Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Semagric realiza primeira colheita do Programa do Café Clonal na unidade demonstrativa de Extrema


 

Gente de Opinião

Gente de Opinião

A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric) está comemorando junto com os produtores do distrito de Extrema, distante cerca de 320 Km do centro urbano de Porto Velho, a realização da primeira colheita do Programa do Café Clonal, após dois anos do início do plantio. Quando o programa foi criado, a expectativa é de que fossem atendidos 200 produtores, mas essa média foi ultrapassada, principalmente pelos resultados positivos logo nos seis primeiros meses da implantação da unidade demonstrativa na região.

Gente de Opinião

Gente de Opinião

 

Hoje cerca de 220 produtores recebem mudas e orientação técnica e tem suas esperanças renovadas. Quem pensava em deixar o campo, e buscava outras alternativas para garantir a renda da família, hoje sonha alto e vê os grãos decafé se multiplicando em seu campo. Uma nova realidade, que para o secretário da Semagric, Leonel Bertolin, não tem preço. “Estamos vendo a família do campo, permanecendo no campo e trazendo de volta os filhos que saíram da área rural em busca de outras alternativas, pois não viam mais perspectivas. E com essa nova realidade, vemos uma capital crescendo, investindo no setor do agronegócio que hoje impulsiona o país e que não tem deixado ele parar. Porto Velho é imensa, temos mais de seis mil quilômetros de estradas vicinais, terras férteis, um rebanho saudável e grandioso e que precisa e muito do incentivo do poder público e nós estamos buscando fazer a nossa parte. E o programa do Café Clonal é apenas um dos muitos que estamos implantando e vendo resultados positivos”, disse Leonel.

Gente de Opinião

De acordo com engenheiro agrônomo, Rodrigo Ribeiro, responsável pelo programa do Café Clonal, a expectativa de colheita era de 50 a 70 sacas de grãos, mas os números ficaram em todo de 45 sacas. “Tivemos um período longo de estiagem, o que não ajudou muito, mas mesmo assim conseguimos chegar a uma colheita significativa e importante e que estimulou ainda mais os produtores”, relatou.

Gente de Opinião

Ainda segundo o engenheiro agrônomo no mês de maio acontecerão novas colheitas. “Desta vez serão feitas as colheitas nas unidades demonstrativas dos distritos de Rio Pardo e União Bandeirantes”, concluiu.


Texto e fotos |  Assessoria Semagric

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)