Terça-feira, 29 de março de 2016 - 19h07
A Prefeitura de Porto Velho realiza “Dia de Campo” para que os agricultores da BR-319 possam aprender na prática as novas “alternativas de cultivo para horticultura”. O evento organizado e coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric) será na próxima sexta-feira, na Unidade Demonstrativa instalada no Ramal Niterói/Maravilha, quilômetro 3,5, das 8 às 14 horas.
O secretário Leonel Bertolin disse que são aguardados pelo menos 100 produtores rurais para o evento. Eles terão aulas teóricas e práticas sobre construção de canteiros, produção de mudas e de biofertilizantes, compostagem, controle de pragas e doenças, irrigação, técnicas de práticas culturais e vistoria técnica. Além disso, haverá demonstração de equipamentos e máquinas. As aulas serão ministradas por técnicos da Semagric, Emater Rondônia e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema).
Bertolin informa que a Unidade Demonstrativa de hortifrutigranjeiros foi montada no local pelo fato de haver muitos agricultores da região que já cultivam rúcula, alface, couve e pimenta de cheiro, dentre outros do gênero. A Semagric realizou estudos e constatou a necessidade de melhorar a quantidade e qualidade da produção, o que também reflete em melhor renda para as famílias. A ação da prefeitura também contribui para fixar o homem no campo e agregar valor às propriedades.
Montar Unidades Demonstrativas, segundo o representante da Semagric, faz parte do projeto macro, desenvolvido na gestão do prefeito Mauro Nazif com objetivo de fortalecer a economia do Município por meio do setor agropecuário. Ele afirma que no ano passado, evento semelhante foi realizado na Linha 32 da BR 364 (sentido Cuiabá) e também no Projeto Santa Rita (sentido Acre). “Queremos que os produtores saibam como fazer e como vai funcionar”, destacou.
Feira Nova Mutum
No sábado, dia dois de abril, a Prefeitura de Porto Velho leva mais um benefício aos moradores do distrito de Nova Mutum e região, onde será inaugurada a Feira do Produtor Rural. O objetivo é proporcionar aos agricultores um local adequado para que eles possam vender a produção diretamente ao consumidor.
De acordo com Leonel Bertolin, a feira funcionará dentro de um galpão na Avenida Rio Madeira, que foi construído pelo consórcio Energia Sustentável do Brasil (ESBR) como forma de compensação social para a comunidade. O local também será destinado a feira livre e ao centro de distribuição do distrito.
Fonte: Augusto José
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho
A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)