Sexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Semana do Idoso tem vasta programação em Porto Velho


A tradicional Semana do Idoso realizada pela Prefeitura de Porto Velho, através da  Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), vai contar com uma programação especial este ano. Segundo o Departamento de Proteção Social da secretaria, as atividades começam em 24 de setembro, domingo, e vão até o domingo seguinte, dia 30.

Com o tema "Sociedade fortalecendo os Direitos Fundamentais do Idoso", a programação terá abertura solene na praça marechal Rondon, a partir das 8hs do domingo. A solenidade terá a apresentação da Fanfarra da Escola Estadual Tancredo Neves, do Coral do Recanto do Vovô e da Vovó, do Coral do Sesc, da quadrilha Flor da Margarida, do bairro Esperança da Comunidade e de uma Roda Cultural, com exibição de danças e capoeira. Na segunda feira, dia 25, os idosos participam de uma caminhada no bairro Ulisses Guimarães e de um almoço de confraternização, na Casa do Ancião, no centro da capital. Na terça-feira (26) os idosos recebem Moção de Aplausos na Câmara Municipal o, pela manhã, indicada pelo vereador Zequinha Araújo. A tarde, os idosos participam de uma tarde cultural, na escola  Joaquim Vicente Rondon, no bairro Jardim Eldorado. 

Com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), os idosos também vão ter acesso a serviços como teste de glicose, verificação de pressão arterial e palestras temáticas como Educação à Saúde. Com a participação da Semdes, a secretaria municipal de desenvolvimento social, os idosos vão receber serviços de beleza e estética, como corte de cabelo, manicure e pedicure.

O dia de lazer dos idosos acontece na quarta feira ( 27) com atividades no Sindeprof pela manhã e os Jogos Abertos da Terceira Idade, no Sesc da esplanada das secretarias, à tarde, que estão sendo organizados pela Secretaria Municipal de Esportes (Semes). Ainda no dia de lazer, os idosos vão participar de várias palestras com temas  que vão  discutir "Os males provocados pelo sedentarismo", "Os Direitos dos Idosos" e "Convivência Consigo Mesmo".  Nesta tarde, as jovens senhoras ainda participam da eleição da Miss Idosa de Porto Velho. 

Na quinta-feira (28), acontece o Seminário Municipal do Idoso, no audicine do Sesc, pela manhã. Em conferência magna, o palestrante Luiz Marques vai abordar o tema "Esperança: Direito Soberano do Ser Humano". À tarde a programação continua no mesmo local com os Jogos de Mesa. A grande Gincana dos Idosos será na tarde do dia 29, sexta-feira, no Sesc. A programação será encerrada com o tradicional baile Azul e Branco, no sábado (30,) a partir das 15h, também no Sesc.

A programação, desenvolvida pela Semas, vai reunir cerca de 1.300 idosos de várias comunidades da capital, que já atuam em atividades voltadas para a atenção básica do idoso. Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Benedita Nascimento, "A Semana do Idoso é mais uma forma que nós encontramos de valorizar a terceira idade, além de proporcionar momentos de lazer voltados só para eles. Isso dignifica o ser humano, o que é uma das nossas atribuições determinadas pelo prefeito Roberto Sobrinho", disse a secretária.
 
Foto: Elza Fiuza (ABr)

Gente de OpiniãoSexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Federal Cristiane Lopes é homenageada com Medalha Mérito da Comunicação Social da Polícia Militar de Rondônia

Deputada Federal Cristiane Lopes é homenageada com Medalha Mérito da Comunicação Social da Polícia Militar de Rondônia

Em uma noite marcada por emoção, gratidão e reconhecimento mútuo, a deputada federal Cristiane Lopes foi agraciada com a Medalha Mérito da Comunicaç

Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas

Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas

Precisamos cuidar de quem cuida. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), durante a sessão da Assembleia Legislativ

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr

Gente de Opinião Sexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)