Porto Velho (RO) quinta-feira, 21 de junho de 2018
×
Gente de Opinião

Política

Semana do Idoso tem vasta programação em Porto Velho


A tradicional Semana do Idoso realizada pela Prefeitura de Porto Velho, através da  Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), vai contar com uma programação especial este ano. Segundo o Departamento de Proteção Social da secretaria, as atividades começam em 24 de setembro, domingo, e vão até o domingo seguinte, dia 30.

Com o tema "Sociedade fortalecendo os Direitos Fundamentais do Idoso", a programação terá abertura solene na praça marechal Rondon, a partir das 8hs do domingo. A solenidade terá a apresentação da Fanfarra da Escola Estadual Tancredo Neves, do Coral do Recanto do Vovô e da Vovó, do Coral do Sesc, da quadrilha Flor da Margarida, do bairro Esperança da Comunidade e de uma Roda Cultural, com exibição de danças e capoeira. Na segunda feira, dia 25, os idosos participam de uma caminhada no bairro Ulisses Guimarães e de um almoço de confraternização, na Casa do Ancião, no centro da capital. Na terça-feira (26) os idosos recebem Moção de Aplausos na Câmara Municipal o, pela manhã, indicada pelo vereador Zequinha Araújo. A tarde, os idosos participam de uma tarde cultural, na escola  Joaquim Vicente Rondon, no bairro Jardim Eldorado. 

Com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), os idosos também vão ter acesso a serviços como teste de glicose, verificação de pressão arterial e palestras temáticas como Educação à Saúde. Com a participação da Semdes, a secretaria municipal de desenvolvimento social, os idosos vão receber serviços de beleza e estética, como corte de cabelo, manicure e pedicure.

O dia de lazer dos idosos acontece na quarta feira ( 27) com atividades no Sindeprof pela manhã e os Jogos Abertos da Terceira Idade, no Sesc da esplanada das secretarias, à tarde, que estão sendo organizados pela Secretaria Municipal de Esportes (Semes). Ainda no dia de lazer, os idosos vão participar de várias palestras com temas  que vão  discutir "Os males provocados pelo sedentarismo", "Os Direitos dos Idosos" e "Convivência Consigo Mesmo".  Nesta tarde, as jovens senhoras ainda participam da eleição da Miss Idosa de Porto Velho. 

Na quinta-feira (28), acontece o Seminário Municipal do Idoso, no audicine do Sesc, pela manhã. Em conferência magna, o palestrante Luiz Marques vai abordar o tema "Esperança: Direito Soberano do Ser Humano". À tarde a programação continua no mesmo local com os Jogos de Mesa. A grande Gincana dos Idosos será na tarde do dia 29, sexta-feira, no Sesc. A programação será encerrada com o tradicional baile Azul e Branco, no sábado (30,) a partir das 15h, também no Sesc.

A programação, desenvolvida pela Semas, vai reunir cerca de 1.300 idosos de várias comunidades da capital, que já atuam em atividades voltadas para a atenção básica do idoso. Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Benedita Nascimento, "A Semana do Idoso é mais uma forma que nós encontramos de valorizar a terceira idade, além de proporcionar momentos de lazer voltados só para eles. Isso dignifica o ser humano, o que é uma das nossas atribuições determinadas pelo prefeito Roberto Sobrinho", disse a secretária.
 
Foto: Elza Fiuza (ABr)

Mais Sobre Política

Diante da omissão do SINSPMCAJ servidores de Candeias do Jamari acumulam 21% de perdas em três anos

Na denúncia ao MPT e MP, foram relatados fatos graves relacionados ao presidente do SINSPMCAJ, como um conflito de interesse que existiria pelo fato d

Prazo para inscrições para o edital de pesquisa do Banco da Amazônia encerra no dia 30

As inscrições para o edital de pesquisas do Banco da Amazônia se encerram dia 30 de junho. A instituição oferta R$ 1 milhão para estimular a expansão

Concurso de Redação e 35 anos da Ameron são abordados na TV Gazeta

Concurso de Redação e 35 anos da Ameron são abordados na TV Gazeta

Durante o programa comandado pelo apresentador Edielson Souza, o presidente da Ameron também comentou sobre uma série de atividades programadas para c

Governo de Rondônia vai regularizar todos os bens móveis e imóveis pertencentes ao estado até dezembro

Governo de Rondônia vai regularizar todos os bens móveis e imóveis pertencentes ao estado até dezembro

O objetivo central de promover a regularização dos bens móveis e imóveis do Estado de Rondônia, teve como facilitador e palestrante o auditor de Contr