Quinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

SEMAS destaca ações realizadas em 2011


A secretária municipal de Assistência Social, Benedita Nascimento, fez um balanço das ações de sua pasta desenvolvidas em 2011 e acredita que foi um ano muito positivo e de grandes avanços para a área social. “Na gestão do prefeito Roberto Sobrinho desenvolvemos diversos projetos e programas que deram certo. Prova disso é o Sistema Único de Assistência Social, um novo jeito de promover direito e cidadania; a implantação de seis Centros de Referências de Assistência Social; quatro Centros de Referências Especializados em Assistência Social, para mulheres, medidas socioeducativas, de enfrentamento a violência e exploração sexual de crianças e adolescentes e o de atendimento à população de rua. E a mais recente foi o Restaurante Popular, um equipamento que visa atender as famílias que necessitam de uma boa alimentação com baixo custo. Um sucesso. A secretaria continuará com o desafio de empreender e criar novas estratégias de superação das desigualdades sociais de Porto Velho”, disse Benedita.

Segundo ela, desde o início de sua gestão, foi realizado o cadastro de mais de 40 mil famílias em situação de vulnerabilidade. Outras 30 mil foram inseridas no programa Bolsa Família. A frota de veículos da Semas foi ampliada em 100% e houve a reforma dos espaços em que executam as atividades como, os conselhos; abrigos; albergues e Recanto do Vovô e da Vovó, que através do Programa de Atenção aos Idosos (Pai), atende 550 idosos.

Integração

Porto Velho está hoje dentro dos padrões exigidos pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que estabelece uma política de ações descentralizada e continuada, visando assegurar direitos e a superação das situações de vulnerabilidade e risco social. É um modelo de gestão participativa, que articula os esforços e recursos para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), envolvendo diretamente as estruturas e marcos regulatórios nacionais, estaduais e municipais. Ele é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), e é composto pelo poder público e sociedade civil, que participam diretamente do processo de gestão compartilhada. O Suas organiza as ações destinadas à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em risco, e ainda, a famílias e indivíduos que já se encontram nessa situação e que tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus tratos, abuso sexual, uso de drogas, entre outros aspectos.

Referência

Os seis Centros de Referência de Assistência Social (Cras) são unidades responsáveis pela oferta de proteção básica. Neles são desenvolvidas atividades como o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), que desenvolve ações com foco no fortalecimento de vínculos familiares e comunitários por meio da convivência de diferentes seguimentos mulheres, homens, jovens, idosos e crianças. Os Cras estão distribuídos em áreas de maior concentração de pobreza da cidade. Outra atividade feita durante todo o ano foi o ‘Cras na Praça’ que levou alegria a muitas crianças e diversas localidades.

O Centro de Referência Especializado no Atendimento à População em Situação de Rua (Creas–Pop), é o mais novo implantado. Localizado em um prédio na Avenida Prudente de Moraes, no bairro Areal, receberá de acordo com levantamento feito pela Semas, cerca de 113 pessoas que dormem pelas ruas da cidade.

CICA

O Centro Integrado da Criança e do Adolescente (Cica), na Avenida Rio Madeira, próximo da Sete de Setembro, bairro Nova Porto Velho, trabalhou neste ano de 2011, com cerca de 400 crianças e jovens que passaram por algum tipo de violência. E tem por objetivo desenvolver as potencialidades dessas crianças e jovens, ensinando-os novos hábitos e novas culturas, com vistas à melhoria da qualidade de vida dos mesmos.

Restaurante Popular

Inaugurado no início de dezembro, o Restaurante Popular oferece à população uma opção de refeição barata, saudável, balanceada e de qualidade. O restaurante funciona próximo ao Shopping Popular Rio Madeira e da Feira do Produtor Rural, na Avenida Rogério Weber, no Cai N’água, e tem a capacidade de atender duas mil e quinhentas refeições diárias, a R$ 2,00. O projeto oriundo do Governo Federal visa atender principalmente os trabalhadores urbanos e pessoas de baixa renda.

Tenda

A Semas disponibiliza uma série de serviços no projeto ‘Tenda da Cidadania’, idealizado e coordenado pela primeira-dama de Porto Velho, Lucilene Peixoto. A secretaria oferta serviços como: Informação, Atualização e Cadastro do Bolsa Família; orientação sobre o programa Acolher que tem a finalidade de prevenir e combater o abuso sexual contra crianças e adolescentes e ainda informação sobre outros projetos sociais que a prefeitura realiza.

Nacional

A Revista Nacional do Ministério do Desenvolvimento em sua edição do mês de dezembro ressaltou as ações desenvolvidas pela Semas, através das experiências nas áreas de educação, saúde e habitação. A revista diz que a capital de Rondônia, começa a colher os frutos da integração da área da assistência social com outros setores da prefeitura. Benedita Nascimento acredita que o destaque revista tão importante é uma recompensa do trabalho desenvolvido por todo s funcionários.

Fonte: Rebeca Barca
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Trabalhadores da Emater passarão a receber licença-prêmio por assiduidade

Trabalhadores da Emater passarão a receber licença-prêmio por assiduidade

Os trabalhadores da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) passarão a ter direito à Licença-Prêmio por Assiduidade, conforme pr

Deputada Ieda Chaves é autora da Lei que proíbe o confinamento, acorrentamento e alojamento inadequado de pets

Deputada Ieda Chaves é autora da Lei que proíbe o confinamento, acorrentamento e alojamento inadequado de pets

A causa animal passa a contar com mais atenção. Foi oficializada com a publicação da Lei nº 6.016, de 25 de abril de 2025, de autoria da deputada es

Assembleia Legislativa aprova alterações no PCCR da Sedam

Assembleia Legislativa aprova alterações no PCCR da Sedam

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar (PLC) 130/2025, que altera o Plano de Carreira, Cargos e Remuner

Deputado Alex Redano solicita sinalização urgente na RO-459, entre Rio Crespo e BR-364

Deputado Alex Redano solicita sinalização urgente na RO-459, entre Rio Crespo e BR-364

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Governo do Estado de Rondônia, com cópia ao Departamento de Estradas e Rodagen

Gente de Opinião Quinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)