Segunda-feira, 17 de dezembro de 2012 - 15h11
A Secretaria municipal de Agricultura (Semagric) realizou a ultima reunião do ano de 2012 do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) com os coordenadores dos programas de Pesca - Luiz Tamborim; Departamento de Agroindústria - Suze Lane; Coordenador de Grãos – Rodrigo e do Programa de Matrizes Agroecológica Hidelbrando Júnior.
O objetivo principal da reunião realizada no distrito de Extrema foi apresentar aos membros do Conselho e produtores da região o balanço dos programas e projetos que foram desenvolvidos durante todo o ano pela Prefeitura de Porto Velho, através da Semagric; além de esclarecimento das ações, dos seguintes programas e departamentos.
Matriz Agroecológica
O programa criado a partir da demanda oriunda do Programa Agroecológico Integrado e Sustentável (PAIS), logo que terminou o convênio entre Prefeitura de Porto Velho e Banco do Brasil, fechou o ano com um balanço positivo referente a Agroecologia no município , pois o objetivo de atender aos Produtores com consciência ambiental, preocupados com o cultivo de hortaliças sem o veneno, foi a contento. Com a execução deste programa foi possível a realização de cadastros de novos produtores adeptos à Agroecologia, início e capacitação dos produtores em compostagem, biofertilizante, bioinseticidas e caldas, realizada em 27 comunidades. Além disso, a Semagric, através do programa houve a articulação e criação da Associação dos Produtores Agroecológicos de Porto Velho (ASA), foi articulado com o programa de Organização Produtiva da Mulher do Campo e da Floresta, o programa de Matrizes Agroecológica que conseguiu garantir junto ao MDS o projeto de Horta Comunitária e ao MDA (mais de 100 mil reais), uma unidade de distribuição de alimentos, que vai possibilitar o atendimento direto dos produtores do PAA e PANAE, no valor de 450 mil reais. Atualmente estão cadastrados 120 produtores no Programa de Matrizes Agroecológicas.
Desenvolvimento de Grãos
Foram cadastrados mais de 127 produtores de grão no Município de Porto Velho, da região de Rio Pardo, União Bandeirantes e Ponta do Abunã. Com o objetivo de elaborar projetos que viabilizem agregar valor a esses produtores.
Organização Produtiva da Mulher do Campo
Articulado aos diversos programas da secretaria, esse programa visa um recorte de gênero, considerando a participação efetiva da mulher produtora em toda a região Porto Velho. O programa vem para levantar a produção dessas mulheres, orientando-as na gestão da sua propriedade e comercialização de seus produtos;além de priorizá-las com as ações da Semagric e outras políticas públicas, capacitando-as para o cooperativismo, associativismo e empreendedorismo rural, além das ações da coordenadoria municipal da Pesca e Aquicultura e departamento de Agroindústria Familiar.
Fonte: Edina Silva
Deputada Cristiane Lopes entrega veículo para reforçar Assistência Social em Presidente Médici
Em mais uma ação voltada ao fortalecimento das políticas públicas sociais, a deputada federal Cristiane Lopes entregou um novo veículo à Secretaria
Parlamento aprova crédito suplementar para qualificação profissional pelo Pronatec
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 848/2025 que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional s
O Agro em boas mãos: produção de café dobra e realiza sonhos em Nova Brasilândia do Oeste
Uma história de coragem, força, luta, resiliência e muita, mas muito mesmo, fé! Essa é a saga da família do agricultor Hermes Rodrigues de Assunção,