diretrizes que irão setorializar a feira livre dividindo em locais distintos para as barracas de vestuário, carnes, e alimentos para consumo imediato, como pastelarias. Outro ponto que será regulamentado será o espaço que estará disponível para a montagem das barracas e atuação dos feirantes.
Logo após a aprovação da lei, que regulamenta a profissão e atuação dos feirantes, a Semdestur em parceria com a associação da categoria, realizou cadastramento de todos os feirantes que atuam constantemente nas feiras livres e depois da publicação do decreto, que está em fase de elaboração, a prefeitura estará entregando a estes cerca de 350 feirantes os termos de permissão para utilização dos espaços na feira que acontecem de forma itinerante, a cada dia em um bairro diferente da capital.
Outra forma encontrada pela secretaria para capacitar os feirantes para que desenvolvam uma nova roupagem para a feira é a realização de palestras como acontece no dia 28, às 16h, com o tema “Sucesso nas Vendas” e no dia 04 também às 16h sobre “Lucro nas Alturas”, ambas na biblioteca Francisco Meireles. “Nunca tivemos apoio de ninguém, por isso, estamos tão empolgados com a parceria com a prefeitura através da Semdestur, além das melhorias que serão promovidas pela secretaria a associação vem trabalhando para isso também a primeira ação foi a disponibilização de banheiros químicos nas feiras de quarta-feira, que acontece na Rua Ananias Ferreira de Andrade, entre a Avenida Calama e rua Eliezer de Carvalho; quinta-feira, acontece na rua Rafael Vaz e Silva esquina com Álvaro Maia e domingo quando a feira acontece na Avenida Rogério Weber”, disse Renildo Gonçalves, Presidente da Associação dos feirantes.
O secretário da Semdestur diz que a expectativa para o novo formato da feira livre tem tudo para dar certo, pois todas as decisões vêm sendo tomadas com o aval e em parceria com os feirantes. “Estamos tentando achar soluções que beneficiem a todos, pois a prefeitura de forma alguma quer ser impositiva, o que é negociado tem mais chances de dar certo”, diz Agnaldo.
No intuito de melhor atender os feirantes o secretário da Semdestur esteve em Curitiba, para conhecer vários projetos que podem servir como modelo a ser implantado em Porto Velho.
Fonte: Edina Silva
Em uma noite marcada por emoção, gratidão e reconhecimento mútuo, a deputada federal Cristiane Lopes foi agraciada com a Medalha Mérito da Comunicaç
Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas
Precisamos cuidar de quem cuida. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), durante a sessão da Assembleia Legislativ
Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis
Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia
Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr